31 de julho de 2015

PMDB expulsa prefeitos de Nova Russas e Santa Quitéria

O Conselho de Ética do PMDB expulsou decidiu ontem (30/07) pela expulsão de mais dois integrantes do partido. Os prefeitos de Santa Quitéria, Fabiano Lobo, e de Nova Russas, Gonçalo Diogo, foram defenestrados da legenda por infidelidade partidária.

De acordo com o advogado Fernando Ferrer (foto), integrante do colegiado, nenhum dos dois compareceu ao julgamento. Os relatórios apresentados pelos relatores Vitor Pinheiro e Carmén Lucia foram aprovados por unanimidade. 

Dilma propõe a governadores parceria para enfrentar problemas e superar crise

Dilma Rousseff e sua equipe reúnem-se com os governadores no Palácio da Alvorada Foto: Ichiro Guerra
A presidente Dilma Rousseff enumerou ontem (30/07), durante reunião com governadores de todos os estados, as causas que levaram à queda da arrecadação e à redução das receitas nos estados e na União. Ela citou fatos recentes, como a queda no preço das commodities e o aumento do dólar, que tiveram impacto sobre os “preços e a inflação”. Dilma ressaltou que ela e os governadores foram eleitos e fizeram campanha em uma conjuntura “bem mais favorável” do que a atual. 

30 de julho de 2015

Secretário de Educação lança projeto itinerante de Gestão

Diretores de Escolas no São Romão (Foto: Dhony Nergino) 
O secretário Municipal de Educação professor Dhony Nergino lançou na tarde de (29/07) o “Projeto Secretaria Itinerante” que segundo informações do Blog da pasta tem por objetivo principal o deslocamento, vez por mês, do Gestor, Diretores de Escolas e a Gerente do Paic para visitar uma Escola da rede Municipal promovendo um momento de contato direto com os alunos, professores e servidores da unidade escolar. 

Divulgada relação dos novos permissionários do Mercado Municipal

Corredor central do Mercado Municipal (Foto: João Alves)
Foi publicada na manhã de ontem (29/07) no portal oficial do Governo Municipal a relação dos novos permissionários do Mercado Municipal que passa por reformas. Não foram divulgados os métodos de escolha nem tão pouco a data em que o espaço será entregue para funcionamento.

29 de julho de 2015

Prefeitos abrem mão de receita própria e cobram aumento de repasse da União

Prefeitos reunidos em Assembleia na Capital para definir paralisação das prefeituras (Foto: Arquivo Aprece)
Se saem hoje atrás de mais repasses federais, boa parte dos prefeitos do Ceará ainda não fazem o “dever de casa” e mantém a arrecadação própria do Município quase inexpressiva. Às vésperas de uma paralisação de prefeituras contra cortes da União, o jornal O POVO apurou que pelo menos 92 gestões não arrecadaram no ano passado sequer R$ 20 mil com o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). 

Prefeitos definem cronograma de paralisação dos Municípios

Prefeitos reunidos Assembleia na Capital do Estado (Foto: Arquivo Aprece)
Detalhes da paralisação dos municípios que ocorrerá na próxima sexta-feira (31/07), foram discutidos em Assembleia Geral, realizada pela Aprece com gestores municipais cearenses. O encontro que ocorreu na manhã de ontem (28/07), reuniu prefeitos, prefeitas e representantes de 80 municípios cearenses.

28 de julho de 2015

Municípios vão parar atividades por um dia no Ceará

Prefeitura Municipal de Altaneira em foto de arquivo do BA
Prefeituras cearenses vão fechar as portas por um dia para protestar contra a crise que tem atingido diretamente os cofres municipais. A paralisação dos servidores acontece na próxima sexta-feira (31/07), e apenas a emergência dos hospitais municipais funcionará normalmente. Para discutir detalhes do movimento, a Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece) reúne-se com representantes das cidades em Assembleia Geral hoje (28/07) pela manhã. 

Lúcio Ferreira Gomes assume Secretaria das Cidades.

O Governo do Estado anunciou ontem à noite (27/07) a nomeação do engenheiro civil Lúcio Ferreira Gomes como secretário das Cidades.

