7 de setembro de 2022

Museu do Ipiranga é reinaugurado oficialmente em São Paulo

Após nove anos fechado para visitação, o Museu do Ipiranga foi reinaugurado em cerimônia oficial apenas para convidados (Foto: Bruno Rocha)

Em cerimônia oficial realizada na noite de ontem (06/07), como parte das comemorações do Bicentenário de Independência do Brasil o Museu do Ipiranga foi reinaugurado após nove anos fechado para visitação. A solenidade foi reservada para convidadosMuseu será reaberto ao público apenas na amanhã (08/07), e é preciso agendar visita pelo site. 

Entre os presentes estavam o secretário de Governo, Marcos Penido, o prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes (MDB), o secretário da Cultura do estado, Sérgio Sá Leitão, o ministro do Turismo, Carlos Alberto Gomes de Brito, o ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB) e o príncipe Dom João de Orleans e Bragança, representando a família real.

Sá Leitão fez críticas ao governo federal que, segundo ele, "foi negligente em relação ao bicentenário da Independência". "Nós aqui estamos entregando o único legado do bicentenário, que é o restauro e a ampliação do Museu do Ipiranga, e estamos entregando a única programação cultural consistente, aberta ao público, relativa a esse assunto", disse.

"É uma pena porque foi uma oportunidade perdida. A independência não é de São Paulo, é a independência do Brasil", completou. 

Doria, em sua fala, afirmou que a reinauguração do museu "é a vacina contra o obscurantismo que assola o Brasil". "A reabertura do Museu do Ipiranga simboliza a vacina contra o obscurantismo, o ódio e o separatismo que assolam o nosso país. O Brasil pede paz, harmonia, educação. Pede respeito à cultura e pede que o país se una em respeito a uma única causa."

Momentos antes, ao discursar, Sá Leitão havia citado o esforço do ex-governador ao captar recursos na iniciativa privada para reformar o museu e mencionou o legado de Doria à frente do governo de São Paulo no enfrentamento da pandemia. 

A reabertura contou com discursos das autoridades e apresentação da Orquestra Sinfônica da USP. Os convidados puderam fazer uma visita guiada pelo novo museu, que teve a área total ampliada de 6.400m² para cerca de 13.400m².

 A plateia era composta majoritariamente por convidados do governo de São Paulo e das 34 empresas patrocinadoras da reforma.

A obra teve o custo total de R$ 235 milhões, custeados pela Lei de Incentivo à Cultura, por investimentos privados sem incentivo fiscal e também aportes públicos feitos pelos governos do estado e federal.

Hoje, "Dia da Independência", o museu fará uma abertura simbólica para funcionários e trabalhadores da obra e seus familiares, além de um grupo de 200 estudantes de escolas públicas selecionados pelas secretarias estadual e municipal de educação.

Com a reabertura, a administração do Museu do Ipiranga estima receber cerca de 900 mil a 1 milhão de visitantes por ano.

Confira outras imagens do Museu do Ipiranga:





Com informações portal Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.