29 de março de 2020

Recusa do prefeito de Altaneira em entregar merenda escolar aos estudantes carentes gera forte debate nas redes sociais


Após a resposta do prefeito de Altaneira, Dariomar Rodrigues (PT), informando que não atenderia ao pedido de providência dos vereadores para distribuição da merenda escolar as famílias carentes de Altaneira, gerou um forte debate nas redes sociais.

Na noite da última sexta-feira (27/03) o secretário municipal de Cultura, Luiz Pedro Bezerra, compartilhou 32 fotos de produtos da merenda escolar armazenada em depósitos das escolas municipais.

Imediatamente o presidente da Câmara Municipal, vereador Professor Adeilton comentou que “É doloroso ver tanta comida armazenada e tantos precisando”.

Luiz Pedro respondeu que doloroso era “ver as mentiras de algumas pessoas tentando jogar a população contra a gestão com tantas mentiras” e afirmou que tudo será feito dentro da legalidade e todas as providências estão sendo tomadas mais com responsabilidade.

Adeilton replicou que nada é mais doloroso do que a fome, a necessidade. “Entendo que muitos boatos surgem e desconfianças também. Uma maneira de resolver isso é distribuindo. Acabam os boatos e parte de nossa gente terá comida na mesa”, o parlamentar ainda pediu para que o secretário anuncie as providências e pediu transparência.

O ex-secretário municipal de Finanças, Ariovaldo Soares afirmou que em “Trinta anos no serviço público, não conheço gestor ou mesmo ouvi falar de algum punido por oferecer, mesmo em situação normal, cestas básicas aos necessitados” e ainda lembrou o caso do ex-prefeito Raimundim, que foi denunciado, por tais práticas em período eleitoral e foi absolvido.

O blogueiro Junio Carvalho levantou a suspeita de que as imagens compartilhadas pelo secretário “foram tiradas dias atrás”, mas Luiz Pedro confirmou que as fotos são recentes e convidou o blogueiro para fazer uma visita nas escolas.

A professora Josyanne Gomes disse que sabe da necessidade de muitos alunos e que não acho digno nem justo o posicionamento das autoridades “Estamos em tempos difíceis, não é hora pensar só em si. A merenda deve ser distribuída, isso não deveria nem tá sendo discutido aqui”.

O blogueiro Nicolau Neto registrou o posicionamento do presidente do Conselho Municipal de Educaão que afirmou ser correta a preocupação do Poder Legislativo “e que todas as autoridades devem ser proativas numa hora dessas”.

No entanto o professor alega que “os órgãos superiores” de educação estão estudando critérios de distribuição e que família teria direito e acrescentou que “não saiu nenhuma normativa que ampare os entes que estão abaixo”.

O professor que também é presidente do sindicato do servidores municipais recomenda que “diante da demanda uma alternativa seria requisitar todos os gêneros licitados a empresa” e de forma esdrúxula afirma que “o canal de atendimento regimental é a Ação Social” e ainda critica o que chama “politicagem” que impede as boas ações e acertos, mas acredita que em breve “surgirá entendimento lúcido”.

A ex-secretária municipal de Cultura. Mirian Tolovi, lembrou que “Estamos em um momento tão delicado a nível mundial” e que enquanto se discute possibilidades tem pessoas passando fome, tem pessoas sem alternativas de sobrevivência.

“Não é hora de pensar na distribuição de comida para os mais carentes, é hora de distribuir, é hora de ação. Tem que sair desse estado de inércia. Mata a fome do povo e depois volta para o mundo das ideias. Escuta a multidão que clama por alimento e faz a multiplicação dos pães sem demora Senhor Prefeito”.

A professora Mirian sugere ainda uma reunião de emergência com os vereadores e que todos assumam as responsabilidades legais.

Até o fechamento desta postagem nenhum gestor municipal se pronunciou sobre o debate dos altaneirenses.

Leia também:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.