20 de março de 2020

Governo decide fechar estabelecimentos para conter coronavírus no Ceará

Governador Camilo Santana anuncia medidas contra o coronavírus (Foto: Reprodução/Facebook)
O governador Camilo Santana (PT) anunciou uma série de medidas "mais duras", no fim da tarde de ontem (19/03) para enfrentamento ao novo coronavírus. Entre as ações estão o fechamento de diversos estabelecimentos, como shoppings, restaurantes, igrejas, lojas, feiras e academias até o dia 29 de março. Além disso, estão suspensas as atividade do setor industrial não essencial, será restrito o transporte intermunicipal nos próximos dias e montadas barreiras nas divisas com outros estados para evitar entrada de pessoas ou materiais infectados.

Na quinta-feira, subiu para 24 o número de casos confirmados de Covid-19 no Estado, conforme boletim da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa). O levantamento não contabiliza o caso de uma mulher de 63 anos em Juazeiro do Norte, o primeiro registro da doença no município. O caso foi confirmado pelo prefeito da cidade, Arnon Bezerra (PTB). Até quarta-feira, 18, eram 20 casos confirmados no Estado. O número de casos suspeitos quase triplicou: saltando de 259 para 766.

Em live feita no fim da tarde de ontem, Camilo citou a "curva ascendente" da contaminação para justificar as medidas, que reconheceu como "duras". A única forma de reduzir a contaminação, afirmou, é reduzindo o contato entre as pessoas.

O governador destacou que não estão contempladas no decreto serviços essenciais como estabelecimentos médicos, supermercados, farmácias, bancos, distribuidoras de gás, energia e telecomunicações, segurança privada, funerárias, padarias, clínicas veterinárias e lavanderias.

O decreto ainda permite funcionamento dos estabelecimentos através de serviços de tele-entrega, como pedidos por aplicativos. Restaurantes, lanchonetes, bares e afins poderão funcionar em estabelecimentos como hotéis e pousadas, desde que restrito o atendimento aos hóspedes.

Além disso, Camilo prorrogou o ponto facultativo para servidores públicos, que agora vai até o dia 27 de março. À exceção, mais uma vez, são os trabalhadores de serviços essenciais, como saúde, segurança e energia. Metrô e Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) fecham a partir de 0 hora de sábado, 21. Já o transporte intermunicipal, 0 hora de segunda-feira, 23.

O governador ainda reforçou que só se deve sair de casa em casos de "extrema necessidade". Ele pediu para que pessoas com mais de 60 anos, particularmente, não deixassem suas casas. Entre os infectados por coronavírus, estão oito pessoas com idade entre 20 e 49 anos, 12 entre 50 e 69 anos e 4 com 70 anos ou mais. Conforme a Sesa, 202 dos casos suspeitos são de pessoas que fizeram deslocamentos para outros países ou estados. Quanto aos casos confirmados, nove fizeram deslocamento ou tiveram contato com quem fez.

"Se a contaminação ocorrer em uma velocidade forte, vamos exaurir o sistema público e privado de saúde do Ceará e, com isso, dificultar o atendimento, principalmente, em pessoas graves, que já estão chegando aos hospitais", destacou Camilo Santana. "São medidas duras, mas necessárias. Nesse momento, estão em jogo as vidas das pessoas. Sei que essas decisões têm repercussões econômicas, mas, repito, nossa prioridade neste momento é preservar vidas e resguardar nossos irmãos e irmãs cearenses."

O que fecha:
Bares, restaurantes, lanchonetes e congêneres* **
Igrejas, templos e instituições religiosas
Museus, cinemas e demais equipamentos públicos e privados
Academias, clubes, centros de ginástica e similares
Lojas**, comércios**, shopping centers*** e galerias comerciais
Feiras e exposições
Barracas de praia, em lagoas, rios ou em outros locais que permitam aglomeração de pessoas
Metrô (a partir de 0h de sábado, 21)
Estão suspensas atividades do setor industrial até 29 de março, exceto as essenciais, como de insumos farmacêuticos, hospitalares, alimentícios, energia e água
Transporte intermunicipal interrompido a partir de 0h da segunda-feira, 23

Não fecham:
Estabelecimentos médicos e hospitalares
Clínicas de fisioterapia, vacinação e psicológicas e laboratórios de análises
Distribuidores de água, energia e gás e serviços de telecomunicação, segurança privada
Postos, funerárias, clínicas veterinárias, pet-shops e lavanderias
Bancos
Supermercados

* Esses estabelecimentos em pousadas e hotéis estão permitidos desde que atendam apenas hóspedes
** Permitido em serviço de tele-entrega, incluindo pedidos por aplicativos
*** À exceção de lojas de serviços essenciais, como clínicas médicas e supermercados

Com informações portal O Povo Online


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.