10 de março de 2020

20 açudes do Ceará estão sangrando

Açude Araras, em Varjota, é o reservatório com maior aporte no ano (Foto: Emanuel Coelho)
Vinte reservatórios no Ceará atingiram a capacidade máxima. Na última semana, a Barragem do Batalhão, em Crateús, sangrou, assim como os açudes Gangorra, em Granja, e Gomes, em Mauriti. Os dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) indicam ainda que outros 26 reservatórios estão acima dos 90% de capacidade. O Açude Valério em Altaneira tem 93% do volume máximo.

O açude Araras, o quarto maior do Estado, localizado no município de Varjota, foi o reservatório com o maior aporte do ano. Ele está com 58,43 % da capacidade. As informações são da última Resenha Diária publicada no Portal Hidrológico na última sexta-feira, 6. O volume total do sistema, composto por 155 açudes monitorados pela Cogerh, está em 16,92%.

Mesmo com o alívio nas regiões com açudes sangrando, a preocupação persiste no restante do Estado, com 87 açudes abaixo dos 30%. Entre eles, o Castanhão, responsável pelo abastecimento de municípios do Vale do Jaguaribe e da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), que atingiu apenas 3,2% da sua capacidade. Conforme o boletim, o reservatório teve o maior aporte dos sete dias anteriores à publicação. 

O açude Orós, da bacia do Alto Jaguaribe, está com 4,87% e o Banabuiú, na bacia de mesmo nome, apresenta 6,15%. Dos reservatórios monitorados pelo Companhia, sete estão com a capacidade acima de 90% e 17 estão sangrando. Outros 21 estão em volume morto (menos de 5% da capacidade) e 14 estão secos.

A bacia hidrográfica do Coreaú, localizada na porção mais ao norte do Ceará, está com 94,49% da capacidade de armazenamento. As bacias do Litoral (82,28%), Acaraú (58,43%), Baixo Jaguaribe (62,50%) e Serra da Ibiapaba (67,39%) estão em melhor situação. Diferente das bacias do Banabuiú (6,95%), Sertões de Crateús (9,42%), Alto Jaguaribe (6,02%) e Médio Jaguaribe (3,43%) que enfrentam situação crítica de reserva hídrica.

Nos primeiros nove dias de março, o Ceará recebeu recebeu um volume de chuvas equivalente a 43,6% do esperando para o mês inteiro. As precipitações em fevereiro excederam o esperado para o mês em apenas 18 dias. Ao final do mês, o volume apresentou um desvio de 67,5% com relação à normal. Ainda na pré-estação, em janeiro, o resultado também ficou acima do normal para o mês, com desvio de 43,7%.

Com informações portal O Povo Online







Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.