13 de abril de 2021

Altaneira registra nona morte por COVID-19

Foi publicado na noite de ontem (12/04) no portal oficial do Governo Municipal o Boletim Informativo registrando a nona morte em decorrência da infecção da Covid19 em Altaneira, mas não consta nenhuma informação sobre o paciente falecido.

No Boletim divulgado consta ainda que Altaneira já registrou 285 casos confirmados e tem 13 casos suspeitos em isolamento domiciliar, mas não existe nenhum paciente em tratamento hospitalar.

Os sete primeiros óbitos por Covid em Altaneira ocorreram no ano passado, sendo dois em outubro, três em novembro, dois em dezembro. A oitava morte foi registrada em 27 de fevereiro de 2021.

Na tarde de hoje foi divulgado um vídeo do secretário municipal de Saúde, vereador Junior Paulino, informando que “o óbito já estava registrado como suspeito e que a paciente era uma senhora de 76 anos”. O secretário se solidariza com a família e reforça as medidas preventivas, como distanciamento social e uso de máscara.

Saiba mais:

 

Altaneira registra oitava morte porCOVID-19

Vereador quer desaprovar contas de Delvamberto e Dedé Pio

Professor Nonato é o relator da Comissão Permanente da Câmara de Altaneira (Foto: Reprodução/Facebook)

Consta como único item da Ordem do Dia da Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Altaneira de amanhã (14/04) o “Projeto de Decreto Legislativo n° 002/2021, rejeitando Parecer Prévio n° 127/2021, do Tribunal de Contas do Estado do Ceará que opinou pela Regularidade com Ressalvas da Prestação de Contas do Governo Município de Altaneira, Exercício Financeiro de 2016”.

Deputado Fernando Santana visita Lagoa de Santa Tereza

Prefeito de Altaneira (de moto sem capacete) recebe deputado Fernando Santana e acompanhantes (Foto: Reprodução/Instagram)

Recebemos uma imagem capturada da rede social Instagram com a legenda de que o prefeito Dariomar Rodrigues (PT) recebeu na manhã de ontem (12/04) a visita do deputado Fernando Santana e que na “pauta a urbanização da Lagoa do município, bem como a retomada de obras importantes para Altaneira”.

Não é para pegar outros, é para livrar a si por Érico Firmo

O senador Kajuru gravou e divulgou conversa não republicana com o presidente Bolsonaro (Foto: Reprodução Facebook)

O diálogo do presidente Jair Bolsonaro com o senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) é estarrecedor da forma escancarada como o presidente demonstra temer uma investigação como pressiona diretamente pela mudança de foco de um inquérito. Sim, inquérito parlamentar é inquérito. É investigação. É papel do Poder Legislativo fiscalizar o Poder Executivo, e a CPI é um dos instrumentos principais. E o presidente agiu para interferir.

Secretário de Saúde do estado diz que "é difícil tomar decisão sem ter apoio federal"

Secretário considera que Brasil errou na estratégia de vacinação: “Chegou tarde” (Foto: Divulgação/Facebook)

O secretário da Saúde do Ceará, Carlos Martins Rodrigues Sobrinho, o Dr. Cabeto, disse que o Estado, em um “mundo ideal”, deveria continuar em lockdown devido ao atual cenário epidemiológico do novo coronavírus. Ele reclamou da falta de apoio do Governo Federal no combate à pandemia, assim como no suporte para que as pessoas consigam cumprir as medidas de isolamento social e impedir a disseminação do vírus.

Planalto age para mudar o foco da CPI da Covid no Senado

Bolsonaro quer a inclusão de governadores e prefeitos na investigação sobre condução da crise sanitária (Foto: Evaristo Sa)

O Planalto mobiliza apoiadores no Senado para tentar dividir com governadores e prefeitos o foco da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, que pretende apurar ações e omissões do governo federal na pandemia — a leitura, no plenário, do requerimento para a instalação do colegiado está prevista para hoje. Além disso, parlamentares governistas buscam criar outras comissões voltadas exclusivamente às medidas adotadas pelos gestores estaduais e municipais no enfrentamento da crise sanitária — o que também vai ao encontro das pretensões do Executivo.

