18 de março de 2020

Prefeitos mediarão ações para combater Covid-19 no Interior

Prefeitos do Ceará se reunem para ouvir orientações sobre o novo Coronavírus na sede do APRECE (Foto: Thaís Mesquita)
Associação dos Municípios do Estado do Ceará Aprece (Aprece) atuará em conjunto com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) para coordenar ações de vigilância e saúde nos municípios cearenses diante da pandemia de coronavírus (Covid-19). Na manhã de ontem (17/03), prefeitos e secretários municipais da Saúde participaram de reunião para definir futuras ações de atendimento aos possíveis infectados.

Presidente da Aprece, Nilson Diniz ressaltou a importância da mobilização das administrações municipais para o enfrentamento ao Covid-19. "O momento agora é de união. Precisamos, Estado e municípios, estruturar o combate ao coronavírus de forma regionalizada e eficiente"

Diniz pediu respeito ao decreto do governador Camilo Santana (PT) que estabelece, entre outras medidas, o cancelamento, a partir de hoje, das aulas nas unidades estaduais de ensino e a suspensão das férias de todos os servidores da saúde do Estado.

Presente no encontro, o titular da Sesa, Dr. Cabeto, ressaltou que o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) realizará os exames para comprovar os descartar os casos da doença no Ceará. Ele salientou que os municípios devem priorizar a realização dos exames e a correta notificação, treinando as equipes para fazer a coleta de forma adequada. 

"A notificação é fundamental para conter o avanço da doença. O resultado é rápido, fica pronto entre três e seis horas", complementou.

Cabeto alertou para a necessidade de esforço das prefeituras para amenizar o aumento inevitável de casos. "Nós tínhamos uma rede de saúde já sobrecarregada. Se isso acontecer, nós vamos mudar o perfil dos hospitais. Separar os perfis de urgência e as unidades hospitalares desocupadas. Nós já vamos deixar tudo isso pronto" declarou.

Após acordo entre Estado e municípios, também haverá uma compra coletiva e em grande escala de Equipamentos e Proteção Individual (EPIs) - como máscaras, luvas, álcool em gel, sabão, etc. Outros detalhes deverão ser definidos em reuniões de trabalho entre representantes da Sesa, da Aprece e do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems/CE).

Para a presidente do Cosems/CE, Sayonara Moura, caberá aos gestores "repassar orientações à população, transformar seus planos de contingência em fluxo e operacionalizar as ações que se fazem necessárias"

Ela afirma que todas as unidades de Saúde precisam estar preparadas para atender os casos suspeitos e os pacientes confirmados, evitando pânico e procedimentos errados.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:
Bolsonaro agora fala em "união" contra coronavírus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.