31 de outubro de 2019

Presidente da Câmara de Altaneira esclarece sobre ofício da Procap e recomendação Promotor de Justiça


O presidente da Câmara Municipal de Altaneira, vereador Professor Adeilton (PSD) usou parte de seu tempo no Expediente da Sessão Ordinária de ontem (30/10) para esclarecer sobre o ofício recebido da Procuradoria dos Crimes contra a Administração Pública (PROCAP).

Adeilton esclareceu que a PROCAP solicitou cópias do processo de Cassação do Prefeito na Câmara Municipal para subsidiar a investigação que tramite naquele órgão contra o prefeito Dariomar Rodrigues (PT).

Vereadora silencia sobre “coração duro” na Sessão da Câmara Municipal de Altaneira


A vereadora Zuleide Ferreira não usou o seu tempo no Expediente da Câmara Municipal de Altaneira na Sessão Ordinária de ontem (30/10). A expectativa era que a vereadora esclarecesse a quem se referia o áudio vazado nas redes sociais em que a parlamentar afirma que “tem que ter coração duro”.

O vereador Flávio Correia ainda lembrou que o caso do menino Kaio do São Romão foi um dos mais comentados nas redes sociais e taxou de perversa a decisão do Governo Municipal de derrubar a Liminar que obriga a cirurgia da criança.

''Nada mais importante que a liberdade de imprensa'', diz Maia


O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), defendeu a liberdade de expressão e de imprensa, na tarde desta quarta-feira (30/10), como forma de fortalecer as instituições democráticas, no momento em que, segundo ele, o país vive uma "crise da viralização do ódio" através das fake news.

"O país vive um momento de transformação no relacionamento da política com a sociedade, da sociedade com a própria sociedade, e, como em toda a transformação, ela traz coisas boas e coisas ruins. Nós vivemos uma crise da viralização do ódio através das fake news, e nada mais importante que a liberdade de expressão e a liberdade de imprensa e o papel das empresas de radiodifusão do país", disse Maia, ao participar da solenidade de lançamento da Frente Parlamentar da Radiodifusão, que conta com mais de 250 congressistas.

30 de outubro de 2019

A imaturidade bolsonarista por Ítalo Coriolano


A vitória de Alberto Fernandéz na disputa pela presidência da Argentina provocou comportamentos bem distintos em duas das maiores autoridades da América Latina. Mesmo sendo derrotado no 1º turno, o atual presidente Mauricio Macri se comportou com verdadeiro líder: convidou seu adversário para um café da manhã e prometeu uma "transição ordenada". Atitude, aliás, bem distinta da de Cristina Kirchner em 2015, quando seu candidato, Daniel Scioli, foi derrotada pelo próprio Macri e a então presidente - eleita vice neste domingo -, nem para a posse de seu sucessor foi.

Infantilidade também observada aqui pelas bandas do Brasil agora em 2019, no momento em que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) se recusa a cumprimentar Fernandéz por sua eleição, afirma que a Argentina "escolheu mal" e ameaça afastar o País do Mercosul.

Bolsonaro pede desculpas ao STF por vídeo com hienas

Imagem capturada do vídeo divulgado pelo Presidente da República
O presidente Jair Bolsonaro pediu desculpas ao Supremo Tribunal Federal (STF) ontem (29/10), por um vídeo publicado em conta no Twitter. Nas imagens, a Corte é retratada como inimiga do chefe do Executivo. O vídeo ficou no ar por cerca de duas horas, até ser removido. A montagem é integrada por um leão, representando Bolsonaro, e várias hienas ao redor, que fazem alusão ao que seriam inimigos do presidente.

29 de outubro de 2019

Ceará tem 61 açudes com volume abaixo de 30%

Castanhão, maior açude do Ceará, registra menos de 4% de sua capacidade (Foto: Markos Montenegro)
Entre os 155 açudes cearenses monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), 81 estão com volume abaixo de 30% de seu total, sendo 61 abaixo dos 10%. Entre esses, 23 reservatórios encontram-se no volume morto e outros 11 estão secos. Apenas três açudes apresentam volume acima de 90%: Germinal, Itapajé e Jenipapo. As informações são da resenha diária de monitoramento publicada na última sexta-feira (25/10).

