4 de setembro de 2017

O incrível sequestro do Embaixador americano

Alguns dos estudantes e trabalhadores que participaram do sequestrado do embaixador americano após libertação pela ditadura militar (Foto: aquivo Memorial da Democracia)
Era o dia 4 de setembro de 1969. Pela primeira vez, um diplomata virava refém da guerrilha. Charles Burke Elbrick passava em seu Cadillac pela rua Marques, no bairro de Botafogo, quando aconteceu. O embaixador do país mais poderoso do mundo caiu nas mãos de jovens estudantes que lutavam pela restauração da democracia no Brasil.

 Os 12 sequestradores trocaram o embaixador por 15 presos políticos, que aterrissaram no México na manhã de Domingo, dia 7 de setembro. Às 18h30 do mesmo Domingo, o embaixador foi libertado.

Para contar esse episódio que ainda não faz parte dos livros escolares, no ano passado a revista SUPERINTERESSANTE entrevistou 8 dos 12 sequestradores que participaram da operação. Dos outros quatro, Virgílio Gomes da Silva, Joaquim Câmara Ferreira e José Sebastião Rios de Moura estão mortos. Cláudio Torres da Silva se recusou a dar entrevista.

A matéria traz um relato em ordem cronológica de toda a operação, o traslado, a fuga, as motivações que levou jovens estudantes a um atentado tão perigoso, detalhes sobre o esconderijo, a libertação do embaixador, troca por outros revolucionários e a biografia dos estudantes sequestradores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.