29 de março de 2020

Camilo prorroga isolamento social no Ceará por mais uma semana


O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), anunciou na noite  de ontem (28/03) a prorrogação do decreto estadual que determina quarentena a parte dos serviços e o isolamento social no Estado. O novo prazo será válido por sete dias, até domingo, 5 de abril. 

A decisão tomou como base estudos técnicos, a orientação da comissão de especialistas em saúde e uma série de diálogos que o governador vem tendo com diversos setores e lideranças. O prazo que expira hoje (29/03) será automaticamente renovado.

Camilo falou sobre a preocupação do setor produtivo com a economia e empregos, e disse que também é uma preocupação do Governo do Estado, mas que neste momento o que deve prevalecer é a saúde da população. 

"Não tenho dúvida de que estou tomando a decisão mais correta para proteger os cearenses. Tomo essa decisão a partir de orientações científicas e técnicas, feitas por profissionais", afirmou. Durante o discurso, o governador adiantou que anunciará novas medidas econômicas para o Estado a partir de amanhã (30/03).

Ontem, em entrevista exclusiva ao jornal O POVO, após reunião com autoridades de saúde, o gestor falou que as decisões que serão tomadas no Estado levarão em conta aspectos econômicos, mas, em primeiro lugar, será considerada a saúde das pessoas. 

"Não podemos aumentar o risco da nossa população. Ela precisa ser protegida. E disso não abrirei mão. Se tiver que errar, que seja pelo excesso e não pela omissão". 

Camilo Santana ressaltou ainda que estão asseguradas todas as atividades consideradas essenciais. "Serão mantidas atividades na área da distribuição de alimentos, logística, supermercados e também aquelas na área da saúde e da segurança", finalizou Camilo.

O governador também destacou que defende uma coordenação nacional das ações por parte do Governo Federal, como há em muitos países que enfrentam a pandemia. 

"Na ausência disso, cada estado age de forma diferente e toma medidas diferentes tentando proteger a população do seu estado. Falta uma diretriz clara, considerando o que aponta a Organização Mundial de Saúde. Do ponto de vista da economia, ocorreram alguns anúncios importantes recentemente e isso deverá ajudar muito. Mas não se pode dissociar as coisas. É preciso, em primeiro lugar, atenuar esse crescimento geométrico dos casos.", destacou.

A Fecomércio se pronunciou sobre a decisão do governador. Ontem, depois do anúncio da prorrogação do decreto, o presidente da entidade, Maurício Filizola, disse que era preciso buscar alternativas que possam reduzir o impacto da quarentena.

Os empresários encaminharam uma lista de solicitações ao governo para amenizar a situação. Entre elas, a isenção da parte do estado relativa ao Simples Nacional.

Com informações portal O Povo Online


Leia também:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.