16 de novembro de 2025

Oposição 2, governo 0, democracia 1000, por Guálter George

Prefeito Roberto Filho do Iguatu e Gledson Bezerra do Juazeiro (Foto: Reprodução/Facebook)

Glêdson Bezerra, do Podemos, e Roberto Costa Filho, do PSDB, são dois prefeitos de oposição, comandam municípios (Juazeiro do Norte e Iguatu, respectivamente) incluídos entre os 10 mais importantes do Ceará e, na sexta-feira, enfrentaram um mesmo desafio: escapar de tentativas de cassação dos seus mandatos em julgamentos que aconteceram na sequência, durante sessão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

15 de novembro de 2025

Oposição obtém vitórias de peso na Justiça Eleitoral

Gledson é prefeito de Juazeiro e Roberto Filho comanda o Iguatu (Foto: Reprodução/Instagram)

Após meses de reviravoltas, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) decidiu ontem pela improcedência da ações que pediam a cassação dos prefeitos de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra (Podemos), e de Iguatu, Roberto Filho (PSDB). Atualmente, os municípios são as duas principais máquinas municipais comandadas pela oposição no Ceará. Caso de Iguatu acabou ganhando caráter surpreendente, com direito a empate inédito no pleno do TRE-CE. Atualmente desfalcado em um membro, a Corte acabou "rachando" no caso com três votos pela condenação e outros três pela condenação de Roberto Filho e seu vice, Francisco das Frutas (PSDB). Diante do impasse, o pleno definiu pela manutenção do resultado das eleições.

14 de novembro de 2025

Crato inaugura o maior monumento de Nossa Senhora de Fátima do mundo

A Diocese de Crato estuda a possibilidade de transformar o local em santuário (Foto: Carlos Maxuel)

O município do Crato, no Cariri cearense, inaugurou na noite de ontem (13/11) o maior monumento dedicado a Nossa Senhora de Fátima do mundo, com 54 metros de altura, localizado no Barro Branco. A inauguração reuniu milhares de pessoas e foi marcada por uma programação religiosa e cultural.

Para Marina Silva, COP30 marca um novo ciclo de integração ambiental

A ministra Marina ressaltou que a expectativa é de ampliar ações conjuntas entre áreas protegidas dos países amazônicos (Foto: Marcelo Câmara)

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, afirmou nesta quinta-feira (13/11), que a retomada da Comissão de Ministros de Meio Ambiente da Amazônia marca um novo ciclo de integração sustentável entre os países da região. A declaração foi dada durante coletiva de imprensa na Zona Azul da COP30, em Belém.

13 de novembro de 2025

Glêdson e Tarso esperam desfecho positivo de julgamento no TRE

Prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra e seu vice Tarso Magno (Foto: Thiago Sousa)

Após o adiamento do julgamento sobre ação de cassação no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), o prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra (Podemos), afirmou que espera um desfecho positivo para o caso. A votação será retomada na próxima sexta-feira, 14.

O julgamento foi interrompido após pedido de vistas do desembargador Emanuel Leite. O relator do caso, Leonardo Roberto Oliveira, votou para cassar o prefeito e o vice, Tarso Magno (PP).

“O doutor Emanuel pediu vistas para poder emitir o seu voto com mais segurança. E eu acredito que na sexta-feira, se Deus quiser, vai ser colocado um ponto final", disse Glêdson.

O relator acompanhou a decisão do juiz de primeira instância, Gustavo Henrique Cardoso, da 27ª Zona Eleitoral. A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) envolve supostos gastos ilícitos de campanha e prática de abuso de poder político e econômico.

A acusação se refere a uma suposta distribuição de aparelhos auditivos, próteses dentárias e cestas básicas durante período eleitoral de 2024. O advogado que representa o prefeito, Damião Tenorio, disse que a cassação de Glêdson em primeira instância foi a decisão mais "medonha, teratológica e estapafúrdia da história da Justiça Eleitoral do Ceará".

Ministério Público Eleitoral do Ceará recomendou ao TRE a anulação da decisão que cassou os diplomas do prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, e do vice, Tarso Magno. O parecer foi emitido pela Procuradoria Regional Eleitoral auxiliar, que avaliou não haver provas suficientes para sustentar a condenação de primeiro grau.

Publicado originalmente no portal O Povo +

Leia também:

Juazeiro do Norte: relator vota para cassar prefeito Glêdson

 

Senado aprova recondução de Paulo Gonet à PGR

Na CCJ Paulo Gonet defendeu a atuação técnica da PGR (Foto: Waldemir Barreto)

O Plenário do Senado aprovou, ontem, por 45 x 26, a recondução de Paulo Gonet ao comando da Procuradoria-Geral da República (PGR) até o fim de 2027. A votação, realizada de forma secreta, exigia pelo menos 41 votos favoráveis. Nos bastidores do Senado, porém, comentava-se que o resultado serviria de termômetro para a indicação do Palácio do Planalto para o futuro ocupante da 11ª cadeira do Supremo Tribunal Federal (STF). Sobretudo depois de uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) que teve momentos de hostilidade a Gonet e exigiu que o presidente do colegiado, senador Otto Alencar (PSD-BA), interviesse para baixar a fervura.

12 de novembro de 2025

Prefeitos de Juazeiro e Iguatu correm riscos de cassação no TRE

Os prefeitos Gledson Bezerra e Roberto Filho afirmaram que continuam confiantes na Justiça Eleitoral (Foto: Reprodução/Instagram)

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) suspendeu na tarde de ontem (11/11), por pedido de vistas, julgamento de recursos que podem culminar na cassação dos prefeitos Glêdson Bezerra de Juazeiro do Norte e Roberto Costa Filho de Iguatu. Ambos foram alvos de ações de investigações judiciais eleitorais promovidas pelas coligações derrotadas nos pleitos de 2024.

Mudança climática e longevidade têm desafios parecidos, dizem especialistas

Estudos mostram que as mudanças climáticas são uma das maiores ameaças à saúde pública neste século (Foto: Wilton Júnior)

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) levantou a discussão sobre o envelhecimento da população em um ritmo muito mais rápido do que os países desenvolvidos e em desenvolvimento. Esse é um problema que o governo precisará se preocupar, assim como as mudanças climáticas, que exigem maior proteção aos riscos, tanto do envelhecimento da população quanto do aumento da frequência de desastres climáticos devido ao aquecimento global. Foi esse o tema do debate do segundo dia de eventos da Casa do Seguro, em paralelo à 30ª Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre mudanças climáticas (COP30).

11 de novembro de 2025

Câmara de Altaneira aprova Contas de Governo de 2023

 Plenário da Câmara Municipal de Altaneira (Foto: Marcos Lima)

Em Sessão Ordinária realizada na noite de ontem 910/11) a Câmara Municipal de Altaneira, aprovou, por maioria o Projeto de Decreto Legislativo, que mantém o parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, o qual opina pela regularidade, com ressalvas, das Contas de Governo referente ao exercício financeiro de 2023.

Voto do vereador Paulo Robson em relação as Contas de Governo do ano de 2023

O vereador Paulo apresentou vários pontos que justificava a desaprovação das contas do ex-prefeito (Foto: Marcos Lima)

Na Sessão Ordinária realizada na noite de ontem (10/11) a Câmara Municipal de Altaneira aprovou as contas de Governo alusivo ao exercício financeiro de 2023, de responsabilidade do ex-prefeito, Dariomar Rodrigues (PT). Por maioria o plenário da Casa manteve o Parecer Prévio do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE). O vereador Paulo Robson, mais uma vez, fez uma declaração de voto, vejamos na íntegra: