11 de março de 2020

"Justiça Eleitoral não compactua com fraudes", diz Rosa Weber


As declarações do presidente Jair Bolsonaro contra a lisura das eleições de 2018 foram consideradas graves, não por conta de terem saído da boca de Jair Bolsonaro, que já havia feito acusações parecidas na época da campanha - mas sim por serem ditas por alguém que ocupa o posto de presidente da República.

Ontem  (10/03), três ministros rebateram publicamente as declarações do chefe do Executivo. A ministra Rosa Weber e os ministros Luís Roberto Barroso e Marco Aurélio Mello, todos ocupantes de cadeiras no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sendo Rosa a presidente da Corte, refutaram as alegações de fraude.

A ministra Rosa foi enfática ao afirmar que o TSE não aceitaria qualquer irregularidade no processo eleitoral. "Que fique muito claro: a Justiça Eleitoral não compactua com fraudes. Não compactua com fraudes", disse. 'Eu mantenho a minha convicção quanto à absoluta confiabilidade do nosso sistema eletrônico de votação. "Agora, se há fatos novos, se há provas, que possam nos ser oferecidas, nos vamos examiná-las com o mais absoluto rigor e com total transparência, justamente no sentido da sua apuração", disse.

O ministro Marco Aurélio Mello afirmou que vivemos "tempos estranhos" e afirmou que não houve críticas credíveis sobre as eleições. “Como eu disse anteriormente: Tempos estranhos. Pelo menos de tédio nós não morremos. Em 1996 capitaneei as eleições. De lá pra cá, não houve impugnação ao sistema minimamente séria. Se persevera a vontade do eleitor", afirmou.

Já o ministro Barroso afirmou que este tipo de acusação precisa de provas para ser apresentada. “Nós nunca tivemos qualquer evidência objetiva de fraude. O sistema é totalmente confiável, respeitado mundialmente. Agora, se alguém trouxer alguma prova, alguma evidência, estou pronto para examinar, a gente tem sempre espaço para aperfeiçoamento. Agora, não pode ser uma coisa retórica, tem que ser uma coisa fundada em elementos objetivamente aferíveis. Não pode ser ‘eu acho’, é preciso que haja elementos”, disse.

Também na tarde de ontem o Tribunal Superior Eleitoral lançou nota rebatendo o presidente Bolsonaro. Clique aqui e leia a nota na íntegra.

Com informações portal Correio Braziliense


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.