O engenheiro Lúcio Gomes, irmão de dois ex-governadores, Ciro e Cid, recebeu o convite de Camilo Santana (PT) para assumir a secretaria na última sexta-feira, pouco mais de dez dias após a saída de seu irmão, o deputado estadual Ivo Gomes (Pros). 

27 de julho de 2015

Lindevaldo vence Sexta Etapa do II Campeonato Municipal MTB de Altaneira

Com participação de ciclistas Crato, Juazeiro do Norte e Nova Olinda, realizou-se na manhã de ontem (26/07) na Trilha Sítio Poças a sexta etapa do Segundo Campeonato Municipal MTB de Altaneira.

Lindevaldo voltou a vencer, mas ainda permanece em terceiro lugar na classificação geral do Municipal que é liderado por Higor Gomes e tem Luciano Ferreira em segundo lugar. 

26 de julho de 2015

Classificação Geral Visitantes no Campeonato Municipal MTB

Realizou-se na manhã de hoje (26/07) na Trilha Sítio Poças a sexta etapa do Segundo Campeonato Municipal MTB de Altaneira. O juazeirense Ruan Jacinto, foi o vencedor e ainda derrubou duas marcas, a melhor volta com 10min37seg e o melhor tempo por etapa, completando as seis voltas em 1h.12min.09seg., Bruno Aires, o Bala, foi o segundo e Kelvyn Kleber chegou em terceiro.

Classificação Geral Local no Campeonato Municipal MTB

Realizou-se na manhã de hoje (26/07) na Trilha Sítio Poças a sexta etapa do Segundo Campeonato Municipal MTB de Altaneira. Com a participação do ciclista juazeirense Ruan Jacinto, nenhum dos altaneirenses completou as seis voltas da etapa. Lindevaldo Ferreira venceu a etapa com apenas 05 voltas em 1h.12min.44seg, Luciano Ferreira foi o segundo com as mesmas 05 voltas e o tempo 1h.13min.46seg e Derlan Rodrigues chegou em terceiro lugar pela primeira vez com o tempo 1h.26min.24seg, para as cinco volta. 

Lula critica "perseguição" ao PT

Lula discursou na Posse da nova diretoria do Sindicato dos Bancários do ABC (Foto: Ricardo Stuckert)
O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva disse em discurso na posse da diretoria do Sindicato dos Bancários do ABC, em Santo André, que a esquerda brasileira está sendo perseguida como os judeus foram perseguidos pelos nazistas e os cristãos pelos romanos, e criticou setores do país que, segundo ele, não aceitaram a vitória nas urnas da presidenta da República, Dilma Rousseff. 

25 de julho de 2015

Cid Gomes nega crise com saída de Ivo do governo Camilo

O ex-governador Cid Gomes (Pros) negou que haja crise entre os Ferreira Gomes e o governador Camilo Santana (PT) com a saída do irmão da Secretaria das Cidades. “Não que eu saiba”

Com pouco mais de seis meses no governo petista, o deputado Ivo Gomes (Pros) deixou a pasta criticando a falta de recursos que deveriam ser repassados ao Metrofor.

24 de julho de 2015

Expulso do PMDB, Mesquita desabafa: não quis ser escravo de coronel

Expulso do PMDB, o vereador Carlos Mesquita criticou ontem a direção estadual da legenda e soltou farpas em relação aos seus principais nomes no Ceará. 

O parlamentar não poupou o senador Eunício Oliveira, presidente regional, muito menos o vice-prefeito de Fortaleza, Gaudêncio Lucena, que comanda o partido em Fortaleza, chamando-os de “coronéis”.

Blogueiro denuncia suspensão dos serviços do Banco Postal Altaneira

O professor e blogueiro José Evantuil publicou no seu Blog Mandibulla de Altaneira que aposentados e pensionistas poderão não receber seus benefícios na Agencia dos Correios de Altaneira.

Segundo o blogueiro o serviço postal do Banco do Brasil que funciona com pagamentos, transações financeiras está interrompido pela instituição, em virtude da falta de segurança não está funcionando há uma semana e não tem prazo para normalizar. 

Sai relação de aprovados para o Conselho Tutelar de Altaneira

Foi publicado no Portal do Município uma relação dos nomes dos candidatos ao Conselho Tutelar de Altaneira com o título “Relação dos aprovados no processo para conselheiros tutelares de Altaneira”.

