31 de julho de 2025

Trump ataca a soberania brasileira com sanção a Moraes

Por meio de notas, os presidentes Barroso, e Motta frisaram que a agressão ao ministro Moraes é inaceitável (Foto: Reprodução/Facebook)

A inclusão do ministro Alexandre de Moraes, pelo governo do presidente Donald Trump na lista de pessoas sancionadas pela Lei Magnitsky, foi entendida pelos Três Poderes da Republica como um ataque à soberania brasileira. Por meio de notas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), frisaram que a agressão ao magistrado é inaceitável. Mais: como as instituições brasileiras atuam de forma independente, sem que um Poder se imiscua no outro, é inconcebível que uma nação estrangeira tente fazer do Estado brasileiro uma entidade submissa a pressões e desígnios equivocados.

Trump escala confronto com Moraes e mitiga tarifaço, por Luiz Carlos Azedo

Pela primeira vez, um presidente dos Estados Unidos ataca diretamente a independência do Judiciário brasileiro (Foto: Reprodução/Facebook)

A crise entre Brasil e Estados Unidos atingiu novo patamar político-institucional com a decisão do presidente Donald Trump de assinar uma Ordem Executiva que impõe sanções ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, por causa do julgamento do ex-presidente Jair  Bolsonaro, e declara emergência nacional para justificar a imposição de tarifas adicionais ao Brasil, elevando esse total para 50%. A medida, porém, exclui dessa taxação produtos considerados indispensáveis para sua própria economia, como laranja, aço, minerais e combustíveis. Com isso, o impacto do tarifaço nas exportações será bem menor do que era esperado. Ponto para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que teve sangue frio para suportar as ameaças dos Estados Unidos e não caiu com o barulha da bala.

30 de julho de 2025

Empregos estão em risco no Ceará com tarifaço de Trump

O governador Elmano liderou comitiva cearense em reunião com o vice-presidente Geraldo Alckmin, em Brasília (Foto: Cadu Gomes)

O Ceará tem risco de perder de 8 a 9 mil empregos, em um primeiro momento, se o tarifaço de 50% imposto por Donald Trump sobre produtos brasileiros entrar em vigor. Os dados da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) foram levados ontem (29/07) à reunião da comitiva cearense, liderada pelo governador Elmano de Freitas (PT), com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, em Brasília.

Ambientalistas fazem ato no Planalto pelo veto do PL do licenciamento ambiental

O presidente Lula tem até o próximo dia 8 de agosto para decidir se veta, ou não o projeto (Foto: Raphael Pati)

Representantes de grupos ambientalistas promoveram um ato em frente ao Palácio do Planalto, na noite desta terça-feira (29/7), em defesa do veto presidencial do Projeto de Lei 2159/2021, que tramitou durante 20 anos no Congresso Nacional e foi aprovado no último dia 17 de julho na Câmara dos Deputados. O texto só depende de sanção do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para se tornar lei.

29 de julho de 2025

O exercício do encaixe entre Ciro e o bolsonarismo, por Érico Firmo

A possível aliança local em meio a desencontros nacionais, caso ocorra agora, será a primeira para ele como oposicionista (Foto: Jonne Roriz)

Comentei na coluna passada que talvez esteja condenada a tentativa de Ciro Gomes (PDT) fechar uma aliança de oposição no Ceará sem envolver questões nacionais. No mínimo, é o recado que se extrai do anúncio de candidatura própria do PL, feito por André Fernandes. Há no possível bloco a confiança de que a situação ainda tem remendo, mas, no mínimo, precisará ser uma aliança que pelo menos preserve os líderes de críticas — notadamente Jair Bolsonaro (PL).

