31 de dezembro de 2013

Adeus 2013

Mais um ano chega ao fim e partimos para o nosso quarto aniversário. Em 2013 mais uma vez cumprimos o nosso compromisso com atualização diária e sempre que possíveis com postagens locais, tratando de temas, como politica, cultura, cotidiano e fatos relevantes que possam despertar o interesse dos altaneirenses na cidade e em diversas partes do mundo.

Réveillon improvisado em Altaneira

O Governo Municipal decidiu, mais uma vez, pela não realização da “Festa da Virada”, mas o vereador Edezyo Jalled (Solidariedade) compartilhou na rede social Facebook um cartaz do Reveillon com o título “Comece o ano com o pé direito”.

A festa está programada para às 22h. de hoje (31/12) no Calçadão da Praça Manoel Pinheiro de Altaneira e contará com a participação das bandas Forró do Sertão e Forró da Misturada. 

Réveillon na Praia de Iracema em Fortaleza deve receber um milhão de pessoas

A estrutura de palco som e luz já está montada na Praia de Iracema - foto Raimundo Soares
Com a expectativa de atrair um milhão de pessoas, o Réveillon 2014 da Prefeitura de Fortaleza terá 11 atrações, palco com 60 metros de largura e 16 minutos de espetáculo pirotécnico com queima de sete toneladas de fogos. Ontem pela manhã, no Aterro da Praia de Iracema, enquanto bandas testavam o som e dezenas de homens trabalhavam na montagem de equipamentos. À noite ocorreu o teste da queima de fogos. A Prefeitura não informou o custo total da festa. 

Deputado diz que PMDB não terá sucesso no CE se fizer alianças com o passado

O deputado federal Danilo Forte (PMDB) teceu críticas sobre prováveis parcerias políticas para a sucessão do governo do estado em 2014, na manhã de ontem (30/12). 

Do mesmo partido do possível candidato ao Governo do Estado, senador Eunício Oliveira, o deputado afirmou que Eunício pode representar uma renovação para o Ceará, desde que não se alie a forças do passado como o PSDB e DEM.

“Se o PMDB estiver pensando em fazer eleições no Ceará com o espólio do que ficou PFL (Atual DEM) e do PSDB, nós não vamos ter sucesso”, disse Danilo. O deputado ressaltou que os aliados de Dilma Rousseff (PT) no Ceará precisam buscar a unidade. “(O PMDB) precisa estar focado nas coisas do futuro, e não nas coisas do passado”, disse Danilo. 

30 de dezembro de 2013

Resultado do Enem será divulgado nos dias 3 ou 4 de janeiro

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 devem ser divulgados nos dias 3 ou 4 de janeiro de 2014 (sexta ou sábado), segundo o Ministério da Educação (MEC), que também divulgou hoje (30/12) o cronograma do Sisu e confirmou a divulgação do resultado do Enem.

Para concorrer a uma vaga em instituição pública de ensino superior pelo Sisu, é preciso ter feito a última edição do Enem e não ter zerado a redação. 

O número de vagas será divulgado na abertura do processo de inscrição. 

Blog de Altaneira continua como primeiro resultado no Google

Vários jornais, portais e revistas especializadas relacionam no final de cada ano os temas mais pesquisados no Google, o maior portal de pesquisas da rede mundial de computadores. 

Infelizmente não temos a tecnologia necessária para saber o que os altaneirenses pesquisaram na rede durante o ano que termina, mas o Blog de Altaneira continua em primeiro lugar como resultado de busca em diversos temas relacionados ao Município de Altaneira.

País termina 2013 melhor do que começou, diz Dilma em último pronunciamento do ano na TV

Durante pronunciamento na TV, a presidente Dilma diz que a "instalação da desconfiança" é muito ruim para o Brasil - foto José Cruz
No último pronunciamento nacional em cadeia de rádio e televisão do ano, a presidenta Dilma Rousseff procurou passar para população uma mensagem de otimismo para 2014. Em um balanço de 2013, Dilma frisou que país termina o ano “melhor do que começou”, mesmo passando por crises internas e externas. Em um recado aos “críticos”, a presidenta disse que a “instalação da desconfiança” é muito ruim para o Brasil e que uma “guerra psicológica” pode inibir investimentos e retardar iniciativas. 