Bolsonaro diz que pensa em criar nova legenda


Após dizer que poderia romper com o PSL e ficar sem partido, o presidente Jair Bolsonaro afirmou ontem ( 28/10) que também pensa em criar a sua própria legenda. O nome, afirmou ele, poderia ser Partido da Defesa Nacional ou PDN. "Eu não teria dificuldade em criar um partido nesse sentido. Mas gostaria que fosse pacificado tudo (com o PSL)", disse o presidente ao deixar Abu Dabi, pela manhã, no horário local, com destino ao Catar.

Questionado se ir para o Patriotas seria uma opção, ele respondeu que, apesar de gostar da legenda e ter cogitado se filiar antes do processo eleitoral, seria melhor formar uma nova agremiação. 

28 de outubro de 2019

XCO urbano no Parque Grangeiro em Crato

O mestre Ninja repassando as instruções antes da Largada (Foto: William Soares)
Foi realizada na manhã de ontem (27/10) nas ruas do bairro Parque Grangeiro da cidade de Crato a Terceira Etapa da Copa Ninja MTB/XCO. O evento contou com o apoio do Governo Municipal do Crato, através da Secretaria Municipal de Esportes e do Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN) que isolou as ruas para maior segurança dos ciclistas, do grupo MegaSom e da Loja Beto Ciclos.

Confira ponto a ponto das mudanças após a aprovação da Reforma da Previdência


Com a aprovação da reforma da Previdência no Congresso Nacional, novas regras para a aposentadoria passarão a valer. Entre as principais novidades estão a fixação de uma idade mínima para que as pessoas possam pedir o benefício e a unificação de regras para trabalhadores do setor privado e servidores públicos. Essas e tantas outras mudanças passarão a valer depois que a reforma for promulgada, o que deve acontecer em novembro. As alterações vão ter impacto na vida de todos os brasileiros.

27 de outubro de 2019

"Posso ser presidente sem partido", diz Bolsonaro


O presidente Jair Bolsonaro (PSL) afirmou, nesta sexta-feira (25/10) (horário local de Brasília) e neste sábado (26/10) pela manhã (horário local de Pequim), que pode ser um "presidente sem partido". A fala ocorreu pouco antes dele deixar o hotel na China e partir para Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

“Tudo pode acontecer. Nunca fui afeto à política, acredite se quiser. […] Eu posso ser um presidente sem partido. As votações na Câmara e no Senado estão sendo feitas por ideal. Senador, deputado, prefeito e governador podem ficar sem partido que não têm problema de perder mandato. Tanto faz eu estar sem partido ou com partido. No PSL, dos 50 e poucos [deputados] lá, tem uns 30 que estão fechadinhos conosco. Os outros 20, tem uma meia dúzia que foi para o radicalismo, e os demais votam conosco, não tem problema", completou, dizendo que não se preocupa com o racha na sigla pesselista.

26 de outubro de 2019

Vereadora nega que fala sobre “coração duro” se referia ao menino Kaio


A vereadora Zuleide Ferreira (PSDB) lançou no final da tarde de ontem (25/10) na rede social Facebook uma nota confusa em que confirma o áudio, mas nega que falava do menino Kaio, como entendeu a mãe da criança.

O áudio da vereadora foi compartilhado no grupo de WhatsApp do Blog de Altaneira pelo ex-prefeito Delvamberto Soares, onde vários membros criticaram a postura da parlamentar e a mãe da criança Amélia Carlos acreditou que a conversa era relacionada a seu filho. “Misericórdia. É meu filho gente. Ela tá falando do meu filho” escreveu.

25 de outubro de 2019

“Tem que ficar com coração duro” afirma vereadora tucana em áudio vazado


O ex-prefeito Delvamberto Soares compartilhou na tarde de ontem (24/10) no grupo de WhatsApp do Blog de Altaneira um áudio com a voz da vereadora Zuleide Ferreira (PSDB) onde diz que “tem que ficar com coração duro”. Não foi divulgada a origem do áudio, nem tão pouco quem fez a gravação.