Lula exalta retomada de credibilidade internacional em meio a tensões globais

Lula na inauguração do maior parque de gás natural da América Latina, no Rio de Janeiro (Foto: Ricardo Stuckert)

Em meio ao aumento das tensões comerciais com os Estados Unidos, de Donald Trump, e a críticas vindas de Israel após o posicionamento do Brasil sobre a guerra na Faixa de Gaza, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta segunda-feira (28/7), que o Brasil recuperou sua credibilidade no cenário internacional e voltou a exercer papel de destaque na diplomacia global.

28 de julho de 2025

A chapa de Elmano para a reeleição, por Henrique Araújo

O cenário se torna mais complexo quando se salta de 2026 para 2030 (Foto: Reprodução/Facebook)

Tenho a impressão de que encostei num fio político desencapado na última coluna, que trata da corrida pelo Senado e do destino do chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, cotado para uma das duas vagas. Lá pelas tantas, disse que o interesse pelas posições na chapa governista é alto, e não exagerava. Prova disso foram as mensagens de lá e cá no fim de semana, em relação às quais é possível assegurar que, embora lideranças da base de Elmano de Freitas neguem, o desenho da composição que vai para a disputa começa a ganhar contornos. E nem falo de Chagas - ou não apenas. Mas da vice Jade Romero (MDB), por exemplo, cujas articulações indicam trabalho de olho na cadeira de deputada federal - para seu lugar, há possibilidade de acomodação de um filiado ao PSB.

Eleições 2026: direita oscila entre o radicalismo e a moderação

Os governadores Tarcisio, Zema e Caiado buscam apoio dos extremistas, mas perder perder a base moderada (Foto: Reprodução/Facebook)

Apesar de ainda faltar mais de um ano para a eleição presidencial, a corrida ao Palácio do Planalto já começou, pelo menos no campo da direita. Com Jair Bolsonaro inelegível até 2030 e réu, no Supremo Tribunal federal (STF), por comandar um grupo que tentou dar um golpe de Estado no Brasil, em 2022 — conforme apontou a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) —, as peças se movem no sentido de herdar os votos do bolsonarismo, sem, no entanto, passarem a imagem de extremismo ao eleitorado. Mas o contrário disso também é verdadeiro. Ou seja, há quem busque a bênção do ex-presidente e queira os votos dos moderados de direita/centro.

27 de julho de 2025

Pix em ascensão: Investigado pelos EUA, sistema brasileiro ganha o mundo

Entre os consumidores brasileiros, pagamentos com Pix já somam quase metade das transações (Foto: Reprodução/Banco Central)

Em meio às ameaças promovidas pelo governo dos Estados Unidos contra o Brasil de sobretaxa de 50% aos produtos nacionais que chegam ao país, o sistema brasileiro de pagamento instantâneo, o Pix, tornou-se outro ponto de tensão. Ele virou alvo de uma investigação de abuso comercial por parte dos Estados Unidos, com base numa legislação americana dos anos 1970.

Governadores de direita se unem em críticas a Lula sobre tarifaço de Trump

Ronaldo Caiado, Ratinho Junior e Tarcisio de Freitas participaram do Festival Expert XP em São Paulo (Foto: Rosana Hessel)

Governadores da direita aproveitaram o palanque do segundo dia da Expert XP, realizado ontem (26/07), para criticar a reação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao tarifaço de Donald Trump sobre o Brasil, que aumentou para 50% os impostos sobre produtos brasileiros nos Estados Unidos.

26 de julho de 2025

Fiec reúne exportadores cearenses para discutir soluções ao tarifaço de Trump

Representantes de empresas como ArcelorMittal, Aeris, Usibras, Grendene, Vicunha e outras estiveram presentes (Foto: George Lucas)

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) reuniu exportadores cearenses para discutir possíveis soluções diante da tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto, anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A iniciativa visa compreender os efeitos da medida sobre a indústria local e elaborar uma proposta estruturada a ser encaminhada tanto ao governo estadual quanto federal.