12 de abril de 2021

Bolsonaro age como "monarca presidencial", diz Celso de Mello

 

O ministro aposentado também rechaçou os ataques feitos por Bolsonaro ao seu ex-colega de Corte (Foto: Michel Filho)

Na decisão em que mandou o Senado abrir uma CPI para investigar a atuação do governo na pandemia, o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, mencionou 12 vezes o nome de Celso de Mello. O ministro aposentado foi relator de três casos que embasaram a decisão do colega, que se tornou alvo do presidente Jair Bolsonaro. O chefe do Executivo acusou Barroso de "militância política" e "politicalha". Ao Estadão, Celso disse que Bolsonaro age como um "monarca presidencial" e "revela a face sombria de um dirigente político que não admite nem tolera limitações ao seu poder".

11 de abril de 2021

Governador flexibiliza restrições contra Covid-19, mas mantém isolamento rígido nos finais de semana

Camilo Santana e Dr. Cabeto durante o anúncio das novas regras apontaram que melhora nos números "indica estabilidade" como tendência (Foto: Reprodução/Facebook)


Governo do Ceará publicou no início da noite deste sábado, 10, o decreto que flexibiliza as restrições contra a Covid-19 no Estado. As novas regras valem a partir da próxima segunda-feira, 12, até 18 de abril. Entre as principais mudanças estão o isolamento social rígido que se mantém aos fins de semana e a retomada gradual de setores econômicos e comportamentais.

Brasil tem pior semana desde o início da pandemia, com 21.141 mortes

O Brasil atingiu a marca de 351 mil óbitos, mas a preocupação maior do presidente Bolsonaro é a instalação de uma CPI no Senado  (Foto: Liamara Polli)

O país teve a pior semana desde o início da pandemia do novo coronavírus. Segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o número de mortes causadas por covid-19 entre o último domingo (04/04) e este sábado (10/04) foi de 21.141. Isso significa que apenas a última semana teve 6% das mortes no país em toda a pandemia

10 de abril de 2021

Cariri tem lojas a meia porta e ruas movimentadas

 

Loja de confecções funcionando à meia porta em Juazeiro do Norte em período de restrições (Foto: Luciano Cesário)

No encerramento da quarta semana consecutiva de isolamento social rígido a maioria das lojas do comércio não essencial das duas principais cidades do Cariri ignorou as restrições e funcionou normalmente. Ontem (09/04) a reportagem do portal O Povo visitou o centro comercial de Crato e Juazeiro e constatou lojas funcionando à meia porte em Juazeiro do Norte e grande movimentação em Crato

Número de casos diminui, mas mortes por Covid-19 aumentam no Ceará

À medida que os casos confirmados de Covid-19 apresentam queda, os índices de óbitos causados por complicações da doença continuam aumentando no Ceará. A edição mais recente do boletim epidemiológico que avalia o cenário da pandemia no Estado, divulgado nesta sexta-feira, 9, pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), aponta essa realidade tanto no Interior quanto na Capital.

9 de abril de 2021

Ceará chega a 1 milhão de pessoas vacinadas

No Ceará, mais de um milhão de pessoas receberam a primeira dose (D1) da vacina contra a Covid-19. A marca foi divulgada quarta-feira passada, 7, pela plataforma Vacinômetro, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). A vacinação no Ceará teve início em 18 de janeiro deste ano e, ao todo, o Estado tem 1.289.607 doses aplicadas do imunizante, sendo 1.020.623 aplicações da D1 e 268,984 da segunda dose (D2).

Para especialistas recorde de mortos por Covid-19 reforça necessidade de isolamento social rígido nacional

 

Adotado no Ceará isolamento social rígido sempre foi rechaçado pelo presidente Bolsonaro (Foto: Fabio Lima)

O Brasil enfileira recordes de mortos pela Covid-19 e, apesar disso, a palavra "lockdown" é rejeitada no Palácio do Planalto e na Esplanada dos Ministérios. Foram 4.249 mortes em 24 horas registradas ontem (08/04), com 86.652 novos casos da doença. No total, já são 345.025 mortos.