27 de novembro de 2025

Câmara de Altaneira aprova Orçamento para 2026, mas sem informações

Mesa Diretora da Câmara Municipal de Altaneira (Foto: Marcos Lima)

Em Sessão Extraordinária realizada na noite de ontem (26/11) a Câmara Municipal de Altaneira aprovou, por unanimidade, o projeto de lei dispondo sobre o Orçamento do Município para o exercício financeiro de 2026, mas nenhuma outra informação foi prestada sobre a matéria.

Lula sanciona isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil

A nova lei foi aprovada por unanimidade pelo Congresso, mas os presidentes das casas legislativas não prestigiaram o ato (Foto: Ricardo Stuckert)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou ontem a isenção do Imposto de Renda (IR) para quem ganha até R$ 5 mil e o aumento da taxação para altas rendas. Uma das principais bandeiras de campanha de Lula em 2022, a medida começa a valer a partir de janeiro do ano que vem e deve beneficiar mais de 15 milhões de brasileiros.

A crise com o Congresso e os riscos que Lula corre, por Luiz Carlos Azedo

Os presidente Motta e Alcolumbre não participaram de cerimônia no Planalto com o presidente Lula (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom)

Richard Dawkins, em O Gene Egoísta — ao qual recorri ao falar sobre a "sombra de futuro" dos presidenciáveis no domingo passado —, apresenta uma metáfora poderosa para entender a dinâmica da cooperação política: a fábula dos pássaros infestados por um parasita perigoso. Sozinhos, eles conseguem limpar parte de suas penas, mas há regiões inacessíveis ao próprio bico, de modo que a sobrevivência da espécie depende de um pacto tácito de cooperação: um pássaro dedica tempo a remover o piolho do outro, esperando ser ajudado depois.

26 de novembro de 2025

Para que não se repita, por Érico Firmo

Ex-presidente Bolsonaro flagrado no dia que foi anunciada sua condenação por tentativa de golpe de estado e outros crimes (Foto: Wilton Junior)

Terça-feira, 25 de novembro de 2025, é um dia que estará gravado nos livros de história. Outros ex-presidentes foram presos, mas Jair Bolsonaro (PL) é o primeiro a ser condenado e, agora, cumprir pena por tentativa de golpe de Estado.

Bolsonaro e generais presos em regime fechado é um novo paradigma, por Luiz Carlos Azedo

As defesas do ex-presidente Bolsonaro, dos generais Heleno, Braga Neto, Paulo Nogueira e do almirante Garnier ainda tentam outro recurso  (Foto: Reprodução/Facebook)

Os generais Augusto Heleno, Braga Neto, Paulo Nogueira e o almirante Almir Garnier estão presos por tentativa de golpe de estado, dentre outras acusações A execução das penas impostas pelo Supremo Tribunal Federal ao ex-presidente Jair Bolsonaro, a três generais de Exército, a um almirante de esquadra, a um delegado da Polícia Federal e a um deputado federal foragido representa um momento de ruptura na história política brasileira. Pela primeira vez, a democracia impõe consequências reais a altas autoridades civis e militares poderosas que tentaram subverter a ordem constitucional.

Pela primeira vez no país, generais são presos por tentativa de golpe

Os generais Augusto Heleno, Braga Neto, Paulo Nogueira e o almirante Almir Garnier estão presos por tentativa de golpe de estado, dentre outras acusações (Foto: Reprodução/Facebook)

O ex-presidente Jair Bolsonaro e os oficiais das Forças Armadas condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), além de cumprirem pena de prisão, podem perder as patentes, mas apenas depois de se submeterem a um outro processo, na Justiça Militar. De acordo com a Constituição, um oficial pode ser expulso das Forças no caso de condenação criminal superior a dois anos de prisão. Esta é a primeira vez na história do país que generais são julgados, condenados e presos por conspiração golpista.

25 de novembro de 2025

O Brasil alucinante de Jair Messias, por Érico Firmo

Bolsonaro na Polícia Federal em Brasília (Imagem capturada do vídeo de Rafael Sobrinho)

O Brasil atravessou, entre a noite de sexta-feira, 21, e o sábado, 22, momentos de absurdo e desatino que ficarão marcados na história. Quer tenha sido realmente alucinação, paranoia, surto de Jair Bolsonaro (PL), com a crença de vozes vindas da tornozeleira, quer tenha sido uma tentativa rocambolesca de fuga, qualquer dos cenários é um disparate.

Lula recebe título de Doutor Honoris Causa em universidade de Moçambique

Grande parte do discurso de Lula foi dedicada à defesa da educação como pilar do desenvolvimento e da democracia (Foto: Ricardo Stuckert)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu ontem (24/11) o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Pedagógica de Maputo, capital do Moçambique. Ao receber a honraria, ele fez um discurso afirmando que, aos 80 anos, jamais imaginou que ainda pudesse “se emocionar tanto”, e classificou a homenagem como uma das mais significativas de sua trajetória.

24 de novembro de 2025

PÓS-COP30: Realidade e adaptabilidade, por Carol Kossling

A maior lição da COP30 seja sobre o agora, viver, adaptar, agir e se comprometer eticamente com o sustentável (Foto: Felipe Werneck)

A COP30 foi muito mais que uma conferência global do clima, no Brasil, no Pará e na Amazônia, ela se materializou como experiência viva, pulsante, onde meio ambiente, floresta, ancestralidade e os direitos de povos indígenas e quilombolas ganharam voz, centralidade e, desta vez, espaço concreto no documento final. Foi nesta COP que o texto reconheceu de forma explícita a proteção de defensores ambientais, o avanço nos indicadores de adaptação do GGA (os Belém Adaptation Indicators), a necessidade de financiamento para comunidades tradicionais e a valorização dos conhecimentos ancestrais como parte da resposta climática. A Amazônia finalmente não apenas discursou, ela escreveu.

Sem consenso sobre fósseis no acordo final da COP30

A exclusão do plano para o fim dos fósseis decepcionou ambientalistas e parte das delegações (Foto: Ricardo Stuckert)

A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) encerrou os trabalhos, após 13 dias, com um revés significativo para a agenda climática: o documento final deixa de fora a proposta de criar um roteiro global para eliminar, gradualmente, o uso de combustíveis fósseis, como petróleo e gás. O texto foi costurado após uma madrugada inteira de negociações intensas — e em meio a impasses.