6 de setembro de 2022

Exposição em Fortaleza celebra os 200 anos da Independência do Brasil

Quadro  de Rodval Matias representando a aclamação Independência no Ceará (Foto: Licinio Nunes)

Em celebração aos 200 anos da Independência do Brasil, o Instituto do Ceará inaugura na hoje (06/07) uma exposição que traça a linha do tempo sobre principais acontecimentos e personagens por trás do processo de emancipação nacional. A mostra reunirá imagens, textos e objetos históricos que ajudam a contar como o Brasil alcançou o status de País soberano no dia 7 de setembro de 1822.

O acervo também mostra como a Declaração de Independência do então príncipe regente, Dom Pedro I, foi recebida pelos governantes cearenses à época e qual foi o papel da província – hoje Estado – na consolidação da autonomia brasileira.

Um dos itens da exposição é a ata de adesão à Independência, publicada no dia 24 de novembro de 1822. Por meio do documento, o governo provincial do Ceará reconheceu oficialmente a insubmissão do Brasil à Coroa Portuguesa.

Além da ata, o público também vai poder conferir de perto a única pintura que retrata os bastidores da reunião que culminou com a elaboração daquele documento.

A arte, de autoria do desenhista Rodval Matias, mostra o momento em que as autoridades locais se reuniram em frente à Matriz de São José (onde hoje se localiza a Catedral Metropolitana) para aclamar Dom Pedro I como imperador do Brasil.

O historiador Licinio Miranda, que ajudou a reunir os objetos da exposição, ressalta a importância histórica da solenidade.

“Este foi o momento em que o Ceará reconheceu o Brasil como independente de Portugal. Praticamente todas as pessoas na tela assinaram a ata registrando a ocasião”, analisou.

O quadro revela que o reconhecimento foi simbolicamente oficializado por meio de um aperto de mãos entre o presidente da província, o desembargador José de Passos Porbém Barbosa, e o comandante de armas do território cearense, o tenente-coronel Francisco Xavier Torres.

Na imagem, o representante da Igreja Católica na província, padre Francisco Gonçalves Ferreira, abençoa o gesto de conciliação enquanto segurava uma Bíblia.

Além deste emblemático quadro, os demais objetos da exposição também estarão disponíveis para visitação do público até o fim de novembro, na sede do Instituto do Ceará, das 9 às 16 horas.

O presidente da entidade, Júlio Lima Verde, afirma que a proposta da mostra é “apresentar de forma objetiva para o público em geral, aspectos relevantes da Independência do Brasil como fato histórico".

A exposição conta com o apoio institucional do Sindicato dos Médicos do Ceará (Simec) e do Exército Brasileiro, por meio da 10ª Região Militar. A entrada será gratuita.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

Exposição enaltece legado dos mestres da cultura cearense


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.