Você também procurou saber?

A lista dos temas mais acessados no Google em 2013 é como uma minirretrospectiva do ano. O Jornal O POVO relacionou o que foi mais pesquisado no Brasil e no mundo em temas gerais, personalidade (ou celebridade), acontecimento e tecnologia.

Confiram os dez assuntos mais pesquisados no Google no Brasil:

29 de dezembro de 2013

Novo Correio Eletrônico do Blog

Ano novo. Correio Eletrônico novo. A partir do primeiro dia do ano de 2014 o Blog de Altaneira usará um novo correio eletrônico, agora com o domínio do blog.

Quem pretende enviar sugestões, críticas textos e artigos para publicação deve encaminhar para o seguinte endereço: contato@blogdealtaneira.com.br.

Desde já a Administração do Blog de Altaneira, agradece a compreensão de todos e todas.

Lei eleitoral restringe ações de agentes públicos a partir de 1º de janeiro

Tela do calendário Eleitoral 2014 no Portal do TSE
Com a proximidade das eleições para escolha de presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais, marcadas para o próximo dia 5 de outubro, pessoas que ocupam cargos públicos passam a ter que seguir regras estipuladas pela Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97 ). Pelas regras eleitorais, a partir do dia 1º de janeiro fica proibida, por exemplo, a distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios pelos gestores de órgãos da administração pública.

Feliz finanças novas

Página inicial do blog Dinheirama  - reprodução
A virada de ano é sempre um bom momento para se repensar a finanças pessoais, no entanto após os primeiros dias dos primeiros meses as pessoas cometem os mesmos erros do passado e voltam todos os problemas antes enfrentados. Por outro lado outros decidem aumentar a família, comprar o carro, adquirir ou reformar sua casa, tudo isso carece de um bom planejamento.

28 de dezembro de 2013

STJD mantém rebaixamento da Portuguesa, mas clube deve ir à Justiça Comum

Torcedores lamentam rebaixamento da Portuguesa após julgamento do STJD - foto Sérgio Barzaghi
Em decisão unânime, o pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva - STJD  manteve nesta sexta-feira (27) a pena que provocou o rebaixamento da Portuguesa para a Série B do Campeonato Brasileiro. O clube paulista foi  punido com a perda de quatro pontos pela escalação irregular do meia Héverton na partida contra o Grêmio, em 8 de dezembro. Ele teria que cumprir mais um jogo de suspensão imposta pelo próprio tribunal esportivo. 

Decisão sobre Marco Civil da Internet foi empurrada para 2014

A ministra Ideli Salvatti confirmou que o Marco Civil será o primeiro assunto do Executivo em 2014 - foto Antonio Cruz
Os deputados federais não conseguiram consenso sobre pontos polêmicos do Marco Civil da Internet, que define direitos e deveres de usuários da rede e provedores de conexão. A alternativa foi negociar a retirada da urgência constitucional da proposta. O pedido foi negado pelo governo, que mandou o recado: a decisão sobre a matéria foi empurrada para 2014, mas terá que ser concluída nas primeiras semanas de trabalho do próximo ano, se os parlamentares quiserem avançar com outras propostas.

27 de dezembro de 2013

Dedé Pio assume Governo e firma Convênio em Fortaleza

Dedé Pio e Ariovado Soares na FUNASA em Fortaleza para assinatura de Convênio - foto Mylena Soares 
Para surpresa da grande maioria dos altaneirenses o Secretário de Administração e Finanças Ariovado Soares Teles, postou na rede social Facebook uma imagem ao lado do vice-prefeito Dedé Pio com seguinte legenda: “Em Fundação Nacional de Saúde – Fortaleza com prefeito em exercício Dedé Pio assinando convenio”.

Estudo aponta defasagem de 60% entre tabela do IR e inflação

Tabela para o cálculo do IR Pessoa Física para o exercício de 2014, ano-calendário de 2013
A defasagem entre a tabela do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) e a inflação deve fechar em 60% este ano, segundo estimativa do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional). O valor é próximo ao percentual estipulado pela entidade em agosto passado (62%). De acordo com o diretor de Estudos Técnicos da entidade, Luiz Antonio Benedito, o número pode variar dependendo do índice usado para o cálculo.

Apoiadores de Eunício divulgam gravação falsa do Lula

Circulou ontem na Internet gravação com a suposta voz do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PMDB) defendendo a candidatura do senador Eunício Oliveira (PMDB) ao Governo do Ceará. 

No áudio, de 55 segundos de duração, o personagem diz que “se Deus quiser” o peemedebista será “o futuro governador” e que “o Ceará vai ganhar muito” o elegendo.

Procurada pelo Jornal O POVO, a assessoria do Instituto Lula declarou que a gravação é falsa e pode ter sido feita por um imitador. 

26 de dezembro de 2013

A batalha da TV por André Barrocal

A onipresente Rede Globo já não exibe como antes o dom da ubiquidade, a capacidade de estar ao mesmo tempo em todos os lugares. 

A emissora ainda lidera a audiência de maneira folgada, mas seu alcance tem diminuído ano a ano. 

A média caiu de 56% em 2004 para perto de 42% neste ano. 

Volume de água aumenta em 46 açudes após chuvas

Os dados mais recentes do Portal Hidrológico do Ceará, que monitora o nível dos reservatórios no Estado, trazem alguma esperança para os sertanejos. Em cinco dias, o volume de água aumentou em 46 dos 144 açudes monitorados.

Os açudes que estão com mais água desde a semana passada são principalmente das regiões centrais e da porção Sul do Estado, como nas bacias do Salgado, Banabuiú e Alto Jaguaribe (ver mapa). 

25 de dezembro de 2013

Natal: O feriado pagão que virou símbolo do Cristianismo e do consumismo

Uma representação da Natividade com uma árvore de Natal ao fundo - foto divulgação

Natal ou Dia de Natal é um feriado e festival religioso cristão comemorado anualmente em 25 de Dezembro, originalmente destinado a celebrar o nascimento anual do Deus Sol no solstício de inverno (natalis invicti Solis), e adaptado pela Igreja Católica no terceiro século d.C., para permitir a conversão dos povos pagãos sob o domínio do Império Romano, passando a comemorar o nascimento de Jesus de Nazaré. 

Primeira alta estação com mais de um milhão de turistas

Nos próximos meses, praias, centros de compras, bares, restaurantes e diversos outros estabelecimentos comerciais do Ceará vão ser “invadidos” por uma multidão de turistas. Tudo isto porque esta deve ser a primeira alta estação com mais de um milhão de turistas: 1,02 milhão de visitantes devem vir ao Ceará entre dezembro de 2013 e o carnaval de 2014, no início de março, tendo Fortaleza como portão de entrada.

24 de dezembro de 2013

Detran e PRE fazem 192 operações especiais nas semanas de Natal e Ano Novo

O Departamento Estadual de Trânsito - Detran e a Polícia Rodoviária Estadual - PRE vão intensificar suas ações nas duas semanas do Natal e Ano Novo, com a Operação Boas Festas, que começa nesta segunda-feira, dia 23 de dezembro, e prossegue até o dia 5 de janeiro de 2014. 

Serão 192 operações especiais nas duas semanas, em que atuarão 551 agentes (dos quais 150 agentes do Detran e 401 da PRE), equipados com 140 viaturas e 168 bafômetros para garantir a segurança no trânsito das rodovias estaduais. 

Ex-gestores podem ficar sem julgamento no Tribunal de Contas dos Municípios

A Assembleia Legislativa aprovou na semana passada Mensagem do Tribunal de Contas dos Municípios – TCM regulamentando Emenda Constitucional que estabeleceu o prazo de cinco anos para a prescrição de processos em julgamento na Corte.

