21 de janeiro de 2021

Mais uma altaneirense vacinada contra COVID-19

Aline Nogueira residente atualmente em Jaraguari-MS (Foto: reprodução/Facebook)

A farmacêutica altaneirense Aline Nogueira também foi vacinada ontem (20/01). Residente e servidora do Município de Jaraguari no Mato Grosso do Sul, Aline foi vacinada na unidade local do Programa Saúde da Família. A segunda dose da vacina em Jaraguari foi programada para o dia 05/02.

Com atraso, secretário de Saúde anuncia início da vacinação em Altaneira

Após várias críticas de profissionais da área o secretário Municipal de Saúde de Altaneira, vereador Júnior Paulino, lançou nota nas redes sociais na tarde de ontem (20/01) informa que a vacinação contra a Covid19 será iniciada na tarde de hoje na sede da Secretaria.

Presidente da Câmara e governadores tentam destravar insumos para a vacina

 Rodrigo Maia se reuniu com o embaixador da China no Brasil  para contornar o atraso da chegada do Insumo Farmacêutico Ativo (Foto: Najara Araujo)


Na falta de uma ação efetiva do governo federal contra as dificuldades que ameaçam interromper a vacinação contra a covid-19 no Brasil, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e os governadores fizeram, ontem, movimentos para tentar destravar a importação de imunizantes e a chegada de cargas de princípio ativo para que os fármacos possam ser fabricados no país. Enquanto o deputado se reunia com o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, para contornar o atraso da chegada do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) para os imunizantes replicados pelo Instituto Butantan e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), os representantes dos estados protocolaram ofício ao presidente Jair Bolsonaro cobrando um diálogo diplomático com o governo de Pequim para assegurar a importação dos insumos para a produção dos fármacos.

20 de janeiro de 2021

Dra. Ana Flávia é a primeira altaneirense a ser vacinada contra a COVID-19

Dra. Ana Flávia foi vacinada na cidade de Tarrafas (Foto: Reprodução/Instagram)

A altaneirense Ana Flávia Lima compartilhou na rede social Instagram na tarde de hoje (20/01) uma imagem recebendo a vacina contra a COVID-19. Médica do Programa Saúde da Família no Município de Tarrafas. Lá os profissionais da atenção básica foram incluídos entre as prioridades das prioridades.

Profissionais questionam secretário de Saúde em anuncio do Plano de Vacinação em Altaneira

Secretário de Saúde entre duas profissionais sem portarias (Foto: Divulgação/Instagram)

Em transmissão pela rede social Instagram na tarde de ontem (19/01) o secretário municipal de Saúde, Junior Paulino, acompanhado de duas profissionais apresentadas como Maria Dayane Leite de Lima (Coordenadora de Atenção primária) e Ana Deyva Ferreira dos Santos (Coordenadora de Epidemiologia) apresentou o que seria planejamento da vacinação contra o coronavírus no município.

Comissão Permanente da Câmara Municipal de Altaneira é instalada, mas nomes do Presidente e Relator não foram informados

Membros da Comissão Permanente da Câmara de Altaneira (Foto: Divulgação/CMA)

Os membros nomeados para compor a Comissão Permanente da Câmara Municipal de Altaneira se reuniram na manhã de ontem (19/01) pela primeira vez na atual Legislatura. O Regimento Interno da Casa determina que na primeira reunião sejam eleitos o presidente, relator e secretário da Comissão, mas a nota publicada no portal do Legislativo não traz esta informação.

Câmara Municipal de Altaneira custará mais de um milhão de reais em 2021

Foi publicado na edição de ontem (19/01) do Diário Oficial dos Municípios do Estado do Ceará decreto do prefeito municipal, Dariomar Rodrigues (PT), fixando em R$ 1.104.603,81 (um milhão, cento e quatro mil, seiscentos e três reais e oitenta e um centavos) o valor duodécimo a ser repassado a Câmara Municipal de Altaneira no exercício financeiro de 2021.

19 de janeiro de 2021

Altaneirenses reclamam da iluminação pública na cidade

Ruas e Praças estão sem iluminação pública em Altaneira (Fotos: Reprodução/WhatsApp)

Na noite de ontem o blogueiro Junior Carvalho compartilhou no grupo de WhatsApp do Blog de Altaneira duas imagens da Rua Carneiro de Almeida na completa escuridão, uma das imagens mostra o poste com as luzes apagadas. “O retrato de Altaneira”, escreveu o blogueiro.

Vacinação contra Covid-19 começa no Ceará

Uma técnica de enfermagem foi a primeira pessoa vacinada contra COVID-19 no Ceara (Foto: Aurelio Alves)

O Ceará começou a vacinação contra a Covid-19, com a CoronaVac ainda na noite de ontem (18/01). Ao longo dos últimos dez meses, o mundo acompanha trágicos indicadores: novos infectados, mortos, taxa de reprodução do vírus, taxa de mortalidade, ocupação de leitos. Não obstante o árduo caminho que ainda deve ser percorrido no enfrentamento à pandemia, o Ceará começou uma contagem de esperança. A primeira imunizada no Estado foi a técnica de enfermagem Maria Silvana Souza Reis, 51, que atua no Hospital Estadual Leonardo da Vinci (HELV) desde o início da pandemia.

"Vacina é do Brasil, não é de nenhum governador", diz Bolsonaro

Presidente chegou a chamou CoronaVac de "vacina chinesa do João Doria" (Foto: Sérgio Lima)

O presidente Jair Bolsonaro falou ontem (18/01) pela manhã a apoiadores sobre a aprovação de uso emergencial por parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de duas vacinas contra a covid-19.

STF destaca que não impediu Bolsonaro de combater pandemia de covid-19

Imagem compartilhada no Twitter pela pela Secretaria de Comunicação Social do STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) destacou que a decisão tomada pela Corte, em abril do ano passado, sobre a competência da União, estados e municípios na adoção de medidas sanitárias, não impede que o governo federal atue no combate à pandemia de covid-19. A afirmação de que o presidente Jair Bolsonaro teve seus poderes de combate à doença restritos circula pela internet. O próprio chefe do Executivo chegou a fazer afirmações do tipo, por diversas vezes. 

18 de janeiro de 2021

"Temos vacina": Anvisa decide por unanimidade

Antonio Barra Torres defendeu o uso de máscaras mesmo após o início da vacinação (Foto: Divulgação/ANVISA)

"Temos vacina", afirmou o diretor-presidente da Anvisa, médico e contra-almirante Antonio Barra Torres, ao proferir o último voto favorável ao uso emergencial das vacinas Coronavac e a farmacêutica AstraZeneca. Após mais de cinco horas da reunião que começou pouco mais das 10h10 da manhã e terminou às 15h20min, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, por unanimidade ontem (17/01) o uso emergencial da Coronavac e da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca.

Diretores da ANVISA defendem ciência

 

Reunião extraordinária da Diretoria Colegiada da Anvisa (Foto: Divulgação/Anvisa)

Nos pareceres e votos que embasaram a aprovação do uso emergencial das vacinas Coronavac e de Oxford ontem, servidores e diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em contraponto ao presidente Jair Bolsonaro e ao ministro Eduardo Pazuello, defenderam a ciência e a segurança das vacinas e refutaram a existência de tratamento precoce contra a covid - defendida pelo Ministério da Saúde e por Bolsonaro com base em medicamentos comprovadamente ineficazes, como a hidroxicloroquina.