O comentário da vereadora tucana foi relacionado ao caso do menino Kaio, filho do ex-vereador Antonio Henrique. “Misericórdia. É meu filho gente. Ela tá falando do meu filho” escreveu Amélia Carlos mãe da criança.

24 de outubro de 2019

Vereadores apresentam mais denúncias de má gestão dos recursos públicos em Altaneira

Plenário da Câmara Municipal de Altaneira (Foto: Felipe Lima)
A Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Altaneira realizada na manhã de ontem (24/10) foi marcada, mais uma vez, por uma série de denuncias de má gestão dos recursos públicos do Município de Altaneira, dessa vez os vereadores denunciaram suposto uso indevido de recursos do Fundeb, gastos abusivos com aquisição de alimentos e superfaturamento das contratações de bandas para Festa da Padroeira.

Mourão transfere cargo e Alcolumbre assume a presidência


Momentos antes de embarcar ao Peru na tarde de ontem (23/10), o presidente interino Hamilton Mourão transmitiu o cargo para o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP). Ele assumiu a Presidência da República e ficará no cargo até amanhã à noite (25/10), quando retorna Mourão.

A rápida troca de cadeiras ocorre por coincidência de agendas de viagens de autoridades que sucedem o presidente Jair Bolsonaro (PSL).

23 de outubro de 2019

Pessoas instagramáveis por Henrique Araújo


Quão instagramável você é no seu dia a dia? A dúvida bateu a caminho da padaria. Notei que usava uma camisa fubá, de pouco aprumo estético, com a gola um tantinho foló, e calçava um par de Havaianas de 2015, quando deixei de lado as anteriores porque o cabresto tinha arrebentado. A bermuda não era do tipo cargo, mas uma lisa azul-marinho repleta de pelos do gato.

Senado aprova reforma da Previdência em segundo turno

Por 60 votos a 19 o plenário do Senado aprovou o texto-base que muda as regras de aposentadoria e pensão (Foto: Jefferson Rudy)
Após 245 dias, o Congresso Nacional terminou a tramitação em torno da proposta de emenda à Constituição (PEC) da reforma da Previdência. Ontem (22/10), por 60 votos a 19, o plenário do Senado aprovou em 2º turno o texto-base que muda as regras de aposentadoria e pensão. A partir de agora, o parlamento já pode inserir a nova redação ao texto constitucional. Por enquanto, ainda não foi definida uma data para a sessão especial de promulgação.

22 de outubro de 2019

Thais Amorim é finalista do concurso Miss Plus Size Ceará 2019


O concurso  Miss Plus Size Ceará, considerado o maior concurso de moda Plus Size no Nordeste, recebeu no Teatro RioMar em Fortaleza no último domingo  (20/10) 19 candidatas, representante de várias cidades do estado que disputaram o título de Miss Plus Size Ceará.

Idealizado pela produtora de eventos Jaqueline Queiroz, responsável pelo movimento plus size no estado, o concurso traz uma proposta cultural, social e de elevação da autoestima da mulher acima do peso. 

Uma análise da reação de Camilo aos ataques de Ciro contra o PT por Guálter George


Camilo Santana falou, enfim, sobre o imbroglio entre seu partido e Ciro Gomes. Foi à imprensa sudestina, ao jornal O Estado de S. Paulo, e, considerando seu estio pessoal, pode-se dizer que ele puxou as orelhas do aliado pedetista ao avaliar como "erro estratégico" sua decisão de mirar o PT. E, de fato, o é.

No detalhamento de sua avaliação, porém, Camilo vale-se de pelo menos um pressuposto, dentre outros, que demandará algum tempo mais para se ter como incontestável. Para ele, Ciro erra ao atacar Lula porque o líder petista "não será mais candidato" e, por isso, não representaria ameaça ao projeto do pedetista de ser o nome das esquerdas em 2022, na sucessão de Jair Bolsonaro.