Atualmente pelo menos 482 ex-gestores cearenses podem ficar sem julgamento, dentre eles o ex-prefeito de Altaneira, Antonio Dorival de Oliveira (PSDB).

Dilma cobra de servidores resposta a protestos

A presidente Dilma Rousseff afirmou ontem, via rede social, que cabe aos servidores públicos responder às vozes das ruas. Dilma referia-se aos protestos que tomaram o País em meados de 2013.

“As vozes dos que foram às ruas querem melhores serviços públicos, + médicos, + educação, + transporte de qualidade, + segurança”, disse em sua conta oficial no Twitter - rede em que o símbolo de adição (+) é comumente usado no lugar da palavra “mais”, para deixar as postagens mais curtas. 

23 de dezembro de 2013

Pelo Twitter, Dilma confirma salário mínimo de R$ 724

A presidente Dilma Rousseff confirmou hoje (23/12) o aumento do salário mínimo para R$ 724,00 em 2014, 6,78% a mais do que os R$ 678 atuais. Em uma publicação na rede social Twitter no final da tarde desta terça-feira, a presidente informou que assinou o decreto que viabiliza o ajuste. O novo valor entra em vigor a partir de 1º de janeiro de 2014.

Secretário promete dados atualizados da Arrecadação Municipal

Em comentário a nossa postagem "O fracasso da Arrecadação Municipal em Altaneira", o Secretário Municipal de Administração e Finanças Ariovaldo Soares Teles disse a mesma não reflete a realidade da arrecadação municipal até o período, posto que desatualizada e que se comprometia a divulgar os números apurados durante o dia de hoje (23/12).

Ariovaldo disse porém, que os números reflete a realidade do Município, “nosso sistema tributário é muito defasado e faltou vontade politica de todos os governos em aplicar a legislação, porque gera muitos dissabores para com certos setores da comunidade. Há mais de ano, tentamos aprovar na Câmara, sem sucesso, um novo código tributário, capaz de ofertar os mecanismos necessários a que possamos desenvolver ferramentas para melhorar a situação tributária fiscal de Altaneira” comentou. 

Brasileiras goleiam o Chile e são tetracampeãs do Torneio Internacional de Futebol

Comandadas pela atacante Marta, as brasileiras golearam as chilenas e se tornaram tetracampeãs do Torneio Internacional de Futebol Feminino - foto Antonio Cruz
A chuva não desanimou os torcedores brasilienses que decidiram ontem (22/12) ir ao Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha assistir à final do Torneio Internacional de Futebol Feminino, disputada pelas seleções do Brasil e do Chile. O esforço valeu a pena. Comandadas pela atacante Marta, as brasileiras golearam as chilenas por 5 a 0 e se tornaram tetracampeãs da competição. 

PSB deve confirmar candidatura de Nicolle ao Governo em janeiro

Sob o argumento de que o cenário politico atual precisa ser renovado, o PSB propõe um “nome novo” para o Governo do Estado do Ceará. A presidente do Centro Industrial do Ceará (CIC), Nicolle Barbosa, é a opção do partido.

Para o presidente estadual do PSB, Sérgio Novais, já está decidido que o partido seguirá com candidatura própria. Ele acredita que a empresária é ótima opção, pois, apesar de vir da sociedade civil, é engajada no processo político. “Nicolle tem perfil interessante. Ela vem cumprindo bom papel na presidência do CIC e é preocupada com os problemas do cotidiano do País.” 

22 de dezembro de 2013

O fracasso da Arrecadação Municipal em Altaneira

Quadro das principais receitas próprias do Município - Fonte Portal da Transparência
O Jornal O POVO, o mais conceituados do Estado do Ceará, mostrou em levantamento publicado na edição de hoje que, apesar da crescente demanda por maiores repasses do Estado e União, foram poucas as ações dos gestores no sentido de conferir independência dos municípios a recursos externos. Altaneira não foi diferente nesse sentido. 

