3 de setembro de 2022

A disputa pelo interior entre os candidatos ao Governo

Fortaleza e Caucaia são os únicos municípios visitados pelos três postulantes  (Fotos: Reprodução/Facebook)

Os candidatos Roberto Cláudio (PDT) e Elmano Freitas (PT) foram os que mais viajaram pelo Ceará em campanha até aqui, mostra levantamento feito pelo O POVO com base nas agendas dos candidatos. O pedetista contabilizou, até o dia 1º de setembro, 29 municípios em seu roteiro, enquanto o petista andou por 28.

Em terceiro, Capitão Wagner (União Brasil), com 20 cidades em que caminhou pedindo votos. Liderando as pesquisas de intenção de voto, ele costuma dizer que o projeto eleitoral estadual é construído há mais de um ano, o que o fez andar pelos 184 municípios do Estado.

As viagens válidas para o levantamento foram feitas a partir do dia 16 de agosto, quando oficialmente todos passaram à condição de candidatos, com o início oficial da campanha. As assessorias de comunicação de Elmano e Wagner confirmaram que o levantamento do O POVO está correto. A equipe de RC não deu retorno neste sentido.

Fortaleza e Caucaia são os únicos municípios visitados pelos três postulantes. Não por acaso, são os dois maiores colégios eleitorais do Estado.

Curiosamente, Sobral, berço político do principal apoiador de RC na disputa, o candidato a presidente Ciro Gomes (PDT), foi palco para ato político somente de Wagner, que anunciou a agenda enfatizando o componente simbólico dela: a “terra dos Ferreira Gomes”.

Wagner, aliás, foi o único a visitar até aqui os cinco principais colégios eleitorais. Além de Fortaleza, Caucaia e Sobral, já passou por Juazeiro do Norte e Maracanaú. Os prefeitos desses dois municípios, Roberto Pessoa (União Brasil) e Gledson Bezerra (Podemos), respectivamente, o apoiam na empreitada estadual.

Apesar de anunciar voto em Wagner, Gledson, gestor de Juazeiro, diz desde 2021 que votará no ex-governador Camilo Santana (PT) para senador, em agradecimento ao modo como as demandas do município foram acolhidas por ele quando à frente da administração estadual.

Embora tenha sido contabilizada como triunfo da oposição wagnerista, a eleição de Vitor Valim (sem partido) como prefeito de Caucaia ficou aquém das expectativas deste grupo político. Ele se deslocou na direção de Camilo e da atual governadora, Izolda Cela, (sem partido) progressivamente, desde que empossado prefeito.

Roberto Cláudio tem priorizado rotina de iniciar os dias em Fortaleza e ido ao Interior para caminhadas, “adesivaços”, carreatas ou reunião com lideranças municipais à tarde e à noite.

A articulação de Camilo Santana, candidato ao Senado, e a influência indireta do Governo do Ceará na disputa beneficiaram Elmano em número de prefeitos. Foram fatores que forçaram RC a buscar vereadores ou deputados de oposição para facilitar sua entrada nestas cidades.

Em evento na última terça-feira, 30, em Fortaleza, o ex-prefeito da Capital afirmou a vereadores do Interior e candidatos a deputados que terá palanques em todos os municípios.

Elmano é quem menos tem roteiros em comum com os demais adversários. Por outro lado, é o que mais foi para municípios onde foi o único candidato a visitar desde o início da campanha. Assim como Wagner, o petista foi a Várzea Alegre, Crato e Juazeiro do Norte, além de Fortaleza e Caucaia. O único roteiro em comum com RC foi Camocim.

RC e Wagner são os que mais fizeram viagens em comum

Banabuiú, Brejo Santo, Forquilha, Iguatu, Ipu, Milhã, São Gonçalo do Amarante, Sobral e Ubajara foram municípios visitados pelos candidatos Capitão Wagner (União Brasil) e Roberto Cláudio (PDT). Eles são os candidatos que mais fizeram viagens em comum na campanha até aqui.

Porém, o cruzamento entre as datas de cada agenda não permite a conclusão de que há um padrão nos movimentos. Ou se um repete o outro com proximidade entre as datas.

Os municípios são pequenos e médios, à exceção de São Gonçalo do Amarante e Sobral, estes de grande porte. Com aproximadamente 50 mil habitantes e sexto maior PIB do Ceará, São Gonçalo tem o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). O prefeito, Professor Marcelão (União Brasil), é aliado de Wagner. Sobral é a quinta população e o quinto PIB do Estado.

Roberto Cláudio vai a Sobral sem previsão de que Ciro Gomes (PDT) esteja com ele, tampouco Cid Gomes (PDT), afastado de todos, mas mais próximo de Camilo Santana (PT) e de Izolda Cela (sem partido), sobre os quais fez menção positiva no Senado Federal nesta semana, ao relatar dois pedidos de financiamentos externos para a Educação.

O prefeito do município, Ivo Gomes (PDT), declarou voto em Camilo para senador, sem ainda ter feito algum gesto em favor de RC.

Em Sobral, com toda a carga simbólica da visita, Wagner estava ao lado de Moses e Oscar Rodrigues, filho e pai candidatos à Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa, para demonstração de força na terra dos principais adversários.

"A gente reconhece a força do Moses e do Oscar, são duas lideranças consolidadas na região Norte, não só em Sobral mas também na Ibiapaba. E a gente precisa também estar próximos dessas lideranças pra que a gente possa se fortalecer, a região espera um bom resultado, uma região densa, eleitoralmente falando", afirmou.

E adicionou: "Terei todo o respeito, até porque Sobral exige. (...) Toda obra que tiver iniciada aqui a gente vai concluir, tudo que existia a gente vai dar continuidade. Não tem motivo nenhum para a gente perseguir a cidade por conta do prefeito não ter votado em mim."

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

Pedidos de voto em trânsito crescem 278%, diz TSE


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.