Senadores dos EUA pedem fim de tarifas contra o Brasil: "Grave abuso de poder"

Entre os signatários da carta estão nomes influentes do Partido Democrata, como Tim Kaine, Jeanne Shaheen e Adam Schiff (Foto: Reprodução/Facebook)

Um grupo de 11 senadores democratas enviou uma carta ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticando a ameaça de impor tarifas de 50% sobre produtos brasileiros. No documento, os parlamentares classificam a medida como um “grave abuso de poder” e afirmam que a decisão pode comprometer tanto os interesses econômicos norte-americanos quanto a estabilidade institucional no Brasil.

25 de julho de 2025

Os Bolsonaro, "defensores da liberdade", por Érico Firmo

Uma família que a vida toda defendeu ditadura e ditador, golpe e tortura,
e agora diz que defende a liberdade (Foto: Reprodução/Instagram)

A família Bolsonaro, na cruzada para tentar se livrar da condenação pelas denúncias movidas pela Procuradoria Geral da República (PGR), argumenta a defesa da liberdade. “Eduardo Bolsonaro está certo, lutando por liberdade para todos nós, sacrificando seu mandato”, defendeu o pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Quando fala “para todos nós”, leia-se para ele antes de todo mundo.

Alckmin ressalta negociação com secretário de Comércio dos EUA sobre tarifaço

Geraldo Alckmin conversou com jornalistas no prédio do Mdic, em Brasília (Foto: Valter Campanato)

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), Geraldo Alckmin, relatou em coletiva de imprensa, nesta quinta-feira (24/7), ter conversado com o secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, sobre o tarifaço de 50% a produtos brasileiros anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

24 de julho de 2025

CRAS São Romão é reconhecido como Referência Social pelo Governo do Estado

Prefeita Késia com o governador Elmano, secretárias e assessoras em Fortaleza (Foto: Wanderson Morais)

O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Antônio Zaú Moreira, do distrito São Romão, Altaneira, foi premiado como um dos 60 melhores do Ceará pelo Governo do Estado, por meio do Prêmio Referência Social (2023 e 2024). A solenidade aconteceu nesta terça-feira (22/07), em Fortaleza, sendo conduzida pelo governador Elmano de Freitas, a vice-governadora e secretária da Proteção Social, Jade Romero, e reuniu representantes dos 49 municípios cearenses com os melhores índices na área.

Eduardo Bolsonaro ataca governador de Minas e ex-ministros do pai

Romeu Zema, Tereza Cristina e Marcos Pontes foram os novos alvos do deputado licenciado (Foto: Reprodução/Facebook)

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) realizou investidas contra aliados. Ele rebateu as críticas que o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo). O parlamentar disse ontem que o mineiro está defendendo "sua turminha da elite financeira" ao criticar a taxação anunciada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, aos produtos brasileiros.

Brasil aposta no multilateralismo contra as "tarifas arbitrárias", por Luiz Carlos Azedo

O chanceler Mauro Vieira comanda o Ministério das Relações Exteriores (Foto: Valter Campanato)

Menos alegoria de mão e mais samba no pé. É isso que o Brasil precisa fazer para enfrentar a crise diplomática e comercial com os Estados Unidos. O Ministério das Relações Exteriores (MRE), sob o comando do chanceler Mauro Vieira, acerta ao apostar no multilateralismo como linha de resistência às tarifas arbitrárias impostas por Donald Trump. Não será suficiente para conter a pressão de Washington e proteger a soberania nacional, mas é importante externamente, porque mobiliza uma ampla coalizão de países prejudicados pelo tarifaço. E internamente, porque em torno de uma saída diplomática, em vez da escalada do confronto, há amplo consenso político nacional.

23 de julho de 2025

As contradições do clã Bolsonaro, por Érico Firmo

As movimentações dos Bolsonaro depois das denúncias em investigação são bastante sérias (Foto: Reprodução/Facebook)

As medidas decretadas por Alexandre de Moraes contra Jair Bolsonaro (PL) são implacáveis, certamente. Respeitáveis juristas consideram haver exagero, mas muitos concordam que as cautelares foram a maneira encontrada para não haver a prisão do ex-presidente, com a comoção que causaria.