Estratégia de Ciro em atacar o PT 'está errada', diz Camilo


O ex-governador Ciro Gomes (PDT) erra ao adotar uma estratégia de ataques frequentes ao PT. A opinião é do governador do Ceará, Camilo Santana (PT), aliado do pedetista no Estado. Segundo Camilo, Ciro erra porque ninguém consegue construir uma candidatura viável de centro-esquerda sem apoio do PT.

Uma das primeiras lideranças do partido a defender uma autocrítica em relação a erros cometidos na economia e na política, o governador reiterou a posição em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo publicada ontem (21/10), mas e concedida na semana passada.

21 de outubro de 2019

Mais um Pódio altaneirense no Cariri Extremo


A ciclista altaneirense Raquel Guedes conquistou na manhã de ontem (21/10) a terceira colocação no Circuito de Corridas GEOPARK 2018 - Etapa Crato na modalidade MTB. As cratenses Yuna Hanna, Larissa Cortez chegara na primeira e na segunda colocação respectivamente na categoria Elite feminino. Organizada pela empresa Cariri Extremo a prova, no estilo XCO, foi realizada no circuito Quintas dos Lobos no Distrito do Lameiro em Crato.

A Campeão Yuna completou as seis voltas no circuito de 3,5Km em 01h37min12seg., a vice-campeã Larisa cruzou a linha de chegada cinco segundo depois. Raquel Guedes teve problemas com o pneu de sua bicicleta e só completou 4 voltas na prova.

Resposta a ataques de Ciro virá nas urnas, dizem petistas

Delegados e delegadas no Congresso do PT em Fortaleza (Foto: Tainá Duete)
Em etapa estadual do Congresso do Partido dos Trabalhadores realizada neste fim de semana, imperou no Ceará tese que mantém linha "pacífica" da sigla com relação ao governador Camilo Santana (PT) e aos irmãos Cid e Ciro Gomes (PDT). A corrente da "autocrítica", representada por Luizianne Lins e que cobra reavaliação da aliança com pedetistas, acabou esmagada com menos de 5% dos votos. Ou seja, pelo menos, por enquanto, petistas preferem seguir estratégia "pragmática", sem qualquer intenção de responder à altura as muitas críticas que Ciro Gomes vem fazendo ao partido e o seu principal líder, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

20 de outubro de 2019

Justiça proíbe construção de obras religiosas comemorativas em Aparecida/SP


A juíza Luciene Belan Ferreira Allemand, da 1ª vara de Aparecida/SP, julgou procedente pedido da  Associação Brasileira dos Ateus e Agnósticos (Atea) e proibiu a construção de obras referentes aos "300 anos de bênçãos", comemoração relativa ao aparecimento da imagem de Nossa Senhora Aparecida.

A associação alegou que o município e o prefeito afastado subvencionaram a construção de monumentos religiosos, incluindo a de uma estátua de 50 metros da padroeira, em homenagem aos 300 anos do aparecimento da imagem, em diversos locais da cidade por meio da doação de terrenos públicos e de recursos provenientes do erário. Dessa forma, pediu a proibição da construção das obras, bem como a nulidade dos contratos de doação e a condenação do prefeito a ressarcir, aos cofres públicos, os valores usados nas obras.

Vice-prefeito de Altaneira denuncia situação da estrada Altaneira-Assaré


Na manhã de hoje (19/10), o vice-prefeito de Altaneira,  Charles Leite, compartilhou na rede social Facebook um vídeo denunciando a real situação da construção da estrada Altaneira-Assaré.

Do seu veículo Charles filmou um trecho da estrada e fez duras críticas a empresa responsável pela obra, lembrando que semana passada passaram óleo na estrada o que animou os altaneirenses, mas na manhã de ontem já estavam “desmanchando o serviço”.

