18 de março de 2020

Sem ciência e conhecimento não há salvação por Érico Firmo


Na comparação com outros períodos históricos, há hoje vantagens e desvantagens no enfrentamento ao coronavírus. A hiperconexão, a facilidade no fluxo de pessoas, é um desafio e o fator de disseminação da doença. A tecnologia biomédica é uma vantagem. A possibilidade de compartilhar informações é uma vantagem. A desvantagem é que a mentira e a desinformação se espalham mais ligeiro ainda. E a desvantagem talvez mais perigosa está no contexto político.

Alguns dos líderes políticos mais poderosos do Ocidente na atualidade são pessoas que demonstram seguidamente desprezo pelo conhecimento científico. Cortam recursos da ciência e defendem que suas opiniões, ou estudos isolados de gente excêntrica, pode se sobrepor a consensos da comunidade acadêmica. Cortam recursos de pesquisas, desrespeitam quem dedica a vida a estudar os temas.

Quando a questão se restringe a negar as mudanças climáticas e dizer que a Terra é plana, está-se no âmbito do anedótico no último caso e, no primeiro, do interesse econômico em prol de um modelo de crescimento.

No meio de uma pandemia, porém, é a vida das pessoas, no curtíssimo prazo, que está em jogo. Personagens como Donald Trump nos Estados Unidos, Boris Johnson no Reino Unido e Jair Bolsonaro nestas paragens fizeram diversas declarações, gestos e omissões que vão contra aquilo que os especialistas apregoam acerca do coronavírus.

A ignorância é uma arma política poderosa desde tempos imemoriais. Personagens políticos ascendem com o discurso de que qualquer um pode ter opinião que se sobreponha a qualquer coisa. Séculos de avanços científicos podem ser contrapostos com um "eu não concordo", "eu tenho outra opinião". Isso é instrumento para obter votos e arregimentar seguidores.

A ciência precisa ser valorizada, precisa ser ouvida, precisa dar o norte em momentos como esse. Precisa de ainda mais investimentos para estudos emergenciais. É a hora do conhecimento, de ouvir quem se aprofundou no tema para além de ver memes, correntes de WhatsApp e vídeos no Youtube. A ciência e os especialistas são a voz de comando.

A humanidade talvez nunca tenha atravessado uma crise global dessas proporções tão conectada. Portanto, com tantas possibilidades de compartilhar angústias, medos. Também, de compartilhar fake news, disseminar pânico e desinformação. Assim como é possível espalhar informações, alternativas para lidar com o momento possível. E difundir esperança.

Por onde o coronavírus chega e onde pode chegar

O coronavírus chega ao Brasil por meio das classes média e alta. Os primeiros casos foram de gente que esteve no Exterior, que teve contato com quem lá esteve. Comitiva de políticos na Flórida, casamento repleto de celebridades foram focos de disseminação.

Mas, eles convivem com pobres, nem que apenas com seus empregados, faxineiros etc. A chegada do coronavírus às periferias, onde a vida comunitária é muito mais intensa, é um perigo cujas consequências são difíceis de dimensionar.

A proliferação de casos nos ônibus pode levar os casos a patamar ainda desconhecido por aqui.

Publicado originalmente no portal O Povo Online

Leia também:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.