10 de março de 2020

PRA HOJE! por Flávio Leandro

Para Flávio Leandro somos os responsáveis diretos pela garantia de dignidade de nossos irmãos (Foto: Divulgação/Facebook)
Saindo de Bodocó, com destino a Ouricuri, parei pra atender a um pedido de carona de um casal e seus três filhos pequenos, cujo destino final seria o velório de um ente querido, em Salgueiro-PE. No meio da conversa que íamos tecendo, fomos interrompidos por um dos rebentos: "pai, quando chegar em Ouricuri, pai compra comida?", ao que o pai atalhou, "quando chegar na Casa de sua vó, a gente come, meu filho". O menino retrucou: "né comida ruim não, pai, é comida boa". Eu intervi, perguntando ao pequeno o que seria essa comida boa: "oxe, macarrão, carne...".

Pensei: caraca, algo tão simples meu Deus! Tentando amenizar a insistência do garoto, com a resignação de um boi a caminho do abate, o pai completa: "meu filho, quando você crescer e tiver seu trabalho, irá comer tudo isso"Não aceitando o prazo inatingível, o moleque açoitou: "é pra hoje, pai!".

Poxa... isso dói, bicho! De cara vem logo a imagem dos tabacudos de plantão demonizando um bolsa família... Achando que 100 reais dado a um irmão necessitado é um assassinato aos cofres públicos, um atentado contra a meritocracia injusta a que pobres e ricos são submetidos, numa corrida diária onde o rico sempre larga a poucos metros da chegada.

Estes mesmos são os primeiros a encampar bandeiras de campanhas para arrecadação de cestas básicas, mostrando uma caridade cujo resultado não passa da aposição de um carimbo de miserável na testa de quem as recebe... É contra essa "enchente de caridades" que minha música brada.

A caridade de quem passa o ano lucrando deste caos, e enxerga na doação humilhante, sua indulgência particular, a remissão de seus pecados... chega de hipocrisia... O de hoje, eu passei pra família, mas o de amanhã? O de amanhã é nosso... nós, somos os responsáveis diretos pela garantia de dignidade de nossos irmãos.

E quem pode executar isto, é o estado, que tão generosamente ajuda bancos e empresas! Priu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.