1 de setembro de 2022

Apenas 88 prefeitos e prefeitas do Ceará demonstraram apoio a chapa petista no Ceará

O prefeito de Caucaia, Vitor Valim, participou ontem de caminhada com Elmano e Camilo no centro da cidade  (Foto: Reprodução/Facebook)

Candidato ao Senado e principal articulador da campanha de Elmano Freitas (PT) ao Governo do Ceará, Camilo Santana (PT) já posou para fotos com cerca de 88 prefeitos e prefeitas de cidades do Estado. Por mais simbólico que pareça, as fotografias mostram a força e o apoio que o grupo político de Camilo possui no Estado.

Entretanto, a assessoria de Elmano alega que 120 prefeitos e prefeitas do Ceará - dos 184 líderes municipais existentes - declararam apoio à coligação "Ceará Cada Vez Mais Forte".

O levantamento foi feito pelo O POVO com base nas publicações de Camilo nas redes sociais. Nas legendas das postagens, Camilo descreve que os gestores estão aderindo a chapa que tem a candidatura de Elmano ao Palácio da Abolição e dele ao Senado.

"Com muito diálogo e respeito seguimos conversando com as lideranças dos municípios, discutindo projetos e ações pra melhorar a vida dos nossos irmãos e irmãs cearenses. (...) Com Elmano governador, Camilo senador e Lula presidente faremos o Ceará três vezes mais forte", escreveu o ex-governador em recente publicação no Instagram, durante encontro com alguns prefeitos.

Contudo, apenas 21 dos 88 gestores municipais que se reuniram e posaram para fotos com Camilo integram siglas presentes na chapa "Ceará Cada Vez Mais Forte" - formada pela Federação PT/PC do B/PV, PP, MDB, PRTB, Federação Psol/Rede e Solidariedade. Os demais são de partidos da chapa de Roberto Cláudio (PDT) ou Capitão Wagner (UB).

A maior fatia dos apoios declarados a Camilo e Elmano vem de prefeitos que foram eleitos em 2020 pelo PDT. 33 deles optaram por seguir o ex-governador, em vez de apoiar a candidatura de RC ao Abolição. O ato, inclusive, foi denominado visto pelo presidente estadual da sigla, André Figueiredo (PDT), como "infração grave", podendo gerar desfiliações.

"Aquele prefeito que votar literalmente em candidatos que estejam na chapa adversária, não são pedetistas", disse Figueiredo no fim de julho, em participação no programa Jogo Político. Além dos pedetistas, sete prefeitos do PSD - sigla comandada no estado pelo vice de RC, Domingos Filho - vão ajudar os petistas nas eleições 2022. Alguns dos prefeitos do PDT, ao anunciarem adesão à campanha de Elmano, também comunicaram desfiliação do partido brizolista.

São os casos de Juju (Jaguaribara), Carlos Aquila (Moraújo), Saul Maciel (São Benedito) e Dr. Júnior (Chorozinho). Presidente da Associação dos Municípios do Ceará (Aprece) e prefeito de Chorozinho, Dr. Júnior Menezes é um dos coordenadores políticos da campanha.

O POVO tentou entrar em contato com o gestor por meio de ligações e mensagens via WhatsApp, a fim de saber quais são os 120 líderes municipais que compõem a aliança, mas não obteve respostas até a publicação desta matéria.

Por sua vez, sete prefeitos eleitos por partidos da coligação de Wagner - estabelecida por Podemos, Avante, PL, Republicanos, PTB e União Brasil - estão do lado de Camilo e Elmano. Cinco são do PL - partido do candidato a vice-governador, Raimundo Matos -, um do PTB e um do Republicanos.

Confira a lista completa dos prefeitos e prefeitas que estão apoiando a chapa Camilo e Elmano e os partidos pelos quais foram eleitos em 2020:

PDT: Juliana Aldigueri (Granja), Taiano (Tarrafas), Roger Aguiar (Marco), Thiago Campelo (Aracoiaba), Íris Martins (Hidrolândia), Ravenna (Catunda), Marcelo Mota (Tamboril), Elizeu Monteiro (Itarema), Cícero de Deus (Araripe), Guilherme Saraiva (Barbalha), João Luiz (Campos Sales), Franzé Carneiro (Ibicuitinga), Edsonriva (Jucás), Libório (Assaré), Simone Tavares (Caridade), Emanuelle Martins - (Ereré), Antonio Martins (Cariré), Kennedy Aquino (Uruoca), Edezio Sitonio (Coreaú), Áquila (Moraújo), Sebastiãozinho (Chaval), Nezinho Farias (Horizonte), Chico Cordeiro (General Sampaio), João Bosco (Pentecoste), Raimundo Filho (Pacujá), Beim (Paracuru), Zé Weliton (Carnaubal), Bismarck (Piquet Carneiro), Juju (Jaguaribara), Figueiredo (Milagres), Gildecarlos Pinheiro (Irapuan Pinheiro), Saul Maciel (São Benedito) e Dr. Júnior (Chorozinho)

MDB: Carlomano Marques (Pacatuba), Antonio Almeida (Acopiara), Ronilson Oliveira (Croatá), Telvânia Braz (Paramoti), Sônia Costa (Madalena), Dário Coelho (Itapiúna), Franci Rocha (Viçosa do Ceará), Dr. Rafael (Penaforte) e Júnior do Titico (Ipueiras)

PT: Branco do Angelim (Uruburetama), João Paulo (Mauriti), Dariomar Rodrigues (Altaneira), Toinho do Banco (Quixeré), Celso Gomes (Iracema), Afonso Tavares (Abaiara) e Felipe Pinheiro (Itapipoca)

PSD: Marcone Tavares (Aurora), Matheus Góis (Pedra Branca), Elíria Queiroz (Ibaretama), Britinho (Tejuçuoca), José Joeni (Alto Santo), Lacerda (Icapuí), Marcone Tavares (Aurora)

PSB: Ana Flávia (Acaraú), Aniziário Costa (Jardim), Adail Melo (Groaíras), Izabella Fernandes (Guaiúba) e Marcão (Ibiapina)

PL: Dedé Soldado (Pindoretama), Paulo César (Itaitinga), Ednardo Filho (Miraíma), Herberlh Mota (Baturité) e Robert Viana (Mulungu)

PP: Rildson (Tabuleiro do Norte), Glairton Cunha (Jaguaretama), Bel Júnior (Senador Sá) e

Luan Dantas (Potiretama)

DEM: Samuel Werton (Santana do Cariri), Rozário Ximenes (Canindé) e Zé Maria (Limoeiro)

PSDB: Hilzete Marim (Tururu) e Chico Clementino (Granjeiro)

Pros: Professor Marcelão (São Gonçalo do Amarante) e Vitor Valim (Caucaia)

Solidariedade: Átila Câmara (Maranguape) e Nenen Coelho (Novo Oriente)

Cidadania: Tiago Ribeiro (Cascavel)

Republicanos: Joerly Victor (Aratuba)

Psol: Edson Veriato (Potengi)

PTB: Flávio Filho (Amontada) 

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

RC: Izolda não seguiu "compromisso"


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.