O documento, sem assinatura, com o timbre de uma empresa de nome “Sapientia, Assessoria, Consultoria e Treinamento” relaciona os candidatos em três tabelas: Classificados Prova 01, Classificados Prova 01 e candidatos inaptos. 

PMDB expulsa vereador por apoio a Camilo e quer tomar mandato

Mesquita em reunião do Conselho de Ética (Foto: Eliomar de Lima)
O Conselho de Ética do PMDB do Ceará se reuniu, ontem (23/07) e decidiu expulsar o vereador Carlos Mesquita dos quadros do partido. O vereador, que teria cometido infidelidade partidária ao apoiar Camilo Santana (PT) na eleição passada, terá seu mandato cobrado pela sigla. Mesquita que já foi presidente da Câmara Municipal de Fortaleza ainda pode recorrer ao PMDB nacional em Brasília.

23 de julho de 2015

Blogueiro critica “Hipertrofia do Ladismo” em Altaneira

O professor e blogueiro Nicolau Neto, publicou no seu blog Informações em Foco um artigo em que critica a postura dos altaneirenses nas redes sociais.

“Foi-se o tempo em que tínhamos grupos nessa rede social em que vira e mexe o debate aparecia. Foi-se o tempo em que os grupos geravam polêmicas saudáveis” publicou Nicolau. 

Cagece disponibiliza aplicativo para auxílio no combate ao desperdício de água


A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) intensifica o atendimento às ocorrências de perdas e desperdícios enviadas pelo aplicativo Cagece Mobile. O reforço na ferramenta, parte da campanha “Água: Trate com carinho”, lançada no último domingo pela Companhia. 

22 de julho de 2015

Ciro: não vai ter Golpe! Até porque eles são frouxos!

Para Ciro ninguém pedalou mais que o FHC e o TCU (imagem capturado do vídeo)
O ex-governador Ciro Gomes (Pros) considera “intolerável” a atual mobilização de grupos que pedem impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). Em entrevista ao blog Conversa Afiada, do jornalista Paulo Henrique Amorim, o ex-ministro classificou setores que pedem a queda da petista como “frouxos” e “golpistas”. 

21 de julho de 2015

Governo lança pacote de investimentos no valor de R$ 70,8 milhões para educação infantil

Camilo discursa por ocasião do lançamento do pacote (Foto: Carlos Gibaja)
O governador Camilo Santana lançou ontem (20/07) no Palácio da Abolição, um pacote de investimentos para a construção de Centros de Educação Infantil (CEIs). O aporte financeiro é da ordem de R$ 70,8 milhões, com R$ 56,7 milhões de recursos estaduais e do contrato de empréstimo com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e outros R$ 14,1 milhões de contrapartida dos municípios. 

20 de julho de 2015

Camilo lamenta saída de Ivo do governo: "Vamos continuar seguindo"

Camilo participou de inauguração de Escola no Assaré (Foto: Marcos Studart)
O governador Camilo Santana (PT) disse ontem (19/07) que lamenta a saída do deputado Ivo Gomes (Pros) da Secretaria das Cidades, ocorrida na última quinta-feira (16/07). Esta é a primeira vez que Camilo se pronuncia sobre o assunto publicamente. 

19 de julho de 2015

150 anos de emancipação política de Assaré

 

Vista parcial da cidade de Assaré na década de 1970 (Foto: Arquivo/IBGE)

Assaré é conhecida por ser a terra natal do poeta popular, cantor, compositor e improvisador Patativa do Assaré. O município de Assaré é conhecido por muitos como " A Terra da Poesia Popular".

O município de Assaré também representa um grande polo turístico do Ceará, seus casarões históricos; a igreja matriz construída em 1842; o Açude Banguê, o mais antigo da cidade, datado de 1844; o sobrado de arquitetura antiga e imponente que abriga toda a vida de Patativa do Assaré; os atrativos culturais e naturais do município; e a barragem Canoas, que abastece o município, e todos os anos atraem pessoas de vários estados do Brasil.

