23 de setembro de 2022

Reta final promete "fogo pesado", por Carlos Mazza

Elmano, Roberto Claudio e Capitão Wagner na reta final da campanha (Foto: reprodução/Facebook)

Nova rodada da pesquisa Ipespe para o cenário político do Ceará ajuda a explicar, entre outras coisas, recente escalada de adversários contra Elmano Freitas (PT) no Horário Eleitoral Gratuito. Com o petista se mantendo como único candidato em crescimento, a tendência agora é que o tom da campanha, que já está duro, fique ainda mais acirrado.

Desde o início da disputa, Roberto Cláudio (PDT) vinha polarizando o 1º turno com o petista, trocando provocações e ataques em debates e nas redes sociais. No último mês, os dois passaram a protagonizar até imbróglio na Justiça, após denúncia do pedetista de suposto uso da máquina estadual em benefício de Elmano ir parar no Horário Eleitoral.

Nos últimos dias, no entanto, a campanha de Capitão Wagner (UB) também se somou ao coro, também passando a virar a artilharia contra o adversário petista. E é aí que mora hoje o principal desafio de Elmano e seu principal apoiador, o ex-governador Camilo Santana (PT): na resposta - deles e do eleitorado - aos holofotes cada vez mais em cima de ambos.

Na última semana, circularam várias imagens, tanto no Horário Eleitoral quanto em vídeos apócrifos, destacando de forma negativa a relação de Elmano com o Movimento Rural dos Trabalhadores Sem Terra (MST).

No mesmo sentido, campanha de Kamila Cardoso (Avante) ao Senado jogou na conta do petista até defesa do aborto e legalização das drogas, pautas que o candidato diz ser contário. Com o candidato mantendo tendência de crescimento, não é nada estranho supor que a coisa deva ficar ainda mais "animada".

Quem comemora

Elmano Freitas (PT) é o candidato a governador do Ceará que colhe as melhores notícias da nova rodada da pesquisa Ipespe. Mantendo tendência de única candidatura em crescimento, o petista "descolou" de Roberto Cláudio (PDT) e vai se confirmando como adversário de Capitão Wagner (UB) no 2º turno.

Pelo cenário apontado, Wagner continua líder isolado na disputa, atingindo 37% das intenções de voto. Em comparação com a pesquisa anterior, o militar oscilou positivamente um ponto. Já Elmano cresceu cinco pontos, indo de 23% para 28%. Até então encostado no petista, RC oscila negativamente três pontos, indo de 22% para 19%.

O novo levantamento mostra ainda que o "teto" da campanha de Elmano - tão desejado por seus adversários - ainda não tem data para aparecer. Quem também festeja os números são Camilo Santana (PT) e Lula (PT), "padrinhos" e principais trunfos da campanha petista.

Camilo e RC

Apesar da recente rota de colisão estabelecida entre Roberto Cláudio (PDT) e Camilo Santana (PT) na disputa eleitoral do Ceará, boa parte do eleitorado do ex-prefeito segue tendo boa avaliação do ex-governador para a corrida pelo Senado.

Segundo dado da terceira rodada da pesquisa Ipespe, 76% dos entrevistados que dizem votar em Roberto Cláudio para governador também se dizem eleitores de Camilo. Ou seja, a cada quatro eleitores do pedetista, três afirmam votar no ex-governador para o Senado.

O "voto casado" ocorre ainda que RC e Camilo tenham subido o tom de críticas mútuas ao longo da campanha. Nas últimas semanas, o candidato apoiado pelo petista, Elmano Freitas (PT), tem inclusive apontado "ingratidão" do ex-prefeito com relação a Camilo.

O índice é bem menor entre eleitores de Capitão Wagner (UB). Entre aqueles que dizem votar no deputado do União Brasil, só 33% se dizem eleitores de Camilo. A maior parte do grupo, 39%, dizem votar na candidata da chapa de Wagner, Kamila Cardoso (Avante).

Publicado originalmente no portal O Povo Online

Leia também:

Izolda diz que Wagner mente: "Nem capitão cá, nem capitão lá"


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.