1 de março de 2020

Camilo contra o relógio por Carlos Mazza


A decisão de antecipar já para este fim de semana a votação de Proposta de Emenda à Constituição (PEC) vetando anistias para paralisações e motins não deixa dúvidas: o governador Camilo Santana (PT) não quer desperdiçar um segundo sequer da renovação concedida por Jair Bolsonaro à operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) no Estado.

Sabendo que tem pouca chance de receber nova prorrogação, o governador sabe que tem só até a próxima sexta-feira, 6, para resolver o impasse com a categoria. Sob o risco de ter uma situação na segurança pública ainda mais conturbada.

Pode parecer trivial, mas uma convocação do tipo exige mobilização hercúlea nos bastidores. Mal havia sido levantada a proposta de envio da mensagem, líderes de partidos da base já eram convocados para o Legislativo e coletivas de imprensa eram anunciadas pela Presidência da Casa.

Para aprovar uma matéria do tipo, o governo precisa de três quintos dos deputados. Isso na semana do Carnaval, quando a maioria dos deputados está de viagem e longe de Fortaleza. Se parece pouca coisa, acredite: não é.

Em meio à pressa, o teor da mensagem também reforça a intenção do governo com agentes em paralisação: correndo contra o tempo, a ideia é dobrar a aposta em sufocar o movimento.

Até então, todas as rodadas de negociação após o início do movimento colocavam como pauta primordial para qualquer acordo a concessão de anistia administrativa e criminal para todos os agentes envolvidos.

Matando essa opção pelo texto constitucional, Camilo deixa clara a intenção de não anistiar nenhum dos agentes, especialmente aqueles flagrados em ações violentas e ilegais, como a tomada de veículos da Polícia Civil ou fechamento de lojas em Sobral.

Na próxima sexta-feira, sem falta, deverão deixar o Estado as tropas enviadas pelas Forças Armadas para reforçar policiamento no Estado. A ideia alternativa, de que outros Estados enviariam policiais militares ao Ceará, parece desastrosa. Para o bem de todo o Estado, só nos resta torcer pelo desfecho mais pacífico possível.

Publicado originalmente no portal O Povo Online

Leia também:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.