16 de setembro de 2022

Izolda rebate acusações, Roberto Claudio reafirma denúncia contra o Governo

A campanha de Roberto Claudio veiculou na propaganda eleitoral decisão TRE sobre repasses de recursos do Governo aos municípios (Foto: Reprodução/Facebook)

O embate entre as candidaturas ao Governo do Estado de Roberto Cláudio (PDT) e de Elmano Freitas (PT) ganhou um novo capítulo, com degraus a mais nos níveis de tensão. A alta do acirramento teve Izolda Cela (sem partido) como ponto central.

A campanha de RC veiculou peça na propaganda eleitoral no rádio e na TV abordando a determinação judicial da Corregedoria Regional Eleitoral, ligada ao Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), que proibia o repasse de qualquer recursos do Governo aos municípios, exceto verbas que já haviam sido previamente destinadas para a "execução de obra ou serviço em andamento".

Também foi mencionado na propaganda que a Superintendência de Obras Públicas (SOP) no Ceará foi alvo de mandado de busca e apreensão, cumprido pela Polícia Federal na terça-feira, 13, na sede da entidade, na Capital. A inserção apontou como motivo a procura de "provas de que houve compra milionária de apoio" à candidatura de Elmano. Em seguida, afirma que a resposta dele, de Izolda e do ex-governador Camilo Santana (PT) foi o silêncio.

O procedimento citado, no entanto, foi visto pelo TRE-CE como "equívoco", já que a operação só foi realizada para recolher documentos relacionados à execução de convênios feitos pela pasta. Declarações estas que haviam sido entregues ao Tribunal pela SOP quando foram solicitadas, fato também reconhecido pela entidade posteriormente.

A peça de propaganda eleitoral da campanha de RC teve como consequências réplicas duras e trocas de farpas ao longo da quinta-feira.

A resposta de Izolda à propaganda de RC foi a mais incisiva desde que o embate entre os ex-correligionários se instaurou nas eleições deste ano. Para a governadora, o pedetista utilizou "medidas ardilosas e de mentiras com objetivos eleitoreiros" e anunciou que vai adotar medidas judiciais.

"Isso é muito feio! Moralmente feio. Competência para governar exige, antes de tudo, a capacidade de se firmar em princípios. Não se deve vender a alma pelo poder. Medidas judiciais serão tomadas imediatamente", escreveu em suas redes sociais.

Camilo e Elmano saíram em defesa de Izolda e teceram críticas ao ex-prefeito de Fortaleza. O candidato ao Senado pediu que RC refletisse o caminho adotado na corrida rumo ao Abolição, especialmente nos comentários contra a governadora "que nem candidata é".

"Uma mulher séria, que revolucionou a educação do Ceará, e que tem governado nosso estado com honestidade e competência. Pode até continuar me atacando, Roberto, o mesmo que você dizia ser o melhor governador do Brasil até bem pouco tempo".

Elmano descreveu a propaganda do pedetista como ataque "covarde", atribuiu a postura de Roberto como "desespero por ter despencado nas pesquisas" e disse que o adversário "tem feito sua campanha entrar no jogo sujo". Do mesmo modo, Elmano comparou a tática do ex-prefeito com as adotadas pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (PL).

Mesmo após os revides, Roberto Cláudio reafirmou ainda ontem o que foi dito na propaganda, depois da reunião com vereadores, suplentes e ex-vereadores de Fortaleza em seu comitê no bairro Cocó. O candidato alegou que não se trata de "juízo de valor", porém de "fato jurídico grave".

"Não gostaria de estar tratando desse fato, mas esse é um fato jurídico grave que, na verdade, sinaliza para uma prática política muito antiga que o Ceará havia vencido. Não cabe a mim esclarecer um fato jurídico, mas sim àqueles que são citados nesse fato jurídico", respondeu durante entrevista.

Os deputados estaduais Salmito Filho e Evandro Leitão, presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE), comentaram a difusão do seu correligionário e tomaram partido pró-Izolda. “Minha solidariedade à governadora Izolda Cela e demais atingidos. As disputas, políticas ou eleitorais, não permitem o vale tudo, há regras na lei e na ética, princípios. Adversário não é inimigo na democracia”, publicou Salmito.

“A política deve ser feita com respeito e princípios. Os fins não justificam os meios", escreveu Evandro sem citar nomes. A publicação do deputado estadual foi compartilhada por Camilo em seu perfil oficial no Twitter.

Embora pedetistas como Roberto Cláudio, Evandro e Salmito defenderam que Izolda Cela fosse escolhida pelo partido como candidata ao Governo. O processo interno ao qual RC saiu vitorioso deixou feridas abertas na legenda que têm desaguado no acirramento entre as candidaturas dos ex-aliados.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

É hora do "bombeiro" Cid entrar em cena?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.