OAB repudia sanções de Trump e reafirma defesa da soberania nacional

A nota também pontua que os Poderes e autoridades brasileiras têm autonomia para decidir sobre questões internas e pede que os princípios constitucionais sejam resguardados. (Foto: Raul Spinassé)

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), junto ao Colégio de Presidentes das Seccionais, divulgou nota em que manifesta “enorme preocupação” com os recentes desgastes diplomáticos e jurídicos entre Brasil e Estados Unidos. A entidade repudiou “com veemência” as sanções impostas pelo governo norte-americano contra a economia brasileira e contra cidadãos nacionais, entre eles autoridades do Judiciário, integrantes do Ministério Público, empresários e trabalhadores.

22 de julho de 2025

Mais de 90 famílias rurais de Altaneira recebem títulos de terra

O ato foi realizado na Câmara Municipal de Altaneira (Foto: Wanderson Morais)

93 famílias rurais de Altaneira receberam seus títulos de propriedade rural na última terça-feira (15/07), em cerimônia realizada na Câmara Municipal, com a presença da prefeita Késia Alcântara, o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Cier Bastos, o superintendente do Instituto do Desenvolvimento Agrário (Idace), João Alfredo, vereadores, lideranças comunitárias e secretários municipais.

A aliança de oposição acabou?

André Fernandes é a principal voz do bloco de oposição (Foto: Aurélio Alves)

André Fernandes disse que o PL terá candidato próprio e não irá apoiar Ciro Gomes ou Roberto Cláudio a governador. Nos últimos meses, toda a articulação entre PL, União Brasil e os dissidentes do PDT tem sido para formar uma chapa unificada. Em princípio, o PL lançaria Alcides Fernandes a senador. Essa seria a cota do partido. A vaga de governador tinha como cotados, até agora, o ex-prefeito Roberto Cláudio, a caminho do União Brasil; o ex-ministro Ciro, aparentemente de saída do PDT, provavelmente rumo ao PSDB, e Eduardo Girão (Novo). Para a outra vaga de senador, personagens do PL se lançaram e o Novo apresentou o general Guilherme Theophilo. Mas, na sexta-feira, 18, André disse que o PL disputa o governo. Ele quer unir a oposição. Mas com o PL na cabeça. Sem abrir mão da candidatura de Alcides.

Guerra tarifária vai começar quando eu der uma resposta a Trump, diz Lula

Lula e Boric em Santiago no Chile (Foto: Ricardo Stuckert)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou ontem (21/07) que o Brasil não está em uma guerra tarifária com os Estados Unidos. Segundo ele, a relação vai escalar a tal ponto quando ele responder ao presidente americano, Donald Trump, se ele "não mudar de opinião".

21 de julho de 2025

Altaneirense é Campeão na Terceira Etapa do Campeonato Cearense de XCM

Adeilton no Pódio do Desafio Araras em Varjota (Foto: Reprodução/Instagram)

Realizou-se na manhã de ontem (20/07) no município de Varjota na região Norte do Ceará a terceira etapa do Campeonato Cearense de MTB/XCM. O Desafio MTB Araras foi organizado pela Secretaria Municipal de Esporte e Juventude, com supervisão da Federação Cearense de Ciclismo (FCC).

PL ameaça união da oposição em 2026 no Ceará

Roberto Claudio e Eduardo Girão contavam com o apoio do PL de André Fernandes para a disputa do Governo do Ceará (Foto: Reprodução/Facebook)

A declaração ao O POVO do deputado federal André Fernandes (PL), que assume em agosto a presidência estadual do Partido Liberal, afirmando que o PL terá candidaturas próprias ao Governo do Estado e ao Senado em 2026, foi o suficiente para que a união da oposição no Ceará ficasse abalada.