A "nova" política que não é nova e nem sadia por Guálter George

Eduardo Bolsonaro acompanhados de deputados e deputadas do PSL na Tribuna da Câmara (Foto: Divulgação)
A semana definiu o fracasso da turma que chegou à política, como novidade, para salvá-la. Nas minhas contas, o ex-deputado Jair Bolsonaro nunca fez parte da equação, considerando os vários mandatos exercidos na Câmara com práticas iguais às dos colegas ou, no mínimo, com opção clara por um conivente silêncio diante de erros e desmandos. Mas, reconheço, a amplíssima maioria deles, entre os que foram eleitos no PSL para o Congresso e para Assembleias Legislativas espalhadas País afora, chegava com o crédito de ter pouco, ou nada, a ver com o quadro que trouxera ao descrédito quase absoluto da classe política brasileira.

19 de outubro de 2019

Comerciantes de Altaneira anunciam que fecharão seus estabelecimentos aos domingos


Foi compartilhada nas redes sociais uma imagem informando que a Associação dos Comerciantes de Altaneira decidiu por fechar seus estabelecimentos aos domingos, iniciando amanhã (20/10), mas farmácias e mercantis funcionarão normalmente.

Causou estranheza em alguns membros no grupo do Blog de Altaneira no WhatsApp o uso da logo da gestão municipal na nota, mas logo o secretário municipal de Cultura, Luiz Pedro, esclareceu que foi um equívoco a divulgação da nota com a logo da gestão, pois, o Governo Municipal não tem nenhuma ingerência na decisão.

Retorno da folha de pagamento ao Bradesco gera dúvidas nos servidores municipais de Altaneira


Somente na manhã de ontem (18/10) os servidores municipais tomaram conhecimento de que o banco Bradesco seria o novo responsável pelo processamento da folha de pagamento dos servidores do Poder Executivo do Município de Altaneira.

A informação foi dada de forma indireta quando o servidor Italo Duarte compartilhou no grupo do BA uma tabela com o calendário de abertura de contas na nova instituição bancária gestora da folha de pagamento.

PSL decide afastar 5 deputados bolsonaristas de atividade partidária

A decisão de suspender os cinco deputados ligados a ala bolsonarista se deu convenção do PSL (Foto: Sérgio Lima)
Parlamentares do PSL se reuniram, na manhã de ontem (18/10), para movimentar mais uma peça do complexo xadrez que se tornou a disputa interna do partido. Os presentes elegeram uma chapa com poder, dentre outras coisas, para destruir a família Bolsonaro diretórios do partido do Rio de Janeiro e de São Paulo.

18 de outubro de 2019

Mais de 10% dos prefeitos eleitos no Ceará foram afastados ou cassados pela Justiça

Galeria dos prefeitos e prefeitas afastados(a) pela Justiça no Estado do Ceará
Seja de forma temporária ou definitiva, 22 prefeitos das 184 cidades cearenses tiveram de deixar o cargo desde 1º de janeiro de 2017, quando começou o atual mandato nos municípios brasileiros, por decisão judicial. Contra tais gestores pesam suspeitas como irregularidade na campanha, fraude na administração pública, homicídio e até estupro. Em média, é como se um chefe municipal deixasse a gestão a cada um mês e meio no Estado.

Confira os 10 capítulos da crise que sacode o PSL, o partido de Bolsonaro


A cúpula do PSL e o presidente Jair Bolsonaro vivem dias de tensão. O auge da crise dentro do partido, no entanto, ocorreu nesta quinta-feira (17/10), em um dia que culminou em destituições e áudios vazados.

A crise, no entanto, não teve início nesta quinta. O portal Correio Braziliense separou uma lista com 10 motivos e fatos que ajudam a explicar o confronto entre o partido e a ala bolsonarista dentro do Congresso. Confira:

17 de outubro de 2019

Altaneirenses voltam a criticar a direção da Rádio Comunitária


Na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Altaneira realizada na manhã de ontem (16/10) o vereador Flávio Correia (Solidariedade) criticou a direção da rádio comunitária Altaneira FM pela desmontagem da antena de transmissão sem o devido planejamento, o que impossibilita as transmissões das Sessões da Câmara e dos programas da emissora.

Flávio disse que esteve no local e concluiu pelo andar da obra a rádio não volte a funcionar em 2019. “Os gênios lá da ABA poderiam ter feito a base primeiro para depois desmontar a antena, fizeram o contrário, desmontaram a antena, agora que vão fazer a base”, criticou.