Os municípios estão no vermelho

Demonstrativo das Receitas do Município de Altaneira em 2013 - Fonte Portal da Transparência
Falta pouco para o fim do ano, mas o espírito natalino ainda deve demorar a dar o ar da graça em Prefeituras do interior do Ceará. Enquanto o resto do Estado já faz planos otimistas para 2014, situação na maioria dos municípios é de crise que beira a falência total – e se reflete em salários atrasados, perda de contratos e demissões em massa. Se a estratégia de gestores costuma ser culpar o governo federal e sair com o pires na mão atrás de maiores repasses, prefeitos também têm culpa pela crise que assola os cofres municipais cearenses.

21 de dezembro de 2013

FUNCEME registra 112mm de chuvas em Altaneira

Passagem molhada na estrada Altaneira-Farias Brito coberta pelas águas do Riacho São Romão – foto Matheus Sousa
Conforme dados da Fundação Cearense de Meteorologia e de Recursos Hídricos - FUNCEME, choveu nos últimos dois dias 112mm em Altaneira. As chuvas foram suficientes para molhar bem a terra e abastecer alguns reservatórios. Os riachos do Felipe e o do São Romão transbordaram e em alguns deixaram a estrada intransitável para pequenos veículos. 

Cid Gomes quer manter alianças em 2014

Segundo Ibope 52% dos cearenses aprovam a gestão do governador - foto Edmar Soares
O governador Cid Gomes pretende manter as alianças para as eleições de 2014. O governador fez a afirmação na última quinta-feira (19/12), durante visita a comunidade Aldacy Barbosa - uma das que irá ser desapropriada para a construção de trecho do VLT. O desejo do governador é a manutenção da coligação com o PMDB, PT, PCdoB e outros partidos da base. No mês de novembro, Cid, juntamente com o líder do PT na Câmara e deputado federal José Guimarães, e o senador Eunício Oliveira (PMDB), se encontraram para conversa sobre a manutenção da aliança. Mas segundo Cid, ainda não há nenhuma definição para 2014. 

Altaneirense conclui Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior

O professor José Nicolau Neto, graduada em história pela Universidade Regional do Cariri - URCA, concluiu na semana passada Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior pel Faculdade Católica do Cariri – FCC.

O Trabalho de Conclusão do Curso – TCC do professor Nicolau teve como tema "O Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no Processo Educativo" e foi orientado pela professora Antonia Liduina Rodrigues Patrício (Graduada pela URCA, pós graduada em Avaliação Pública e Gestão Escolar pela UFJF e Educação Inclusiva pela FJN e Mestra em Desenvolvimento Regional pela URCA. 

20 de dezembro de 2013

Atração principal da Noite dos Evangélicos também foi cancelada

Noite de Adoração para os evangélicos de Altaneira – foto Vinicius Freire
Realizou-se ontem (19/12) uma noite de adoração para os evangélicos de Altaneira.  Batizado de “I Conchrist Altaneira”, o evento também fazia parte das atividades de comemorações aos 55 Anos de Emancipação Política de Altaneira, inicialmente marcado para o Calçadão da Praça Manoel Pinheiro de Almeida foi transferido para o Ginásio Poliesportivo em virtude das chuvas. 

Divulgado valor aluno-ano do Fundeb previsto para 2013

Clique na imagem para ampliar
O Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (18/12) publicou a Portaria Interministerial n°16, de 17 de dezembro de 2013.

O texto traz mudanças no valor anual mínimo nacional por aluno referente ao Fundo  de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) previsto para o exercício em 2013.

De acordo com a Portaria, o valor mínimo por aluno previsto é de R$ 2.022,51. 

Humberto lança Nota de Agradecimento sobre o Municipal

O Presidente da Comissão Organizadora, José Humberto Batista (foto ao lado), lançou na rede social Facebook uma Nota de Agradecimento a todos que contribuíram para realização e divulgação do 15º Campeonato Municipal de Futebol de Campo.

Humberto inicia sua nota agradecendo os representantes das equipes, atletas motoristas, Comissão Disciplinar, aos árbitros e aos gandulinhas.