Lula e Alckmin definem estratégias para enfrentar pressão Trump

Lula embarcou para o Chile, para fazer a articulação política, enquanto Alckmin segue coordenando as negociações para impedir a taxação (Foto: Ricardo Stuckert)

A menos de duas semanas para o prazo final do tarifaço de 50% sobre os produtos nacionais, estabelecido pelo governo Donald Trump, dos Estados Unidos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está em Santiago, no Chile, para intensificar a articulação global em torno da defesa da democracia e da preservação da soberania, enquanto o presidente em exercício e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, reforça as conversas com os empresários.

20 de julho de 2025

Jair Bolsonaro num beco sem saída, por Henrique Araújo

Bolsonaro conduzido para colocar tornozeleira em Brasília (Foto: Victor Júnior)

Seja por que ângulo se veja a contenda entre Donald Trump e o governo do Brasil, é difícil supor que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) possa se beneficiar política ou juridicamente, a exemplo do que talvez pretendesse sua estratégia quando gestada pela usina de trapalhadas que é a mente do deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro.

19 de julho de 2025

Lula inaugura trecho da Transnordestina no Cariri

Lula na locomotiva da Transnordestina em Missão Velha (Foto: Ricardo Stuckert)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou na tarde de ontem (18/07) da cerimônia de inauguração de trecho da Transnordestina em Missão Velha na região do Cariri cearense. Lula assegurou ainda que não faltará dinheiro para concluir a ferrovia. Durante o evento, o presidente anunciou mais R$ 1,4 bilhão. Ele, no entanto,  reconheceu que as obras já deveriam estar concluídas

18 de julho de 2025

Lula diz que Trump não foi eleito "imperador do mundo"

Lula também discursou no 60º Congresso da UNE em Goiânia (Foto: Ricardo Stuckert)

Em entrevista à CNN Internacional, veiculada ontem (17/07) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi eleito para o governar o país dele, e não ser o "imperador do mundo".

Ambientalistas pressionam pelo veto de Lula ao "PL da devastação"

Segundo Márcio Astrini, do Observatório do Clima, a sociedade civil está mobilizada pelo veto presidencial ao projeto (Foto: Deisy Serena)

Aprovado na madrugada de ontem (17/07) pela Câmara dos Deputados, o PL 2159/21, que estabelece a Lei Geral do Licenciamento Ambiental, gerou forte reação de especialistas, ambientalistas e juristas. Eles veem a medida como o maior retrocesso ambiental em décadas.

17 de julho de 2025

Trump quer destruir Bolsonaro, só pode, por Érico Firmo

Bolsonaro disse que é "apaixonado por Trump", mas Trump disse que "não é amigo de Bolsonaro" (Foto: Jim Watson)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que não é amigo de Jair Bolsonaro (PL). "É alguém que conheço". Foi quase: "Já vi passando na rua" ou "peguei ônibus com ele". A intenção era fazer uma defesa, dizer que não era por afinidade pessoal que agia — embora esteja evidente se tratar, sim, de convergência política. Mencionou a honestidade do aliado, disse ser alguém que defende os interesses dos brasileiros. Falou que o ex-presidente brasileiro era um negociador muito duro. Ave Maria, pense num cara que colocou o americano contra a parede. Eu gostaria de ver os resultados dessa incisiva postura diplomática de que ele falou.