Vereadores criticam desrespeito ao Luto Oficial e postura do Secretário de Governo na Festa da Padroeira

Plenário da Câmara Municipal de Altaneira (Foto: Felipe Lima)
A Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Altaneira realizada na manhã de ontem (16/10) foi marcada pela ausência de matérias na Ordem do Dia e pelas fortes críticas dos vereadores aos desrespeitos ao Luto Oficial decretado pelo prefeito Dariomar Rodrigues (PT) e a postura do Secretário de Governo, Deza Soares (Solidariedade), no final da Festa da Padroeira.

16 de outubro de 2019

Altaneira encerra Festa da Padroeira com Procissão


Centenas de pessoas participaram no início da noite de ontem (15/10) da tradicional procissão em homenagem a Santa Teresa D`Ávila, Padroeira do Município de Altaneira.

O pároco local não participou da procissão, que percorreu as principais ruas da cidade. O andor com a imagem da Padroeira foi conduzido em carro alegórico, típico das festas carnavalescas, empurrado pelos fiéis.

15 de outubro de 2019

Encerramento da Festa de Outubro mais uma vez supera expectativas de público

Público da última de Festa no Parque de Eventos de Altaneira (Foto: João Alves)
Assim como em 2018 que contou com uma programação de apenas 4 noites após mais de duas décadas de festejos semanais e também criticada, dessas vez em virtude do Luto Oficial, a última noite da tradicional Festa de Outubro contou com uma boa participação de público, superando as expectativas iniciais, mas muito longe de ser “a maior de todas”, com amplamente compartilhada nas redes sociais pelos simpatizantes do Governo Municipal.

Câmara Municipal de Assaré restaura fachada original de sua sede

Fachada a Câmara Municipal de Assaré (Foto: Divulgação/Facebook)
O verde com o branco gelo trouxe de volta os detalhes da fachada original do prédio que abriga a Câmara Municipal de Assaré. A Casa do Povo, que recebe o nome do ex-vereador Raimundo Mendes Rats, passou por uma ampla reforma na atual gestão do Legislativo do vizinho município.

14 de outubro de 2019

Raquel é campeã do Desafio Masterlar MTB em Iguatu


A altaneirense Raquel Guedes foi a grande campeão na categoria Elite Feminino do Desafio Masterlar MTB realizado na manhã de ontem (13/10) no Sítio Estrada na zona rural do Município de Iguatu.

A prova foi disputada em um circuito de 17Km sendo que a Elite Masculino completou quatro volta e a Elite Feminino três voltas. Raquel completou a prova com o tempo de 02h47min44 seg., cinco minutos a frente da segunda colocada Girlane Brito. Completaram o Pódio da Elite Feminino as ciclistas Franciane Lima, Andreza Rolim e Arlineide Nunis.

Apesar do Luto Oficial festa é mantida no Parque de Eventos de Altaneira


O prefeito municipal, Dariomar Rodrigues (PT), decretou lutou oficial no Município de Altaneira por sete dias em virtude do falecimento do ex-prefeito Chico Fenelon, ocorrido no último sábado (12/10).

Foram canceladas as apresentações artísticas previstas para o sábado e o domingo, mas a organização das festa religiosa manteve o Leilão para sábado logo após o sepultamento do primeiro prefeito do Município de Altaneira.

Até quando o PT Ceará silenciará diante de Ciro? por Carlos Mazza


É surpreendente: a cada entrevista, o presidenciável Ciro Gomes (PDT) parece subir mais e mais o tom das críticas contra o Partido dos Trabalhadores e seus governos no caminho para se viabilizar para a disputa de 2022. Na mais recente coletânea de declarações do pedetista, realizada em longa entrevista divulgada pelo UOL e Folha de S.Paulo neste domingo, Ciro atua como uma verdadeira metralhadora giratória contra o petismo. Em 57 minutos, ataca a defesa do ex-presidente Lula, a opção do petista em não passar para o regime semiaberto, o governo de Dilma Rousseff e acusa a direção do PT de, "além de se corromper dramaticamente", "perder a noção e apostar na ignorância do povo e no culto à personalidade".