Etimologia


O topônimo Assaré vem do tupi guarani içá (estaca) e ere (partícula afirmativa) e significa naturalmente alguma estaca ali encontrada pelos índios e que atraiu-lhes a atenção. O topônimo Assaré também pode vir do tapuia aça-ré (a travessia diferente) e significa atalho. Sua denominação original era Assaípio de Assaré e, desde 1950, Assaré.

História do município de Assaré


Até o ano de 1775, o local onde assenta a cidade de Assaré não era povoado em suas adjacências, num raio de três léguas, consistindo apenas em um campo nu de vegetação, à exceção de algumas carnaubeiras e moitas de pereiros, uma ou outra oiticica às margens de pequenos regatos que sulcam o terreno e correm no inverno; e mais uma infinidade de pequenos olhos d'água, nas encostas da serra e nas gargantas e cachoeiras e a soberba pastagem nas várzeas e escalvado, tornavam-no apropriado para a criação em geral.

O início da vila

Alexandre da Silva Pereira, filho de Manoel da Silva, adquirindo as terras do local e adjacências, veio estabelecer-se com a família, criação e escravatura, à margem do regato mais volumoso da região, ficando-lhe ao norte a várzea de carnaubal, e ao sul, os campos de "lagoa da pedra".

O proprietário tornou-se em breve conhecido e respeitado, mesmo em zonas distantes, dada a facilidade de comunicação, por que aí se cruzavam as mais movimentadas estradas da época: a Cariri-Inhamuns com a Piauí-Sertões do Baixo (Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte); resultando um "pouso certo" e confortável para os transeuntes que aproveitavam as ocasiões para transações, transformando a fazenda em entreposto comercial.

Visando promover o povoamento, fez o proprietário diversas doações de terras em torno da fazenda, tendo o cuidado de reservar uma parte para o patrimônio do orago da futura freguesia.

A Freguesia de Nossa Senhora das Dores da Ribeira dos Bastiões

Em 1823, os independentes do Ceará Grande, organizando a expedição que foi conhecida por Marcha de Caxias, a fim de sufocar os rebeldes do Piauí, transformaram o povoado em campo de concentração, ficando aí aquartelados, o que concorreu para melhorar as condições do povoado.

Em 1831 ia ser elevado a distrito de paz, quando a revolução de Joaquim Pinto Madeira irrompeu no Cariri, vindo estas terras a ser teatro de lutas entre liberais e corcundas. A sede da freguesia, entretanto, ficou em Santana do Brejo Grande - Santana do Cariri - (1838), local impróprio. A construção da igreja matriz de Nossa Senhora das Dores começou em 1842, no local da primitiva capelinha. Em 1844 foi construído, às expensas da padroeira, o açude Banguê, depois denominado Açude de Nossa Senhora.

Assaré passou a sede de freguesia em 1850, com a transferência de Santana do Brejo Grande (Santana do Cariri), com a nova denominação de Freguesia de Nossa Senhora das Dores da Ribeira dos Bastiões.

Emancipação política

A transformação do distrito em vila, com desmembramento do município de Saboeiro, deu-se conforme Lei nº 1.152 de 19 de julho de 1865, tendo sido instalado a 11 de janeiro de 1869 já com a denominação de Assaré. Sua elevação à categoria de município ocorreu segundo Decreto-Lei nº 448 de 20 de dezembro de 1938.

É considerado seu fundador Alexandre da Silva Pereira.

O município de Assaré está subdividido em três distritos. São eles: Genezaré, Amaro e Aratama.

Turismo

O turismo é uma importante fonte de renda no município: casarões coloniais datados do século XIX, instituições que ressaltam a cultura municipal e áreas de Lazer atraem pessoas de todos os estados do Brasil.

São pontos turísticos de Assaré:

Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores (século XIX)

Memorial Patativa do Assaré

Casa de Patativa do Assaré

Casa da Várzea (século XIX)

Casa da Fazenda Infincado ou Casarão do Barão de Aquiraz (século XIX)

Barragem Canoas

Casa de Patativa na Serra de Santana

Cultura

Patativa do Assaré, poeta popular, compositor, cantor e improvisador, é considerado o assareence mais ilustre

Em se tratando de cultura, Assaré é um importante centro cultural da região do Cariri, e abriga as principais manifestações culturais típicas do nordeste brasileiro.