Chuvas ultrapassam média de dezembro no Interior do Ceará

Choveu em 43 municípios do Ceará nos últimos dois dias. As chuvas, concentradas nas regiões dos Inhamuns, Cariri e Jaguaribana, elevaram a média dos índices pluviométricos do Estado neste mês para 32,5 milímetros. 

De acordo com dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o número representa um aumento de 24,1% em relação à média histórica de dezembro, que é 26,2 milímetros. 

19 de dezembro de 2013

Desfiles e Discursos marcam comemorações do Dia do Município

Estudantes alinhados para execução dos hinos - foto João Alves
O Dia do Município de Altaneira foi comemorado com desfiles estudantis pelas principais ruas da cidade, hasteamento das bandeira nas sedes dos poderes Executivo e Legislativo e discursos de autoridades e lideranças políticas.As programações e atrações ficaram a cargo, principalmente, das secretarias da Educação e da Cultura, Desporto e Turismo. 

Chuva cancela Festa em comemoração ao Dia Município

Uma boa chuva iniciada por volta das 18h., de ontem (18/12) motivou o cancelamento da Show da Banda Limão com Mel no Parque de Eventos da Cidade em comemoração aos 55 Anos de Emancipação Política do Município de Altaneira.

Também estavam previstas algumas inaugurações para o início da noite, mas igualmente foram canceladas.

Nenhuma autoridade do Município se pronunciou sobre o cancelamento do Show, mas o tema ganhou destaque na rede social Facebook. 

Portuguesa é campeã do Municipal de Altaneira

Atletas da Portuguesa comemoram título do Municipal - foto João Alves
O 15º Campeonato de Futebol Amador do município de Altaneira chegou ao seu final na tarde desta quarta-feira, 18, dia em que os munícipes festejaram a partir de diversas programações a passagem pelos 55 anos de autonomia político-administrativa desse território, do qual o futebol também fez parte dessas atrações.

Iniciado em agosto o certame envolveu oito equipes em turno e returno e computou nessa fase classificatória 14 (quatorze) jogos.  Na tarde de ontem, 18, Portuguesa que desbancou o Juventude em duas partidas equilibradíssima enfrentou o Caixa D’Água que conseguiu reverter o quadro negativo na primeira partida da semifinal diante do Maniçoba na disputa pelo título da competição.

Com pouco mais de 15 minutos de atraso, pois os jogadores só queriam iniciar a disputa com a presença do efetivo policial, o jogo não tinha favorito, mesmo com toda a campanha brilhante feita pela lusa altaneirense que sobrou na fase classificatória. Tensão, excesso de nervosismo e muitas bolas alçadas no ar foram sem dúvida a marca da grande final.
Caixa D'Água e simpatizantes comemorando o vice campeonato do municipal 2013 - foto João Alves
A portuguesa parece que não conseguia repetir as boas atuações de outrora e em algumas oportunidades ficou muito aquém do esperado. Jogava em função dos dois reforços advindos de outro município e raras foram as boas jogadas e oportunidades de gols. Pouca coisa mudou com as entradas de Orlando no lugar do artilheiro Valberto e Cicero Ratinho na vaga de Dadá.
 
O Caixa D’Água por sua vez parecia muito mais nervoso e durante toda a partida foi muito mais raça e determinação do que organização tática. Como resultado, um zero a zero, mas sem dúvida com fortes emoções e vais por parte de um público considerável direcionadas aos jogadores trazidos de fora pela portuguesa.

O campeão só veio a sair nas penalidades. João Paulo, do Caixa D’Água isolou a cobrança, Ciço Ratinho confirmou e a Lusa se sagrou campeã com o placar de 4 x 3. A entrega de troféus e medalhas foram entregues pelo prefeito Delvamberto Soares (PROS).

