19 de março de 2020

No dia de São José, um terço dos açudes cearenses atinge a capacidade máxima

Açude Gameleira, em Itapipoca, é um dos que estão sangrando no Estado (Foto: Tatiana Fortes)

Pelo menos 54 açudes no Ceará estão com 100% de sua capacidade nesta quarta-feira, 18. O número representa mais de um terço dentre os 155 reservatórios monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).


Da capacidade de acumular 18,6 bilhões de m³ de água, o Ceará tem 19,8%, ou seja, 3,64 bilhões de m³ após um mês e meio de quadra chuvosa. São os melhores números dos últimos cinco anos.

A preocupação com os reservatórios abaixo dos 30% continua. São 76. Contudo, 11 saíram dessa categoria nos últimos oito dias. A situação mais grave está ainda nas bacias do Banabuiú e Alto e Médio Jaguaribe.

Entre terça-feira, 17, e quarta, 18, foram registrados aportes em 87 açudes, com recarga de 139,2 milhões de metros cúbicos. Destacam-se pela importância estratégica (capacidade de armazenamento e/ou cidades abastecidas) os açudes Angicos, Aracoiaba, Araras, Arneiroz II, Ayres de Sousa, Castanhão, Caxitoré, Cedro, Edson Queiroz, Frios, General Sampaio, Jaburu I, Orós, Pedras Brancas, Pentecoste e Taquara. Este aporte permitiu que o açude São Mateus deixasse o volume morto.

No acumulado deste ano, a recarga já chega a 1,4 bilhão de metros cúbicos. Araras, Castanhão e Orós estão entre os mais importantes do Estado e têm recebido aportes consideráveis.

No período entre 7 horas de terça e 7 horas de quarta, foram registradas chuvas em 61 municípios, destacando-se Lavras da Mangabeira (Posto Iborepi), com 170 milímetros (mm); Novo Oriente (Posto Novo Oriente), com 102.5 mm; Barro (Posto Brejinho), com 97.2 mm e Milagres (Posto Comunidade Valdivino), com 87 mm.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.