Os principais eventos culturais que ocorrem no município de Assaré e atraem pessoas de diversos lugares do estado do Ceará são:

Festa da Padroeira Nossa senhora das Dores (7 de setembro a 15 de setembro)

Festas dos Caretas (Parque de Vaquejada e Vila Bonita) - Semana Santa

Assaré em Arte e Cultura (Festa de Patativa) – março

Paixão de Cristo – Sexta Feira da Paixão

Assaré Junino – junho

Cavalgada do Dia 19 (Aniversário do Município) - 19 de julho

Festa do Município – 19 de julho

Vaquejada do Parque de Vaquejada Vicente Liberalino – julho

Natal de Luz - dezembro

Assaré ainda conta com grupos de cultura popular. Os principais grupos:

Banda Cabaçal de Mestre Zé Lino

Grupo de Coco dos Biliscos

Reisado de Caretas

Artesanato em couro

Academia da Poesia Popular

Arraiá do Patativa

Penitentes do Genezaré

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

IFCE promove Encontro de Egressos no Campus do Crato

Professor Joaquim Rufino palestrando para ex-alunos no IFCE de Crato (Foto Raimundo Soares)
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Crato realizou na tarde de ontem (18/07) o VI Encontro de Egressos da instituição com o objetivo de promover a interação, relacionamento, troca de experiências, bem como as oportunidades e desafios encontrados pelos ex-alunos no mercado de Trabalho. 

O Ceará tipo exportação

Frutas é o segundo principal produto exportado pelo Ceará (Edimar Soares)
Com a economia interna arrefecida, setores passam a voltar-se para o externo e há perspectiva de reverter o período de retração na exportação do Ceará. Dentre as potencialidades que estimulam as vendas para o exterior, estão a boa localização geográfica - próximo da Europa, África e América do Norte, portos do Pecém e Mucuripe, a primeira Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Brasil. 

18 de julho de 2015

Altaneirense é destaque na exposição do Crato

Dr. Adevaldo e seu animal Campeão na ExpoCrato (Foto: João Alves)
O advogado, empresário e agropecuarista altaneirense Antonio Almeida Arrais, popularmente conhecido por Dr. Adevaldo, é destaque na 64ª Exposição Centro Nordestina de Animais e Produtos Derivados, a ExpoCrato, considerada a maior Feira Agropecuária do Norte/Nordeste que teve início em no último domingo (12) e se encerra amanhã (19/07), no Parque Pedro Felício Cavalcante na cidade de Crato. 

Palácio da Abolição silencia sobre saída de Ivo Gomes

Diante mais uma baixa na gestão em seis meses de mandato, o governador Camilo Santana (PT) ainda não se pronunciou sobre a saída de Ivo Gomes da Secretaria das Cidades. O deputado estadual deixou a pasta na última quinta-feira (16/07) e deve voltar à Assembleia Legislativa logo após o recesso, em agosto.

Até que ele retome a vida pública, no entanto, o assunto deverá ter esfriado. A saída que pareceu inesperada e tinha ares de impulsividade, agora, ganha tom de premeditação. 

17 de julho de 2015

Traição anunciada por Mauricio Dias

Admitamos uma hipótese altamente improvável, para não dizer impossível, por amor ao raciocínio. E se o Congresso fosse chamado a tomar a decisão do impeachment de Dilma Rousseff?

Ivo Gomes deixa governo e surpreende Assembleia

Ivo Gomes (Pros) deixou a secretaria de Cidades. De acordo com nota enviada à imprensa pela pasta, o motivo seriam atrasos de repasses, por parte do governo, para pagamento dos vigilantes da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), sob responsabilidade de Ivo desde abril.

Diante da situação, e sem meios para resolver o problema, o secretário entendeu por bem entregar o cargo ao Governador. Assim o faz na tentativa última de garantir o pagamento dos trabalhadores e o bom funcionamento do Metrô de Fortaleza, Sobral e do Cariri, declara o texto.

16 de julho de 2015

Altaneirense é aprovada em seleção para Mestrado na UFPI

A professora altaneirense Heloisa Bitu Ferraz, foi aprovada na segunda colocação em seleção para o Mestrado em Arqueologia, pela Universidade Federal do Piaui (UFPI) em Teresina.

