19 de março de 2020

Governador anuncia novas medidas e faz apelo por isolamento social

Por medidas de segurança, Camilo desmarcou coletiva e anunciou novas medidas contra o coronavírus via nas redes sociais (Foto: Reprodução/Facebook)
O governador do Ceará Camilo Santana (PT) anunciou ontem mais uma série de medidas para conter o avanço do novo coronavírus no Estado. Entre elas, estão o aumento dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com aquisição de 600 unidades, além da compra de 100 mil máscaras de proteção e 400 mil litros de álcool em gel, itens essenciais no combate à pandemia.

"Quando falo 600 novas UTIs, significa: estamos adquirindo respiradores, cama, todos os aparelhos necessários para equipar uma UTI", explicou o petista.

O chefe do Executivo informou ainda a encomenda de cinco mil kits para efetuar o teste rápido da infecção e a disponibilidade de 150 linhas para atendimento telefônico, de modo a evitar que suspeitos procurem de imediato unidades hospitalares e possam verificar antes se se enquadram no perfil sintomático.

Em boletim divulgado nessa quarta-feira, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) registrou 20 casos de coronavírus confirmados no Ceará, 259 suspeitos e 111 descartados. Na terça-feira, eram 11 confirmados e 159 casos suspeitos. Em menos de 24 horas, o número de infectados praticamente dobrou.

As ações foram anunciadas pelo governador nas redes sociais como parte de um esforço coletivo no enfrentamento ao vírus. Em pronunciamento, Camilo também fez apelo por isolamento social.

"Esses quatro dias não são para ir para a praia. A medida mais acertada no mundo inteiro para diminuir o fluxo do vírus e a contaminação é o isolamento social. Meu apelo é que todos permaneçam em casa", disse o petista na véspera do feriado de São José, comemorado hoje.

O governador demonstrou especial preocupação com o feriadão. "Minha recomendação, meu pedido e apelo é que todos permaneçam em casa nos próximos quatro dias", repetiu. "Que o comércio não funcione, que as academias não funcionem. Saiam apenas em extrema necessidade, extrema urgência."

No Ceará, mais de 70% do Produto Interno Bruto (PIB) é resultado do setor de serviços, principal afetado pela crise do coronavírus.

Na última terça-feira, 17, Camilo decretou ponto facultativo no serviço público estadual amanhã, por causa do feriado em homenagem ao padroeiro do Estado.

O expediente, no entanto, também foi incentivado pelas medidas de prevenção ao coronavírus. "Colocamos como ponto facultativo na sexta, e meu apelo é que todos permaneçam em casa nesses dias", repetiu.

Em todo o Brasil, subiu para 428 o número de casos de infecção pelo novo coronavírus, segundo boletim divulgado na noite de ontem pelo Ministério da Saúde. É o maior aumento absoluto observado até agora desde que o surto teve início. Em 24 horas, foram 137 novos registros contabilizados pelo Governo Federal, crescimento de 47%.

Quatro das vítimas infectadas pelo novo coronavírus no Brasil morreram. Todas os óbitos ocorreram em São Paulo. Em comum, as vítimas eram homens com idades acima de 60 anos e doenças pré-existentes. Eles foram atendidos em um hospital privado da capital paulista.

Com informações portal O Povo Online


Leia também:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.