26 de setembro de 2022

Na semana decisiva, candidatos buscam apoio dos indecisos

Os principais candidatos ao Palácio da Abolição tem estratégias semelhantes (Foto: Reprodução/Facebook)

Na semana que antecede o primeiro turno das eleições, que ocorre no próximo domingo (02/10) os três principais candidatos ao Governo do Estado do Ceará definiram como prioridade consolidar as intenções de voto que já tem e conquistar o apoio dos eleitores indecisos.

Roberto Cláudio (PDT) abriu a semana que antecede o primeiro turno com carreata em Fortaleza, na manhã de ontem (25/10). Estavam presentes o prefeito José Sarto (PDT), o vice-prefeito Élcio Batista (PDT) e o senador Tasso Jereissati (PSDB).

"Toda campanha é desafiadora. Essa é mais ainda porque existe muita polarização. O bom senso, o equilíbrio, o meio termo sempre é difícil quando fica imprensado entre dois extremos, mas acredito que, pelo que eu estou vendo, o entusiasmo do povo é grande", disse Tasso.

Roberto Cláudio chegou projetou os últimos dias antes da votação: "Energia, trabalho, força, garra, muita humildade, uma eleição em que poucas vezes o Estado do Ceará viu, três palanques competitivos, chegando emparelhados na última semana. Quem vai definir isso é a organização na campanha, a verdade de cada candidato, cada candidatura, mas sobretudo isso aqui, a energia, a garra da militância".

Roberto considerou natural a participação do senador Cid Gomes (PDT) na campanha do ex-governador Camilo Santana (PDT) ao Senado, em Sobral. mesmo com o partido apoiando a deputada estadual Érika Amorim (PSD) à vaga.

"O Cid, quando começou a campanha já anunciou que apoiaria o Camilo. Então, não tem nenhum fato novo não. Ele apenas está confirmando o que ele disse no começo da campanha, que iria, independentemente de qualquer coisa, pela relação de amizade e respeito, apoiar o Camilo ao Senado".

RC comentou a denúncia de favorecimento do governo a Elmano Freitas (PT). "Eu não tenho crítica a pessoas, eu não sou candidato contra ninguém. Eu tenho crítica em relação a circunstâncias e há problemas, até porque sou candidato pra dar um passo à frente, pra avançar".

O Capitão Wagner (União Brasil) apostas em três debates programados na televisão, além de visitas ao Interior e na Capital. "Não tem domingo, não tem feriado até o dia 2. A intenção é reforçar nossas propostas, mostrar a diferença da nossa candidatura, que é a única que representa a mudança real", disse ao O POVO.

Além de fortalecer o apoio de quem já vota nele, Wagner disse que vai em busca do voto das pessoas que apoiam os adversários, mas que ainda podem mudar de ideia.

"Há um grande percentual de pessoas que estão convictas de votar em mim, mas tem um percentual pequeno que a gente precisa consolidar. Entre as outras candidaturas há uma grande possibilidade de mudança nessa reta final", afirmou.

O candidato do União Brasil afirmou que, em um eventual governo, aproveitaria ações que foram exitosas na gestão anterior, mas promoveria mudanças na segurança pública e geração de emprego e renda. Ele acrescentou que também faria alterações na área da saúde, "que infelizmente priorizou o concreto em detrimento das pessoas".

Questionado sobre as pesquisas eleitorais, que apontam um acirramento nessa reta final entre ele e Elmano Freitas (PT), Wagner disse estar convicto em relação ao apoio do eleitorado. Ele afirma que os institutos têm "dificuldade de encontrar o sentimento real" dos votantes.

"Vai em uma comunidade que é dominada por uma facção, a pessoa tem medo de dizer que vota em mim, isso acaba afetando o resultado da pesquisa, até acredito que não é má-fé dos institutos", justificou.

Neste domingo, o candidato se reuniu com profissionais da saúde e discutiu ações que adotará caso eleito. Uma delas seria aproveitar a estrutura que já existe antes de construir novos equipamentos.

Elmano Freitas (PT) iniciou a semana decisiva do primeiro turno das eleições em agenda no Interior. O petista quer contar com o auxílio dos apoiadores para atrair voto de que ainda não escolheu candidato.

"Eu peço para que vocês, nesses últimos dias, continuem conversando na família, na igreja, no grupo de amigos, se tiver alguém indeciso ainda, vem para o nosso lado", disse o concorrente ao Palácio da Abolição durante discurso em Crato.

Pela manhã, ele esteve ao lado do ex-governador Camilo Santana (PT), que concorre ao Senado, e de Jade Romero (MDB), candidata a vice na chapa. O petista percorreu as ruas do Município em carreata que partiu da rotatória do estádio Mirandão.

Estiveram no evento de campanha, o prefeito de Crato, Zé Aílton (PT) e o vice-prefeito de Juazeiro do Norte, Giovanni Sampaio, que é do PSD, partido que apoia Roberto Cláudio (PDT).

Saindo da região do Cariri, o petista partiu rumo a Granja, no noroeste do Ceará, onde realizou encontro com apoiadores e percorreu as principais ruas do Município. Os petistas encerraram a agenda de campanha do domingo com um comício em Acaraú, também no noroeste cearense.

Durante discurso, Camilo defendeu a candidatura de Elmano, além de citar que os adversários eleitorais têm propagado "ataques" e "fake news". Na avaliação do ex-governador, a atitude demonstra "desespero" dos rivais com o crescimento do petista nas pesquisas.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

Debates marcam reta final da disputa no Ceará


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.