Heloisa compartilhou na rede social Facebook com os agradecimentos ao seu esposo Fabricio Ferraz, aos amigos João Paulo Maropo e Agnelo Queirós e professora Dra. Rosiane Limaverde. 

15 de julho de 2015

Contemplados recebem chaves das unidades do Programa Minha Casa, Minha Vida

Delvamberto e Dariomar com parte dos contemplados (Foto: João Alves)
Em ato simbólico foi realizada na tarde ontem (14/07) na Secretaria Municipal de Assistência Social a entrega das chaves das pessoas contempladas com as unidades do Programa Minha Casa, Minha Vida. O ato se deu após ocupação por populares dos imóveis que ainda não possuem ligação à rede de eletricidade. 

Estado dá desconto de até 100% em juros e multa para contribuinte quitar dívida

Os contribuintes, pessoas física e jurídica, com débitos tributários estaduais poderão pagar suas dívidas em até dez anos e com até 100% de desconto em multas, juros e encargos. 

As condições de pagamento foram anunciadas, ontem, pela Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz), e serão realizadas por meio do novo programa Conciliação do Débito Fiscal Estadual. 

14 de julho de 2015

Imóveis do Programa Minha Casa Minha Vida são ocupados em Altaneira

Populares no novo Bairro Zé Rael onde foram construídas as casas do Programa Minha Casa Minha Vida (Foto: João Alves)
O vereador Professor Adeilton (PP) postou no seu blog no final da tarde de ontem (13/07) que populares ocuparam casas Programa Minha Casa Minha Vida em virtude de informações que pessoas de outros municípios estavam invadindo os imóveis e que algumas já estavam com as chaves de sua casa e que as mesmas foram entregues por servidor do Município. 

Grupo político dá ultimato ao Pros e critica golpismo

Encontro reuniu filiados do Pros de todo o estado para discutir a situação da sigla no Ceará (Foto: Tatiana Fortes)
A reunião dos filiados do Pros no Ceará, na noite de ontem (13/07), no hotel Romanos, em Messejana, focou na possibilidade de mudança de legenda já para as próximas eleições. O grupo político dos Ferreira Gomes estuda migrar para o PDT. Entretanto, o encontro inspirou também profundas críticas dos irmãos Cid e Ciro Gomes à atuação do PSDB e do PMDB em nível nacional. 

13 de julho de 2015

Altaneirense é Pódio no Desafio Sertão MTB de Cajazeiras -PB

O ciclista altaneirense Antonio Francisco Gomes, mais conhecido por Higor, foi o quarto colocado na categoria Júnior no Desafio Sertão de MTB realizado na manhã de ontem (12/05) na cidade de Cajazeiras, Paraíba.

Além de Higor a equipe Trilha Sítio Poças foi representada no evento pelos ciclistas Lindevaldo Ferreira (8º colocado na categoria Sub23) e Luciano Ferreira (7º colocado na categoria Master B). 

Aliados de Eunicio dizem que ataque de Cid Gomes é picuinha

Picuinha. É assim Gaudêncio Lucena (PMDB), vice-prefeito da capital e um dos principais aliados do senador Eunício Oliveira (PMDB), define o ataque que este sofreu, via Facebook, do ex-governador Cid Gomes (Pros). 

“Tem gente que tem um telhado de vidro que não tem tamanho”, ironiza, após lembrar que Cid indicou o irmão mais novo, o hoje secretário das Cidades Ivo Gomes (Pros), para sua Chefia de Gabinete e o mais velho, o ex-governador Ciro Gomes (Pros), para a secretaria da Saúde. “Uma mistura de achaque com nepotismo”, classifica. 

12 de julho de 2015

Cid: achacadores não estão só na Câmara

Página oficial do ex-governador no Facebook
O ex-governador Cid Gomes (Pros) usou sua página na rede social Facebook para atacar o ex-aliado e hoje um de seus principais desafetos políticos, o senador Eunício Oliveira (PMDB). Postando uma notícia que informava que o genro do peemedebista, advogado Ricardo Felenon Júnior, havia sido oficializado na diretoria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), ele afirmou que “os achacadores não estão só na Câmara dos Deputados”. Procurada, a assessoria de imprensa do senador informou que não iria se pronunciar.