Irmã Dulce é proclamada Santa da Igreja Católica


O anseio para ver a primeira santificação de uma brasileira chegou ao fim ontem (13/10), com a canonização de Irmã Dulce na Praça São Pedro, no Vaticano. Apesar de ser considerada santa por muitos desde 1950, não se pode dizer que o processo foi demorado. Santa Dulce dos Pobres teve a terceira canonização mais rápida da história, apenas 27 anos após sua morte, em 1992, ficando atrás apenas da santificação do Papa João Paulo II e de Madre Teresa de Calcutá.

A canonização de Irmã Dulce, iniciada em janeiro de 2000, teve sua conclusão quando o papa Francisco declarou, na madrugada deste domingo (horário de Brasília), que a beata está entre os santos do céu e inscrever o nome de Dulce na lista oficial dos santos da Igreja Católica.

13 de outubro de 2019

Mais um altaneirense tome posse na Academia de Letras do Brasil


Em solenidade realizada na manhã de ontem (12 /10) no pátio da Escola de Ensino Médio Dona Carlota Távora em Araripe foi empossado como acadêmico na Academia de Letras do Brasil/Seccional Araripe-CE o professor, historiador, palestrante, blogueiro e ativista dos direitos civis e humanos das populações negras, Nicolau Neto.

Nicolau escolheu como patrono João Sabino Dantas, popularmente conhecido por João Zuba, agricultor altaneirense, considerado mestre da cultura popular.

Altaneira se despede de seu primeiro prefeito

O cortejo fúnebre de Chico Fenelon percorreu as principais ruas da cidade de Altaneira (Foto: João Alves)
Foi sepultado na tarde de ontem (12/10) no cemitério municipal de Altaneira o corpo do senhor Francisco Fenelon Pereira, primeiro prefeito do Município falecido no mesmo dia. O corpo de Chico Fenelon, como era popularmente conhecido, foi velado na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, antigo Centro Comunitário, local de grandes festas na sua segunda gestão no Governo Municipal de Altaneira.

12 de outubro de 2019

Professor Reginaldo lança livro de poesias em Altaneira


O professor altaneirenses, Reginaldo Venâncio, lançou na noite de ontem (11/10) na Escola Estadual de Ensino Médio Santa Tereza o seu livro “Uma Gota de Versos Num Oceano de Poesias”, com prefácio de Sandro Cidrão e capa de Aldemir Ribeiro.

O autor disse que como válvula de escape da sua dor começou a escrever os primeiros versos, como tentativa de lavar a alma com as lágrimas da saudade que era algo permanente nos seus dias e que no mais íntimo dos seus sentimentos, versejou palavras de contemplação com os mais belos vocábulos que um poeta pode escrever:

11 de outubro de 2019

Empresário pede retirada da antena de imóvel e Rádio Altaneira FM fica fora do ar por tempo indeterminado


Passou quase despercebido, mas o radialista João Alves, popularmente conhecido por Garoto Beleza, postou na última segunda-feira (07/10) duas imagens da antena da Rádio Comunitária Altaneira FM com a seguinte mensagem: “A antena da Rádio Comunitária Altaneira FM está sendo mudada de local, assim que coloque avisaremos!!!”.

Na segunda imagem, que não teve nenhuma reação dos navegantes, recebeu o comentário do empresário altaneirense Adevaldo Arrais que escreveu “Agora vai”.

Continua impasse sobre destinação das emendas parlamentares

Camilo Santana reuniu em Brasília bancada federal do Ceará para apresentar Plataforma de Modernização da Saúde (Foto: Divulgação/Facebook)
Apresentada aos deputados, a proposta do governador Camilo Santana (PT) é de que 50% dos R$ 248 milhões das emendas sejam encaminhados ao Ceará para emprego prioritário na área da saúde, como a construção do hospital universitário. Nas duas últimas reuniões da bancada federal em Brasília, porém, parlamentares, não apenas de oposição, manifestaram resistência a esse acerto. Houve encontros na quarta-feira da semana passada e na última terça-feira. Na semana que vem, Camilo estará em Brasília para discutir pessoalmente a construção de consenso para o rateio da verba.

