28 de setembro de 2022

Celso de Mello diz que Bolsonaro é medíocre

O ex-ministro Celso de Melo foi um dos críticos mais duros com o PT durante o julgamento Mensalão no STF (Foto: Cristiano Mariz)

Ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, Celso de Mello seguiu o mesmo caminho do também ex-ministro Joaquim Barbosa e declarou ontem (27/09) voto no candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no primeiro turno das eleições deste ano.

O posicionamento foi feito por escrito ao coordenador do grupo de juristas Prerrogativas, Marco Aurélio de Carvalho, conforme informado pelo blog da Vera Magalhães.

Agora aposentado, Celso, que foi desde 2007 decano do STF, considera Jair Bolsonaro (PL) como "a constrangedora figura e um político menos, sem estatura presidencial, de elevado coeficiente de mediocridade, destituído de respeitabilidade política, adepto de corrente ideológica de extrema-direita que perigosamente nega reverência à ordem democrática, ao primado da Constituição e aos princípios fundantes da República.

Durante a época do julgamento Mensalão, o decano foi um dos críticos mais duros com o Partido dos Trabalhadores. O que torna o apoio dele muito comemorado pelos apoiadores de Lula.

Leia a seguir a íntegra da nota de Celso de Mello

"A atuação de Bolsonaro na Presidência da República revelou a uma Nação estarrecida por seus atos e declarações a constrangedora figura de um político menor, sem estatura presidencial , de elevado coeficiente de mediocridade , destituído de respeitabilidade política, adepto de corrente ideológica de extrema-direita que perigosamente nega reverência à ordem democrática, ao primado da Constituição e aos princípios fundantes da República, e cujo comportamento vulgar, de todo incompatível com a seriedade do cargo que exerce , causou o efeito perverso de vergonhosamente degradar a dignidade do ofício presidencial ao plano menor de gestos patéticos e de claro ( e censurável ) desapreço ao regime em que se estrutura o Estado Democrático de Direito! Em defesa da sacralidade da Constituição e das liberdades fundamentais, em prol da dignidade da função política e do decoro no exercício do mandato presidencial e em respeito à inviolabilidade do regime democrático, tenho uma certeza absoluta: NÃO votarei em Jair Bolsonaro! É por tais razões que o meu voto será dado em favor de Lula no primeiro turno." (CELSO DE MELLO, ministro aposentado e ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, biênio 1997-1999).

Com informações portal Correio Braziliense

Leia também:

Carlos Velloso, ex-ministro do STF, declara voto em Lula no 1º turno

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.