30 de janeiro de 2018

Cientistas querem provar que Cristóvão Colombo era um nobre português

Os livros de História registra Cristóvão Colombo como italiano (Foto: Reprodução/Wikimedia Commons)

Desde a publicação do livro Cristóvão Colon, Nobre Português (Chiado Books, 2012, sem publicação no Brasil), uma nova teoria reivindica a nacionalidade portuguesa de Cristóvão Colombo.

A “revelação” é de Fernando Branco, professor de engenharia Civil da Universidade de Lisboa e autor da biografia de Colombo que defende que sua verdadeira identidade seja a de Pedro Ataíde, nobre português que se rebelou contra o reinado de Isabel, a Católica, rainha de boa parte da Península Ibérica e imperatriz do Império Bizantino até 1502.

Este ano, uma equipe de pesquisadores portugueses conseguiu permissão para explorar os túmulos de dois parentes de Colombo e agora podem comprovar (ou não) a teoria através de testes de DNA nos esqueletos.

Nobre português

De acordo com Branco, mais de 60 coincidências entre a vida de Pedro Ataíde e Cristóvão Colombo sustentam a teoria de que ambos sejam a mesma pessoa. O nobre português, por exemplo, teria morrido em 1476, durante uma batalha no mar do Cabo de São Vicente. Ao mesmo tempo, a primeira menção histórica de Colombo se refere ao mesmo acontecimento e narra como ele surgiu nadando de um naufrágio.

Ataíde teria trocado seu sobrenome por Colón — pegando emprestado o sobrenome de um soldado francês, Culon, que lutou ao seu lado na batalha —, e, posteriormente, teria mudado seu nome para Cristóvão Colón (Colombo).

Testes de DNA

O que os cientistas portugueses pretendem fazer para verificar se Ataíde e Colombo são realmente a mesma pessoa é comparar o DNA de esqueletos de parentes de ambos indivíduos: Hernando Colón, filho de Cristóvão, e António de Ataíde, primo de Pedro Ataíde.

Caso Pedro e Cristóvão sejam realmente a mesma pessoa, os DNAs de Hernando e António precisam ter algumas similaridades. “Mas para sabermos os resultados desta comparação vamos ter de esperar vários meses”, afirma o engenheiro Fernando Branco em entrevista ao jornal português Expresso.

Com informações Revista Galilleu 

Leia também:

Os vikings podem ter chegado na América do Norte antes de Colombo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.