10 de outubro de 2019

Vereadores criticam processo de votação do Conselho Tutelar e organização da Festa da Padroeira

Plenário da Câmara Municipal de Altaneira (Foto: Felipe Lima)
Dois temas praticamente dominaram a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Altaneira realizada na manhã de ontem (09/10), com manifestações dos vereadores de oposição e defesa da líder informal do prefeito na Câmara. O processo de votação do Conselho Tutelar, e a organização da Festa da Padroeira.

Em crise com o PSL, Bolsonaro teve oito trocas de partidos

Desde 1989, quando elegeu-se vereador do Rio de Janeiro, o presidente passou pelas seguintes legendas: PDC, PP, PPR, PPB, PTB, PFL, PP (novamente), PSC e PSL (Foto: Alan Santos)

Em crise com o PSL, a cúpula do partido considera a desfiliação do presidente Jair Bolsonaro da legenda como um caminho sem volta. Caso se confirme a saída da sigla pela qual garantiu um mandato no Palácio do Planalto, Bolsonaro vai completar nove trocas partidárias em 30 anos de vida pública.

9 de outubro de 2019

Garoto Beleza de Altaneira é homenageado nas redes sociais

João Alves na Trilha Sítio Poças em Altaneira (Foto: Jardel Matos)
“Escolhi essa foto pra mostrar o quanto um repórter dedicado sofre”, escreveu o altaneirense Bruno Mendes, atualmente residente na cidade de Itajaí no Estado de Santa Catarina, acrescentando as hastag #Foco, #Fé e #Guerreiro fez uma justa homenagem ao radialista e fotógrafo João Alves, popularmente conhecido por Garoto Beleza, na rede social Facebook.

"O PSL está afundando", diz André Fernandes


Deputado estadual mais votado do PSL no Ceará, André Fernandes criticou duramente a legenda nesta terça-feira. Segundo ele, o partido do presidente Jair Bolsonaro está "afundando e se queimando". "Esse partido só cresceu por causa do Bolsonaro. Agora que o grupo dele saiu e quem entrou foi o grupo do (Luciano) Bivar, está afundando, está se queimando", disse.

O parlamentar avalia que o "PSL hoje está começando a ficar desacreditado pelo próprio povo da direita" e que, caso o presidente não assuma a condução, a sigla vai se deteriorar.

WhatsApp reconhece que foi usado para influenciar eleições no Brasil

Ben Supple é o responsável por Eleições do WhatsApp (Foto: Festival Gabo/YouTube)
Em uma palestra na Colômbia, na última sexta-feira (04/10), o responsável por Eleições do WhatsApp, Ben Supple, afirmou que a empresa tem conhecimento de que a plataforma de mensagens foi utilizada por grandes grupos para influenciar as eleições no Brasil em 2018.

8 de outubro de 2019

Presidente do CMDCA pede desculpas aos eleitores altaneirenses pelos transtornos na eleição do Conselho Tutelar


A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Altaneira (CMDCA), Dra. Mariana Matias, lançou na manhã de ontem (07/10) nota pedindo desculpas aos eleitores pelos transtornos na eleição do Conselho Tutelar.

A Dra. Mariana assumiu as falhas da Comissão Eleitoral, designada para conduzir, disse que a reclamação dos eleitores servirá de experiência para outros momentos e que realmente foram surpreendidos pelo comparecimento de eleitores, muito além do esperado.

Assembleia comemora 30 anos da Constituição Estadual em sessão solene

Mesa Diretora da Sessão Solene em comemoração aos 30 anos da Assembleia Constituinte (Foto: José Leomar)
As três décadas da Constituição do Estado do Ceará, promulgada em 5 de outubro de 1989, foram comemoradas em sessão solene, nesta segunda-feira (07/10), no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa. De iniciativa do presidente da AL, deputado José Sarto (PDT), a solenidade integra uma série de eventos e atividades no Parlamento cearense em celebração à promulgação da Carta Magna há 30 anos.