22 de junho de 2015

Governador participa da pedalada de inauguração da Ciclofaixa de Lazer do Cariri

O governador Camilo Santana participou na manhã de ontem (21/06), em Juazeiro do Norte, da inauguração do Ciclofaixa de Lazer do Cariri, como parte do programa Esporte na Minha Cidade, do Governo do Estado do Ceará. 

Camilo fez alongamento com os demais participantes e concluiu o percurso de 6 km da pedalada, com concentração na praça José Ilânio seguindo até a entrada principal do município de Barbalha. Trata-se da primeira iniciativa desse tipo no Interior do Estado.

Durante o evento, que contou com diversas atividades como atendimento do Hemoce, massoterapia e gincanas com as crianças, o governador destacou o projeto ciclístico que vai interligar cidades da região. 

"Desde a época da campanha, os ciclistas da região do Cariri reivindicavam uma ciclovia. Agora que assumi o Governo, tive a ideia de construir uma ligando Juazeiro, tanto para Crato como para Barbalha. Isso para estimular tanto a prática de exercícios físicos como o uso da bicicleta como meio de transporte. O projeto já está pronto, já mandei licitar, vamos começar por Juazeiro-Crato. Enquanto isso, a ideia é fazer uma ciclofaixa aos domingos, nesse espaço entre Juazeiro e Barbalha, para estimular as famílias a trazerem seus filhos, com acompanhamento do Detran, da Polícia Rodoviária Federal, para se divertirem. Foi uma ação que deu muito certo em Fortaleza e agora estamos trazendo para o interior", disse.

Ainda durante a solenidade, Camilo Santana realizou a assinatura das ordens de serviço para duas grandes obras no município de Juazeiro do Norte. A primeira é a construção da nova sede regional do Detran. O estabelecimento terá um investimento do Estado no valor de R$ 2.257.000,00 e contará com uma área total de 1.824m², divididos em dois pavimentos, com 917m² cada um. A segunda é a construção da Escola de Educação para o Trânsito, com investimento do Estado de R$ 1.061.413,23, contando com uma área de 850m². Será a terceira cidade cearense, depois de Fortaleza e Sobral, a receber um órgão desse tipo, com finalidade de orientar alunos de escolas públicas e privadas, com idade entre 5 e 14 anos, nas regras do trânsito de maneira lúdica, por meio de maquetes e brinquedos de controle remoto.

Estiveram presentes no evento o secretário de Cidades, Ivo Gomes; os deputados federais Guimarães e Arnon Bezerra; os deputados estaduais Sineval Roque, José Ailton e Santana; o vice-prefeito de Juazeiro do Norte, Luiz Ivan Bezerra; e o superintendente do Detran, Igor Ponte.

O programa Ciclofaixa de Lazer do Cariri é uma iniciativa do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria das Cidades e do Detran. Todos os domingos, uma faixa da CE 060, no mesmo trecho, será destinada exclusivamente para os ciclistas.

A ideia é que a população, principalmente às famílias, dos municípios do Cariri tenha a oportunidade de usufruir do lazer com bicicleta, como uma forma de fortalecer o uso do modal bicicleta nos deslocamentos dos cidadãos. O uso de bicicletas nos deslocamentos reduz os congestionamentos de veículos motorizados, contribui para a redução da poluição, amplia as atividades físicas das pessoas e, com consequência, melhora a qualidade de vida.

É a primeira iniciativa desse tipo no Ceará fora da capital, promovida pelo Governo, após o exitoso projeto da Prefeitura de Fortaleza, ano passado, que contou com o apoio do Governo Estadual.

Com informações Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado (Foto: Marcos Studart)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.