11 de janeiro de 2026

Os Campeões das 70 Etapas de XCO na Trilha Sítio Poças em Altaneira

Ruan Jacinto, Higor Gomes e Dhiogo Correia conquistaram quase 65% das vitórias em etapa no XCO do MTB Altaneira (Fotos: Equipe UltraRadical  

Desde 2014, quase 600 ciclistas participaram das 70 etapas de XCO realizadas na Trilha Sítio Poças em Altaneira, Ceará, mas apenas 19 conseguiram vencer pelo menos uma etapa da competição.

Profetas da Chuva esperam "inverno intermediário" no Sertão do Ceará em 2026

A vice-governadora Jade Romero prestigia o evento que celebra a cultura sertaneja e a leitura da natureza  (Foto: Samuel Setúbal)

O céu, o canto dos animais, o comportamento das plantas e até o trabalho das formigas voltaram a ser observados com atenção neste sábado, 10, durante o 30º Encontro dos Profetas da Chuva, realizado no Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus Quixadá, no Sertão Central.

O plano da oposição para voltar com a dosimetria

Sóstenes Cavalcante, Paulinho da Força e Rogério Marinho são os líderes da resistência em defesa dos golpistas (Foto: Reprodução/BA/Redes Sociais)

A oposição ao governo Lula transformou o veto integral ao projeto de lei da Dosimetria em seu principal instrumento de pressão política para a retomada dos trabalhos do Congresso. Nos corredores da Câmara e do Senado, o clima é de mobilização permanente. Líderes de partidos como PL, Republicanos e setores do Centrão já tratam a derrubada do veto como uma "missão de honra" para marcar o início do ano legislativo e impor uma derrota simbólica ao Planalto.

10 de janeiro de 2026

As 10 mais visualizadas no BA em 2025

No décimo quinto ano do Blog de Altaneira foram 764 postagens publicadas, sendo quase a metade relacionada a política local. Confira a seguir as 10 mais visualizadas em 2025:

Ivo Gomes diz que ainda não é oposição a Elmano

Ivo também avaliou que não haveria espaço para ele no bloco governista (Foto: Reprodução/Instagram)

No terceiro dia de entrevistas a veículos de comunicação de Sobral, o ex-prefeito Ivo Gomes (PSB) disse que ainda não é oposição ao governador Elmano de Freitas (PT), mas que pode vir a ser. Ele afirmou que, independentemente do alinhamento dos irmãos, não será visto "encangado" nem com Capitão Wagner e nem com o deputado Moses Rodrigues, ambos do União Brasil; este último de grupo político rival ao dele em Sobral.

Governa celebra acordo histórico entre Mercosul e União Europeia

Em comunicado oficial, o presidente Lula destacou ser "Dia histórico para o multilateralismo" (Foto: Ricardo Stuckert)

O governo federal celebrou, nesta sexta-feira, o avanço do acordo de livre-comércio entre Mercosul e União Europeia (UE), negociada há mais de 25 anos e aprovado pela maioria das 27 nações que compõem o Conselho Europeu. A decisão foi vista como uma vitória do multilateralismo, já que o tratado serve de contraponto às medidas protecionistas impostas, especialmente, pelos Estados Unidos, incluindo o tarifaço unilateral. Esse será o maior acordo comercial entre blocos do mundo.

9 de janeiro de 2026

Lewandowski se despede do Ministério da Justiça

Num dos últimos atos à frente do Ministério da Justiça, Lewandowski participou da cerimônia em defesa da democracia, no Palácio do Planalto (Foto: Ricardo Stuckert)

Depois de quase dois anos, o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski deixou, ontem, o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Ele comunicou a decisão em reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto, a quem entregou a carta de demissão, antes da cerimônia que marcou os três anos da tentativa de golpe de estado em 8 de janeiro de 2023. Desde o ano passado, Lewandowski pretendia sair do governo, porém, foi convencido a permanecer.

Em nome da democracia, sem anistia a golpistas

A data também foi marcada pelo veto do presidente Lula ao Projeto de Lei da Dosimetria (Foto: Ricardo Stuckert)

O Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF) celebraram, nesta quinta-feira, em cerimônias oficiais, os três anos da vitória das instituições democráticas sobre a ofensiva golpista do 8 de Janeiro. No Executivo, a data foi marcada pelo veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Projeto de Lei (PL) da Dosimetria, aprovado no Congresso para beneficiar os que tentaram subjugar a democracia brasileira, inclusive o ex-presidente Jair Bolsonaro, preso por tentativa de golpe de Estado e outros crimes. A oposição no Parlamento, porém, sustenta que conseguirá derrubar o veto.

8 de janeiro de 2026

A péssima memória de Motta e Alcolumbre

Hugo Motta e Davi Alcolumbre anunciaram que não participarão dos atos em referência aos três anos dos ataques às instituições (Foto: Reprodução/BA/Redes Sociais)

A Presidência da República e o Supremo Tribunal Federal (STF) realizam nesta quinta-feira, 8, atos em Brasília em referência aos três anos dos ataques de 8 de janeiro, que vandalizaram prédios dos Três Poderes na Capital Federal. Curiosamente, os presidentes da Câmara e do Senado, Hugo Motta (PP-AL) e Davi Alcolumbre (União-AP), anunciaram que não participarão dos atos.

8 de janeiro: poderes estremecidos no ato pela democracia

O PT organiza um ato na Praça dos Três Poderes em defesa da democracia e contra qualquer tentativa de anistia (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

O Brasil chega ao terceiro aniversário dos ataques de 8 de janeiro em meio a um novo ciclo de embates políticos e institucionais. No centro da disputa está o Projeto de Lei da Dosimetria, aprovado pelo Congresso em dezembro e que altera regras de cálculo e progressão de penas para crimes contra a democracia. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve vetar integralmente a proposta até segunda-feira, dentro do prazo constitucional de 15 dias úteis, mas aliados indicam que o gesto será feito nesta quinta-feira, na cerimônia no Palácio do Planalto alusiva à data, pelo simbolismo: o dia em que o país relembra a ofensiva de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro aos Três Poderes, a maior investida contra as instituições desde a redemocratização.