26 de agosto de 2025

União cearense contra tarifaço é destaque, aponta Elmano

Governador Elmano de Freitas em discurso no Anuário do Ceará  (Foto: Aurélio Alves)

Em noite de celebração do Anuário do Ceará, edição 2025-2026, o governador Elmano de Freitas (PT), em discurso no evento, repreendeu as tarifas dos Estados Unidos. "Nós vivemos tempos estranhos", iniciou.

Entidade alerta sobre riscos à Ficha Limpa

Para o diretor do MCCE, Luciano Caparroz dos Santos, os dois textos representam retrocessos profundos no combate à corrupção (Foto: Reprodução/Facebook)

O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) condenou, nesta segunda-feira, iniciativas em tramitação no Senado que, na avaliação da entidade, colocam em risco os pilares da Lei da Ficha Limpa. O principal alvo é o Projeto de Lei Complementar (PLP) 192/2023, que está previsto para votação nesta terça-feira e propõe flexibilizar os prazos de inelegibilidade. A medida pode abrir caminho para que políticos condenados retornem às urnas antes de cumprirem integralmente suas penas. Também sob críticas está o PLP 112/2021, que faz parte da proposta de reforma do Código Eleitoral e, segundo o movimento, fragiliza mecanismos de fiscalização e controle.

25 de agosto de 2025

Altaneirenses no Pódio do Desafio Vertical em Palmácia

Paulo Robson e Adeilton com seus troféus em etapa do Campeonato Cearense (Foto: Raimundo Soares)

Os professores Francisco Adeilton e Paulo Robson disputaram na manhã de ontem (24/08) o Desafio Vertical no Município de Palmácia. A prova foi válida como a 4ª Etapa da Campeonato Cearense de MTB/XCM.

Os fascistas eram (e ainda são) muito vulgares, por Magela Lima

Áudios revelam muitas conversas entre o ex-presidente Bolsonaro e o pastor Silas Malafaia (Foto: Reprodução/Facebook)

Talvez, pela idade – sou um velho dos anos 1980, como diria o amigo Ricardo Guilherme – algumas ideias me fujam um pouco de um registro mais preciso. Eu sempre tive alguma noção da dimensão, por exemplo, do que foi ou é o nazifascismo. Vi filmes, li livros. A verdade, porém, é que me acostumei com uma visão embaçada, que só se desfez, objetivamente, quando encontrei o psicanalista e escritor Contardo Calligaris. Em “O sentido da vida”, concluído poucos dias antes de morrer, ele trata do tema com uma precisão de fazer inveja aos livros de história e dicionários.

24 de agosto de 2025

Depois do motim, Motta não cede à pressão da extrema-direita

Hugo Mota negou que houvesse um acordo para colocar a anistia na pauta do Plenário (Foto: Kayo Magalhães)

Depois de ser contestado pelo motim dos bolsonaristas — que em 5 de agosto sitiaram a Mesa Diretora por aproximadamente 30 horas —, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), buscou, na semana passada, reforçar sua autoridade no cargo. Deixou claro que não pretende ceder à pressão da oposição e pautar projetos como a anistia aos envolvidos na invasão às sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023 e a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que acaba com o foro privilegiado.

23 de agosto de 2025

Em resposta a colega, Moraes sustenta que impunidade, omissão e covardia da Justiça corroem o Estado de Direito

Os ministros André Mendonça e Alexandre de Moraes durante evento do Lide (Fotos: Evandro Macedo)

O embate entre os ministros Alexandre de Moraes e André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), ficou exposto, nesta sexta-feira, durante o 24º Fórum Empresarial Lide, no Rio de Janeiro. Em seu discurso, na abertura do evento, Mendonça — indicado à Corte pelo ex-presidente Jair Bolsonaro — fez críticas indiretas ao colega. Moraes, por sua vez, deu uma resposta dura, no encerramento do fórum.

22 de agosto de 2025

Governador Elmano assina Ordem de Serviço da restauração estrada Altaneira - Nova Olinda

Governador entre Késia e Leo Brito no ato de assinatura da Ordem de Serviço em Nova Olinda (Foto: Carlos Gibaja)

O governador Elmano de Freitas (PT) assinou na manhã de ontem (21/08) a Ordem de Serviço da obra para restauração de CE 388 no trecho que liga Altaneira a vizinha cidade de Nova Olinda. O investimento é R$ 23,4 milhões.

Em defesa da família. Da família deles, por Érico Firmo

A família Bolsonaro durante ato em prol da anistia dos golpistas realizado em abril, na avenida Paulista, em São Paulo (Foto: Miguel Schincariol)

O inquérito da Polícia Federal contra Eduardo e Jair Bolsonaro é devastador jurídica e politicamente. Do ponto de vista do processo, fica evidenciado que Jair Bolsonaro (PL) deliberadamente burlou medidas cautelares impostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Além disso, está escancarado que o ex-presidente cogitou fugir e buscar asilo na Argentina. Dessa vez, como na minuta golpista, não dá para dizer que o documento caiu do céu, ninguém sabe de onde veio. Estava no celular do homem. Fica também claríssimo o conluio para pressionar os julgadores do Supremo.

Moraes lembra que a cada dois anos temos eleições no Brasil

Ministro Alexandre de Moraes discursou para juristas no II Congresso Brasileiro de Direito Administrativo Sancionador, realizado em São Paulo (Foto: Max Leo)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moares afirmou que "graças a Deus ainda temos eleições a cada dois anos". A declaração do magistrado, responsável por julgar os réus por tentativa de golpe de Estado, ocorreu nesta quinta-feira (21/8), um dia depois de a Polícia Federal (PF) indiciar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seu filho, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), por tentativa de obstrução do processo que investiga a participação de Bolsonaro na trama golpista.

21 de agosto de 2025

Oposição a Elmano ganha tração, por Henrique Araújo

Nova Federação e Ciro Gomes dão fôlego ao campo oposicionista no Ceará (Foto: Rafaela Rosa)

Decidido em Brasília, o destino da federação entre União Brasil e PP se reflete verticalmente no ambiente estadual, no qual os "pepistas" e uma ala expressiva do UB constituem a base do governador Elmano de Freitas (PT). Trata-se, por baixo, de quase meia dúzia de parlamentares, alguns deles federais, cujo futuro é incerto se se confirmar que a União Progressista se manterá no campo adversário na eleição de 2026 e se, de quebra, um nome antipático ao Abolição for alçado ao comando desse novo bloco.