5 de setembro de 2022

Roberto Cláudio e Elmano falam sobre posição de Cid

Roberto Cláudio e Elmano em atos de campanha (Foto: Reprodução/Facebook)

Os candidatos ao governo do Estado do Ceará, Roberto Cláudio (PDT) e Elmano de Freitas (PT) se manifestaram sobre a decisão do senador Cid Gomes. No sábado, Cid informou que não irá se posicionar no primeiro turno das eleições para governador, apesar de o pedetista concorrer pelo partido dele, após rompimento da aliança com o PT. Roberto Cláudio informou que respeita a decisão, mas que “legado de Cid está incorporado” à sua campanha. Já Elmano disse que “apoio de Cid a Camilo mostra que amizade segue e petista foi correto”.

O candidato do PDT a governador do Ceará, Roberto Cláudio, disse que aprendizados das administrações do hoje senador Cid Gomes (PDT) estão presentes nas propostas apresentadas na campanha dele nessas eleições.

"O Cid tomou a decisão de só entrar na eleição em um eventual segundo turno, né. Acho que só ele pode falar melhor, explicar melhor as motivações. O que eu posso dizer é que eu tenho profundo respeito e admiração pelo Cid e que as melhores lições de seus governos, os seus legados estão incorporados na minha trajetória política e, principalmente, nessa campanha", disse Roberto Cláudio, na manhã de domingo, na Praia do Futuro, em Fortaleza.

"Boa parte do que eu proponho é o que ele (Cid) propôs em 2006 (quando o hoje senador foi eleito governador): um novo ciclo de prosperidade, de ideias novas, de pessoas novas, de práticas políticas novas. E eu, pelo respeito, admiração e gratidão que tenho ao Cid, o que posso dizer é que as lições, experiências e aprendizados que tive com ele estão incorporados nessa campanha nossa."

Cid realizou ato em campanha em Sobral, com pedido de votos em Ciro Gomes (PDT) para presidente e Camilo Santana (PT), para senador. O PDT tem como candidata ao Senado Érika Amorim.

Sobre a intenção de o senador buscar se preservar para tentar recompor a aliança com o PT no segundo turno, RC se esquivou. "Minha tarefa como candidato, nesse momento, é pedir ao povo cearense a oportunidade de estar no segundo turno. Qualquer outra análise, especulação, não é prudente da minha parte. De mim, você vai ouvir até o dia 2 pedir com humildade ao nosso povo chance para estar no segundo turno."

O pedetista fez campanha ao lado de vereadores, candidatos a deputados estadual e deputado federal. Estava ao lado dele a candidata ao Senado pela coligação, Érika Amorim.

Roberto afirma que tem levado mensagem de amor e não de ódio. "É, principalmente, uma sinalização ao futuro do Ceará, com mais prosperidade, com novas ideias, novas práticas políticas e novas pessoas que possam ajudar nossa gente mais simples", acrescentou antes de iniciar um coro pedindo votos para o candidato a presidente Ciro Gomes (PDT).

O candidato do PT a governador do Ceará, Elmano Freitas, elogiou o gesto de apoio do senador Cid Gomes (PDT) à campanha do ex-governador Camilo Santana (PT) ao Senado. Elmano fez campanha no fim da manhã de domingo na Praia do Futuro.

"Agradeço e mostra o caráter do senador Cid Gomes. (...) Esse é o Cid que eu conheço, respeito e admiro. E eu tenho segurança de que a declaração de que o Cid vota em Camilo demonstra o quanto correto tem sido o ex-governador Camilo e essa amizade permanece, isso permanece também na política", disse Elmano, durante bandeiraço na Praça da Paz Dom Hélder Câmara, na Praia do Futuro, neste domingo.

Ainda no adesivaço em favor de Ciro, no sábado, Cid afirmou que não irá se posicionar na eleição para governador do Ceará. Ele afirmou que foi contra o fim da aliança com o PT e espera, num possível segundo turno, atuar para recompor a parceria política. "Se eu for tomar partido agora, chancelando essa quebra de aliança, eu vou encontrar dificuldades de reatar essa relação no segundo turno", explicou-se Cid.

Elmano afirmou compreender que senador não se posicione no primeiro turno para governador. "Tem dois candidatos, nós éramos do mesmo governo, ele mesmo diz que por ele aliança tinha sido mantida. Por nós também, por nós também. Mas, infelizmente a decisão foi outra e aí isso já passou", destacou o petista.

Apoiadores de ao menos três correntes adversárias faziam campanha ao mesmo tempo, no entroncamento das avenidas Santos Dumont e Dioguinho, na Praia do Futuro. Santinhos, bandeiras e inúmeros carros de som com jingles tomaram conta da via, que ficou congestionada.

Os primeiros a chegar foram os apoiadores de Roberto Cláudio, que iniciaram adesivaço por volta das 8 horas. Em meio às camisas amarelas pedetistas, surgiram vestes azuis do PL de Jair Bolsonaro e da candidata a deputada federal Mayra Pinheiro.

Aos poucos, os vermelhos do PT chegaram ao local, com bandeiraço para Lula, Elmano e Camilo para os cargos de presidente, governador e senador, respectivamente. Apesar das diferenças, não houve animosidade. 

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

Capitão Wagner acha que Cid terá dificuldade para unir PDT e PT

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.