A fala de Cid aconteceu um dia após a posse de seu desafeto, Roberto Pessoa, na Presidência do PSB cearense. O evento se converteu em um ato anti-Ferreira Gomes. Eunício foi um dos participantes e também fez críticas, citando obras como a refinaria e o Acquário. O PSB, que já teve Cid no comando cearense, foi uma das legendas à qual Cid tentou negociar filiação.

A acusação de “achacador”, que se refere a alguém que rouba por meio de ameaça, remonta ao episódio que levou à queda de Cid do Ministério da Educação. Após o jornalista Josias de Souza, do portal Uol, divulgou gravação em que Cid afirmou que a Câmara dos Deputados teria “400, 300 achacadores”, o então ministro foi convocado a explicar as acusações ao deputados. Apesar da expectativa por parte dos aliados de um pedido de desculpa, o que se viu foi Cid reafirmar as acusações com o dedo em riste, apontado para o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB). Sob ameaças de o PMDB deixar a base aliada, a presidente Dilma Rousseff (PT) aceitou a demissão do ex-governador da pasta.

Após período longe dos holofotes, Cid vem aos poucos retomando a participação na cena política. Na última semana, ele já havia questionado em evento sobre a sucessão de seu aliado, Clodoveu Arruda (PT), na Prefeitura de Sobral. “Será que não é a hora de voltar um Ferreira Gomes?”, questionou. Seu irmão mais novo, o secretário das Cidades Ivo Gomes (Pros), é cotado para o posto. Hoje (domingo), Cid é esperado na Exposição Agropecuária do Crato (Expocrato), que deve ser aberta pelo governador Camilo Santana (PT), que teve no seu antecessor o principal cabo eleitoral. Amanhã, comanda reunião de seu grupo político para discutir a provável desfiliação do Pros.

A indicação do cunhado para a Anac foi a quarta que Eunício conseguiu emplacar para cargos federais este ano. Anteriormente, ele já havia indicado o presidente do BNB, Marcos Holanda, e o novo desembargador do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, Cid Marconi.

Eunício vem recebendo afagos constantes do Planalto nesta segunda gestão. De acordo com o portal da revista Época, eles não são de graça. O senador tem sido peça importante na articulação da base governista no Senado. Líder do PMDB no Senado, o cearense estaria desempenhando papel importante no recrutamento de senadores para a base. Eunício ainda é cotado para suceder Calheiros na Presidência da Câmara Alta.

Com informações O Povo Online

Dilma nega rebelião no Congresso Nacional

Dilma afirmou que debate  de  opiniões  é  característico  da  democracia  (Foto: Roberto  Stuckert  Filho)
A presidente Dilma Rousseff disse hoje (11/07), em Milão, na Itália, que o governo tem ganhado mais do que perdido com os resultados de votações de matérias de interesse do Executivo no Congresso Nacional e descartou que haja uma “rebelião” no Congresso Nacional. “Eu não chamo de rebelião votação no Congresso em que há divergências. A gente perde umas e ganha outras”, afirmou. 

11 de julho de 2015

Presidente estadual do PCdoB visita Altaneira

Presidente estadual do PCdoB com dirigentes locais (Foto: João Alves)
O Presidente Comitê Estadual do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Luiz Carlos Paes de Castro, participou na noite de ontem (10/07) de uma reunião com os membros da Comissão provisória do Partido em Altaneira. 

Camilo conversa com Genecias e pede apoio do Solidariedade

O governador Camilo Santana (PT) reuniu-se manhã de ontem (10/07) com bancada cearense na Câmara Federal para tratar de destinação de emendas para saúde e recursos hídricos.

Após a reunião no Palácio da Abolição governador convidou o deputado Genecias Noronha, presidente da Executiva Regional do Solidariedade,  e pediu o apoio da sigla à administração estadual e possíveis alianças nas eleições de 2016 na Capital e no Interior. 