Soberania une Poderes, que buscam negociação sobre tarifaço

Com Motta e Alckmin, Alcolumbre garantiu que o Congresso apoiará o governo nas negociações contra o tarifaço (Foto: Reprodução/Instagram)

O encontro entre Geraldo Alckmin, Davi Alcolumbre e Hugo Motta, ontem, serviu para selar a união entre o governo e o Congresso em torno da defesa da soberania nacional e, também, para reforçar que a saída contra o tarifaço de Donald Trump deve ser pela negociação. O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) reuniu-se com os presidentes do Senado e da Câmara não apenas para analisarem os passos a serem dados, mas, também, para avaliarem a nova arremetida dos Estados Unidos por meio de uma investigação que apura se políticas e práticas adotadas pelo Brasil restringem ou prejudicam o comércio norte-americano. Além disso, foram divulgados, também ontem, detalhes da carta conjunta do MDIC e do Ministério das Relações Exteriores (MRE), remetida às autoridades dos EUA, na qual o governo manifesta "indignação" com a taxação, explicita a intenção de dialogar e frisa que os 50% impostos aos produtos brasileiros prejudicarão o comercio bilateral.

16 de julho de 2025

"Gente insatisfeita numa aliança faz parte" afirma Elmano

Evandro em entrevista à Rádio O Povo/CBN (Foto: Fábio Lima)

A pouco mais de um ano das eleições de 2026, o governador Elmano de Freitas (PT) prega cautela para definir a chapa majoritária e os candidatos ao Senado Federal pelo bloco da situação estadual. Porém, ele entende que é normal que deixem pessoas insatisfeita.

"Não é movimentação de agora que vai decidir que alguém é candidato", diz Elmano

Elmano concedeu entrevista ao jornal O Povo (Foto: Fábio Lima)

Em meio à intensa movimentação pré-eleitoral no Ceará, o governador Elmano de Freitas (PT) diz que seria um erro antecipar decisões sobre 2026. São muitos os líderes e agremiações políticas de olho principalmente nas duas vagas que estarão em disputa pelo Estado no Senado. A vaga de vice-governador na provável chapa de Elmano à reeleição é também alvo da cobiça.

Governo e agropecuaristas apostam em negociação contra tarifaço dos EUA

Empresários do agro participam de reunião com Alckmin e ministros (Foto: Cadu Gomes)

O discurso de defesa pela negociação por vias diplomáticas e empresariais com os Estados Unidos foi consensual na reunião entre o vice-presidente e o ministro de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), Geraldo Alckmin, ministros do governo e 20 empresários da agropecuária brasileira. O encontro, realizado na tarde desta terça-feira (15/7), no Mdic, em Brasília, teve como tema estratégias para a economia brasileira lidar com o anúncio de taxação de 50% a produtos brasileiros, feito na semana passada pelo presidente Donald Trump.

15 de julho de 2025

Altaneira ganha novo transporte para Saúde

Prefeita Késia com a secretária de Saúde e servidores municipais (Foto: Wanderson Morais)

Altaneira ganhou um reforço na frota municipal para o deslocamento em saúde nesta segunda-feira (14/07) com a entrega de uma nova van para atender os pacientes em tratamento e atendimento na Policlínica Regional do Crato. A entrega foi realizada durante a cerimônia de ampliação do Centro Especializado em Reabilitação (CER IV) da Policlínica, que contou com a presença do governador Elmano Freitas, da secretária estadual de Saúde Tânia Coelho e de gestores municipais, como a prefeita de Altaneira Késia Alcântara e o prefeito de Assaré, Libório Leite, também presidente do Consórcio de Saúde Público de Saúde da Microrregião.

Governador do Ceará reúne setor produtivo para debater tarifas de Trump

Elmano em reunião os presidentes da Fiec e Faec, além de outros empresários de setores afetados (Foto: Hiane Braun)

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), reuniu nesta segunda-feira, 14, representantes dos setores produtivos para mensurar impactos caso a tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos aos produtos brasileiros seja implementada a partir de 1º de agosto.

Lula assina decreto que regulamenta Lei da Reciprocidade

O decreto estabelece os procedimentos para aplicação da lei aprovada pelo Congresso Nacional em abril (Foto: Ricardo Stuckert)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou ontem (14/07) o decreto que regulamenta a Lei da Reciprocidade, norma que autoriza o Brasil a reagir de forma proporcional a barreiras comerciais e ambientais impostas por outros países. A medida chega em meio à tensão gerada pela decisão do governo dos Estados Unidos, liderado pelo presidente Donald Trump, de aplicar uma tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros.

