5 de janeiro de 2026

Papa Leao XIV diz que soberania da Venezuela deve ser garantida

A declaração de Leao XIV se deu após sua oração do Ângelus na Praça de São Pedro, no Vaticano (Foto: Alberto Pizzoli)

O papa Leão XIV afirmou ontem (04/01) que "o bem-estar do querido povo venezuelano" deve prevalecer e pediu garantias "à soberania" da Venezuela após a captura do presidente Nicolás Maduro por forças especiais dos Estados Unidos em um bombardeio ao país sul-americano realizado no  último sábado (03/01), determinado pelo o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

A escalada da crise na Venezuela

Delcy Rodrigues assumiu interinamente a Presidência da Venezuela (Foto: Juan Barreto)

É muito grave o que aconteceu nas primeiras horas do último sábado na Venezuela. Por mais que o quadro no país sul-americano seja preocupante já há algum tempo, diante de uma instabilidade política que afeta a vida em geral das pessoas, especialmente na economia, apresenta-se preocupante o caminho pelo qual optou o governo dos Estados Unidos, invadindo e lançando um ataque contra várias instalações venezuelanas para capturar Nicolás Maduro, o presidente constitucionalmente habilitado para o cargo.

União Europeia defende que "venezuelanos devem determinar seu próprio futuro"

Alain Berset alertou que a intervenção dos EUA na Venezuela acirra o risco de polarização em escala mundial (Foto: Anthony Anex)

Países membros da União Europeia divulgaram ontem (04/01), uma declaração defendendo a transição pacífica para a democracia na Venezuela e o “respeito à vontade do povo venezuelano”. Dos 27 integrantes do bloco, apenas a Hungria não assinou a declaração.

4 de janeiro de 2026

O que a captura de Maduro pelos EUA sinaliza para a América do Sul

O presidente Trump publicou uma foto de Maduro algemado e com os olhos cobertos por óculos escuros, em um navio militar dos Estados Unidos (Foto: Reprodução/Truth Social)

Forças dos Estados Unidos capturaram o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro em meio a intensos bombardeios, anunciou o presidente Donald Trump, que afirmou que os Estados Unidos "governarão" a nação petrolífera até que haja uma transição "pacífica".

Comunidade internacional reage à invasão americana na Venezuela

Além de Lula, Gustavo Pietro, Claudia Sheinbaum, Giorgia Meloni Gabriel Boric, dentre outros,  também criticaram a ação americana (Foto: Reprodução/Facebook)

A maior operação militar norte-americana na América Latina desde 1989, quando os Estados Unidos invadiram o Panamá, foi recebida por líderes mundiais com uma mistura de indignação, preocupação e cautela. À exceção do presidente argentino Javier Milei, que aprovou a captura de Nicolás Maduro, governantes da América do Sul, incluindo Luiz Inácio Lula da Silva condenaram a ação.

3 de janeiro de 2026

Presidente Lula condena ataque à Venezuela: "flagrante violação do direito internacional"

Lula reforçou a posição do Brasil contra o uso da força, citando posicionamentos recentes em outros países e regiões (Foto: Marcelo Camargo)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se manifestou na manhã de hoje (03/01), sobre os bombardeios realizados pelos Estados Unidos contra a Venezuela seguidos pela captura de Nicolás Maduro. Para Lula, esses ataques são uma “afronta gravíssima à soberania da Venezuela” e afirmou que a ação abre um precedente perigoso “para toda a comunidade internacional”.

De tédio ninguém morre em 2026, por Guilherme Gonsalves

Lula deve disputar com o Flavio Bolsonaro. No Ceará os principais embates devem ser entre Ciro e Camilo (Foto: Reprodução/BA/Redes Sociais)

Enfim chegamos a 2026, um ano que promete não deixar nenhum, seja entusiasta ou não dos eventos que se avizinham, ficar entediado. Em outubro teremos eleições que definirão o presidente da República e os nossos representantes no Congresso Nacional.

Municípios iniciam contagem regressiva para as mudanças impostas pela Reforma Tributária

A advogada tributarista Elizabeth Martos ressalta que o desafio vai muito além da simples atualização normativa (Foto: Reprodução/TEN)

Em 2026 ais de 5.500 municípios brasileiros entram, na prática, na fase de transição da Reforma Tributária, que se estenderá até 2033, em um processo que já desperta preocupação sobre o nível de preparação das administrações locais.

2 de janeiro de 2026

Festa da Virada de ano reúne 1,5 milhão de pessoas abre comemorações dos 300 anos de Fortaleza

Além da Praia de Iracema, os shows foram distribuídos em outros dois polos: Messejana e Conjunto Ceará (Foto: Aurélio Alves)

A chegada de 2026 foi comemorada na Praia de Iracema por cerca de 1,5 milhão de pessoas, de acordo com a estimativa divulgada pela Prefeitura de Fortaleza. A festa marcou também o início do calendário especial de celebrações dos 300 anos da Capital.

Ciro voltou dos EUA e aliados falam em candidatura a governador do Ceará

Ciro Gomes com o ex-governador Tasso Jereissati e os ex-prefeitos Roberto Cláudio e José Sarto (Foto: Reprodução/Instagram)

No início de dezembro do ano passado, o ex-ministro Ciro Gomes (PSDB) viajou para os Estados Unidos da América em meio a uma polêmica que aparentava implodir a oposição no Ceará e ganhou contornos nacionais. Na ocasião, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) havia desautorizado uma aliança do PL com o ex-presidenciável, o que gerou mal-estar entre alas do bolsonarismo. Posteriormente, o PL suspendeu as tratativas com Ciro no Ceará.