Governador reúne bancada federal e faz acordo para destinação de emendas para saúde e recursos hídricos

Camilo confirmou a adesão da bancada na garantia de recursos das emendas, fortalecendo as ações de Estado (Foto: Marcos Studart)
O governador Camilo Santana fechou acordo com os deputados federais cearenses para destinação de emendas para recursos hídricos e saúde, incluindo apoio à Universidade Federal do Ceará na reforma do Hospital Walter Cantídio. Em reunião realizada na manhã de ontem (10/07), no Palácio da Abolição, o governador confirmou a adesão da bancada na garantia de recursos das emendas, fortalecendo as ações de Estado.

 “Essa reunião com os deputados federais é justamente para fortalecer ainda mais nossa luta para conseguir novos recursos para a saúde e recursos hídricos do Estado. Também puxar a discussão de um novo financiamento público para a saúde brasileira, pois esse problema que não atinge só o Ceará. Fiz um pedido direto a bancada para um apoio das emendas impositivas que cada deputados federal tem para a ajuda no custeio da saúde pública do Ceará”, ressaltou.

Foram discutidas propostas referentes aos equipamentos para convivência com a seca, entre eles a aquisição de um conjunto de perfuratrizes de poços. Outro tópico discutido foi a reforma estrutural do Hospital Universitário Walter Cantídio, equipamento vinculado à Universidade Federal do Ceará (UFC). “Precisamos deixar todas essas questões alinhadas, pois a situação dessas duas diretrizes de Governo – saúde e recursos hídricos – são de fundamental importância para o desenvolvimento econômico e social do Estado”, destacou Nelson Martins, secretário de Relações Institucionais.

Para a garantia desses recursos, o Governador solicitou aos deputados metade dos custeios com as obras de recursos hídricos, por meio de emendas individuais do orçamento da União destinados aos deputados. Já para a reestruturação do Hospital Universitário, foi proposto o valor de R$ 40 milhões para a reforma, dos quais a bancada federal também asseguraria metade dos recursos. Em contrapartida, o Governo do Estado garante o retorno do valor arrecadado em outras emendas do orçamento do Estado para obras estruturais solicitadas pelos membros do legislativo federal.

O governador destacou ainda a articulação que tem mantido com o Governo Federal para a adesão de novos recursos para o Estado. “Estive em Brasília com os ministros da Fazenda, Planejamento, Saúde e Casa Civil para a discussão – entre diversos outros pontos -, principalmente, sobre a situação da saúde pública do nosso Estado. Sinalizei para que o Governo Federal possa rever o volume de recurso repassado para o Ceará. Tenho feito, inclusive, a comparação desses repasses e dos números de leitos dos hospitais públicos dos estados do Nordeste com o nosso. Por isso, a discussão desses recursos e da garantia deles se faz urgente devido situação da saúde pública no Brasil”, reforçou do governador.

Estiveram presentes na reunião os secretários Élcio Batista (Chefe de Gabinete), Alexandre Landin (Casa Civil), Mauro Filho (Fazenda), Francisco Teixeira (Recursos Hídricos), Henrique Javi (Saúde), Osmar Baquit (Agricultura, Pesca e Aquicultura), Dedé Teixeira (Desenvolvimento Agrário) e o assessor especial Acrísio Sena (Acolhimento aos Movimentos Sociais). Dentre os membros do legislativo federal, estiveram os deputados José Guimarães, José Airton, Aníbal Gomes, Antônio Balhmann, Domingos Neto, Leônidas Cristino, Chico Lopes, Odorico Monteiro, Raimundo Gomes de Matos, Adahil Carneiro e Genecias Noronha e Antônio Carlos (representado a deputada Luizianne Lins). 

Compareceram, ainda, o presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque, e os deputados estaduais Evandro Leitão, Odilon Aguiar, Carlos Matos, Leonardo Pinheiro e Carlos Felipe.

Com informações Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Posse de Roberto Pessoa vira ato contra os Ferreira Gomes

Roberto Pessoa (centro), ex-PR, assume a presidência do PSB (Diego Camelo)
Críticas endereçadas ao grupo dos Ferreira Gomes marcaram a posse do ex-prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, na presidência do PSB no Ceará, ontem (10/07). Reunindo os principais adversários das gestões de Roberto Cláudio (Pros) e Camilo Santana (PT), a cerimônia, realizada na Assembleia Legislativa, antecipa o tom do discurso de oposição em 2016 e 2018.