Publicado originalmente no Blog Informações em Foco

18 de dezembro de 2013

Sindicato lança abaixo assinado contra Prefeito no Dia do Município

Imagem capturada do abaixo-assinado da diretoria do SINSEMA - reprodução
A diretoria do Sindicato dos Servidores Municipais de Altaneira – SINSEMA, lançou na madrugada de hoje (18/12), dia em que se comemoram os 55 Anos de Emancipação Política do Município, um abaixo-assinado contra o Prefeito Municipal, Delvamberto Soares (PROS), no serviço público gratuito de abaixo-assinados, da rede mundial de computadores, Petição Pública Brasil. 

Dia do Município de Altaneira (55 Anos)

Com uma vasta programação itinerante de apresentações artísticas e inaugurações na sede e nas comunidades da Zona Rural, o Governo Municipal de Altaneira comemora os 55 Anos de Emancipação Política do Município.

O prefeito Delvamberto Soares (PROS) usou sua conta pessoal na rede social Facebook para convidar os navegantes para as comemorações, no entanto, para as lideranças políticas e comunitárias, personalidades e visitantes ilustres foram distribuídos convites impressos. 

Homenagem do professor Fabrício Ferraz aos 55 Anos de Altaneira

O professor Fabrício Ferraz, paulista de nascimento, baiano de criação e altaneirense de coração captou mais uma vez belas imagens da cidade de Altaneira e seus arredores.

Esta é a terceira vez que Fabrício faz imagens da cidades, a primeira foi em 2008 da torre da antiga TeleCeará, a segunda em 2009 da torre da Claro, ainda em construção e por último as imagens que ilustram esta postagem feitas também da torre da Claro.

Altaneira 55 Anos: Mensagem do vereador Edezyo Jalled

"Altaneirenses quero desejar um Feliz Aniversário ao nosso Município de ALTANEIRA, onde manifesto aqui primeiramente o orgulho que sinto de ser filho desta terra, a qual por nada trocaria, onde procuro contribuir da melhor forma possível com o meu trabalho para fazer dessa cidade um lugar ainda melhor de se viver e de se visitar.

Altaneira 55 Anos: Novas fotos da cidade

Vista parcial da cidade de Altaneira foto Fabricio Ferraz
Em comemoração aos 55 anos de Emancipação Política do Município de Altaneira publicamos algumas fotografias do professor Fabrício tiradas do alto da torre da Claro, localizada no Bairro Populares em novembro de 2013. 

17 de dezembro de 2013

Reforma política é prerrogativa do Legislativo, diz presidente da Câmara

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), criticou hoje (17/12) a iniciativa do Supremo Tribunal Federal (STF) de julgar a constitucionalidade de doações de empresas privadas a candidatos e a partidos políticos.

"O STF vai ter que entender que reforma política, na sua integralidade, é prerrogativa única do Poder Legislativo, com todo respeito ao Poder Judiciário", disse Alves.

O blogueiro sensação de Altaneira

Junior Carvalho em sua estação de trabalho - foto Maria Glória
Lançado na rede mundial de computadores no dia 04 de outubro de 2013 com o sugestivo nome de A Pedreira, o blog do servidor público Junior Carvalho, mais conhecido por Junior Nevoeiro virou sensação e uma febre de acesso e um dos blogs mais comentados na cidade.

Lusa é rebaixada; Flu fica na Série A

O STJD decidiu punir a Portuguesa com a perda de quatro pontos, rebaixando-a à Série B - foto Levy Ribeiro
Por 5 votos a 0, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) decidiu, ontem, em primeira instância, punir a Portuguesa com a perda de quatro pontos, rebaixando a equipe paulista para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro de 2014. A decisão faz com que o Fluminense seja mantido na Série A. 

Arrecadação federal bate recorde em novembro

O secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto, anuncia o resultado da arrecadação de novembro - foto Fábio Rodrigues
Com a ajuda de pagamentos de tributos atrasados da Vale e de bancos, o governo obteve uma super-arrecadação no mês de novembro e manteve as esperanças de fechar as contas do ano. Foram R$ 112,5 bilhões, uma alta de 27% sobre os R$ 88,5 bilhões de novembro do ano passado, em valores corrigidos pela inflação, e recorde histórico para novembro.