14 de julho de 2025

Expocrato 2025 é aberta com projeção de R$ 140 milhões em negócios

Governador Elmano discursa na abertura da Expocrato 2025 (Foto: Yago Pontes)

A 72ª edição da Expocrato foi oficialmente aberta, ontem, no município do Crato, região do Cariri cearense. Realizada no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti, a feira é considerada a maior do setor agropecuário no Norte e Nordeste e tem previsão de movimentar R$ 140 milhões em negócios até o encerramento no próximo domingo (20/07).

"Mexeu com o país errado": brasileiros invadem as redes de Trump

O casal Trump tornou-se alvo de um protesto em massa dos brasileiros (Foto: Samuel Corum)

A imposição de uma tarifa de 50% sobre produtos anunciada por Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, desencadeou uma onda de protestos virtuais liderada por brasileiros nas redes sociais do presidente norte-americano e da mulher, Melania Trump. A medida veio acompanhada de uma carta endereçada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na qual Trump classificou o julgamento de Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF) como uma "caça às bruxas" e uma "desgraça internacional".

13 de julho de 2025

Tarifas de Trump são uma afronta à soberania

 Para especialista a decisão de Trump é baseada em razões políticas (Foto: Yuri Gripas)

A ameaça dos EUA de impor tarifas de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto é um golpe direto à economia, à soberania nacional, mas também é uma tentativa desarrazoada - mais uma - de impor uma nova ordem mundial a partir de interesses próprios do presidente americano, Donald Trump.

12 de julho de 2025

Conspiradores, chantagistas e subservientes,

Eduardo, Bolsonaro e Tarcisio com boné do Trump (Foto: Reprodução/Facebook)

Mesmo com um presidente tão heterodoxo quanto Donald Trump, os Estados Unidos não taxariam o Brasil da maneira como o fizeram se os interesses deles não estivessem em jogo em questões como Brics, dólar e big techs. Porém, existe uma articulação de meses e meses empreendida pelo bolsonarismo para atingir as autoridades do Estado brasileiro. O foco prioritário, de forma absoluta, é Alexandre de Moraes, mas o governo Lula vem num distante segundo lugar. Evidente que não é possível atingi-los — principalmente o Governo Federal — sem colocar o Brasil como alvo.

Governo e agro brasileiro buscam saídas contra o tarifaço dos EUA

Presidente Lula e o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, querem a presença dos empresários do setor para buscas de novos mercados (Foto: Ricardo Stuckert)

O governo federal começa a fazer movimentos para trazer um segmento da economia tradicionalmente apoiadora do ex-presidente Jair Bolsonaro, o agronegócio, para perto, a fim de, juntos, fecharem propostas capazes de suspender o tarifaço de 50% imposto por Donald Trump às exportações brasileira para os Estados Unidos. À frente dessa estratégia, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, que quer a presença dos empresários do setor ao lado dele no esforço de, também, buscar novos mercados.

11 de julho de 2025

Bolsonaro foi o pior presidente para o Brasil e agora é o pior ex, por Érico Firmo

O ex-presidente e a família são considerados os responsáveis pela taxação de Trump ao comercio do Brasil (Foto: Breno Carvalho)

Jair Bolsonaro (PL) soma motivos para ser considerado o pior presidente que o Brasil já teve. Todo governo tem acertos e erros, e a maioria pendeu mais para a avaliação negativa que para a positiva, inclusive este de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Mas o governo Bolsonaro foi uma coisa diferente. Foi disfuncional. Não chegava a atender os requisitos para ser considerado um governo ou um presidente. Não é por acaso que foi o único na função a tentar a reeleição e não conseguir, apesar do derrame de dinheiro.

