21 de junho de 2015

Propaganda Política de Altaneira na década de 80

Fachada lateral da residência do ex-prefeito Oliveira Rufino (Foto compartilhada por José Evantuil)
O professor José Evantuil compartilhou no grupo “A Política de Altaneira” uma imagem histórica da campanha eleitoral de 1982 em que disputavam a Prefeitura de Altaneira dois ex-prefeitos do município, ambos pelo Partido Democrático Social (PDS), o partido da Ditadura Militar e um candidato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB).


Na época a legislação permitia a divisão do partido em sublegendas e o ex-prefeito Francisco Fenelon Pereira ganhou a primeira disputa na convenção e ficou com PDS 1, enquanto o também ex-prefeito José Rufino de Oliveira ficou com o PDS 2. Naquele ano pela primeira e única vez na história política de Altaneira foram apresentados três candidatos, o agricultor Manoel Zuzu de Oliveira concorreu pelo MDB um dos partidos de oposição a Ditadura Militar.

A imagem traz uma mensagem escrita em tinta vermelha na parede lateral da residência do candidato do PDS 2, popularmente conhecido por Oliveira Rufino e adverte para a compra de votos por parte dos adversários do PDS 1.

Na mensagem o eleitor é advertido que o voto é secreto e reforça o voto no candidato do PDS 2, sem mencionar o nome, por ser “um homem que não deseja mal a ninguém, só deseja o bem a todos os eleitores do município de Altaneira”.

O professor José Evantuil compartilhou a imagem como A primeira lição de cidadania política de Altaneira, tentando conscientizar o eleitor”  e, ainda, fez a transcrição da Mensagem publicada na íntegra:
“Eleitor amigo não caiam neste papo que é furado. A turma do PDS 1 estão dando dinheiro a vocês, dizendo que se vocês não votarem neles, eles sabem depois do dia 15. Mentira, jamais ninguém irá descobrir com quem você vota, porque eles não têm o poder de descobrir com você votam. Uze a sua consciência e vote em quem vocês quizerem, o voto é livre, pesso mais uma vez que vocês votem no PDS 2, o candidato é um homem que não deseja mal a ninguém, só deseja o bem a todos os eleitores do município de Altaneira. Até a vitória. Tchau!”
O Blog de Altaneira procurou os dois principais coordenadores da campanha de Oliveira Rufino, na época, o ex-vereador Raimundo Rufino e o comerciante Louro Duarte, mas ambos não recordaram a autoria mensagem, nem tão pouco a pessoa que aparece na imagem.

Chico Fenelon como é conhecido o então candidato do PDS 1 venceu o pleito com ampla margem de voto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.