Lula sobre Trump: se diálogo falhar, haverá reciprocidade

Lula afirmou que convocará empresários dos principais setores afetados para pressionar os americanos (Foto: Ricardo Stuckert)

Em entrevistas ao Jornal da Record e ao Jornal Nacional, ontem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou que o Brasil não se curvará aos ataques de Donald Trump, que ameaçou taxar em 50% as exportações para os Estados Unidos, caso o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), não seja interrompido, e por causa de um “desequilíbrio comercial” entre os países — como imagina o presidente norte-americano. Segundo Lula, a carta endereçada a ele é “absurda” e atesta o total desconhecimento de Trump sobre o comércio bilateral de Brasil e EUA.

10 de julho de 2025

Lula cobra respeito a Trump e reitera taxação recíproca

Lula disse que a carta enviada por Trump ao governo brasileiro é “absurda” (Foto: Ricardo Stuckert)

O presidente  Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cobrou respeito nesta quinta-feira (10/7) ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao Brasil e ao Judiciário, em resposta à tarifa de 50% anunciada ontem (9) pelo republicano contra produtos brasileiros.

Imprensa internacional destaca crise entre Estados Unidos e Brasil

Lula reage ao tarifaço de Trump afirmando que "Brasil não aceita tutela" (Foto: Reprodução/Instagram)

Os principais jornais estrangeiros destacaram o confronto dos Estados Unidos com o Brasil. A decisão do governo Donald Trump de sobretaxar os produtos brasileiros em 50% e acusar a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de "caça às bruxas" contra seu antecessor Jair Bolsonaro virou manchete no The Guardian, do Reino Unido, no El País, da Espanha, El Clarín e La Nación, da Argentina, e nos norte-americanos The Washington Post e The New York Times.

9 de julho de 2025

Elmano e Evandro celebram eleição no PT e saúdam diferenças internas

Elmano e Evandro na Praça do Ferreira em Fortaleza (Foto: Fábio Lima)

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), disse estar feliz, após o Processo de Eleições Diretas (PED) do PT no último domingo, 6, e destacou que o pensamento plural dentro do partido é a "maior riqueza" histórica da sigla. No Ceará, saíram vitoriosos Antonio Alves Filho, o Conin, reeleito presidente estadual; e o ex-deputado estadual Antônio Carlos, que vai dirigir o PT de Fortaleza.

8 de julho de 2025

Bancada do PT ignora eleições direta do partido em Altaneira

Vereadores Júnior, Nonato e Gean na sessão de ontem (Foto: Marcos Lima)

A Câmara Municipal de Altaneira realizou na noite de ontem (07/07) a última sessão ordinária do primeiro semestre da atual legislatura. Na pauta, dentre outros temas o projeto de lei das diretrizes orçamentárias, sem a deliberação sobre a LDO os parlamentares não entram recesso do meio do ano.

O que mudou no PT, por Érico Firmo

Sede do Partido dos Trabalhadores em Fortaleza (Foto: Daniel Galber)

As eleições para as direções do PT definem quem irá comandar o partido nas eleições do ano que vem. Será um momento crucial na história do partido. Deverá ser a última disputa com Lula como candidato, isso se ele de fato concorrer. Já há algum tempo, os responsáveis por comandar a sigla não são as principais figuras públicas, com votos e mandatos. Em geral, esses que, de fato, dão as cartas, designam aliados para tocar a burocracia da máquina.

Alternativa ao dólar é ponto sem volta, afirma Lula

Foto oficial da Cúpula dos Brics (Foto: Ricardo Stuckert)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, ontem, no fechamento da cúpula do Brics, que a adoção de moedas locais em vez do dólar para as transações comerciais é uma tendência em desenvolvimento e uma evolução sem volta. Salientou, porém, que trata-se de um projeto de longo prazo, que pode servir de alicerce para, futuramente, o grupo ter uma moeda própria — um projeto que é defendido pelo Brasil, pela China e pela Rússia.