27 de setembro de 2022

Governadora Izolda Cela declara apoio a Elmano

Dentro da campanha de Elmano, o apoio de Izolda é festejado, mesmo que na reta final da eleição (Foto: Reprodução/Facebook)

A governadora Izolda Cela (sem partido) declarou oficialmente apoio a Elmano Freitas (PT) na disputa pelo Governo do Estado. Divulgada ontem, a manifestação da chefe do Executivo cearense foi exibida no horário eleitoral do candidato petista, que enfrenta Capitão Wagner (União Brasil) e Roberto Cláudio (PDT) nas urnas.

"Tenho muita honra de ser governadora e de ter sido vice-governadora ao lado do Camilo por mais de sete anos. Muitos desafios e muitas conquistas também. Agora, sigo minha consciência, no que considero ser o melhor para o nosso estado. E o melhor para seguir esse projeto é Elmano", afirmou a gestora.

Em seguida, Izolda acrescentou ter conhecido "o Elmano quando eu era secretária de Educação do Cid, e vejo uma trajetória pautada na defesa do povo cearense". "Tenho certeza de que, com Elmano governador", continuou, "o Ceará vai garantir as conquistas e avançar ainda mais no caminho certo em busca das vitórias que todos nós desejamos".

A entrada da governadora na corrida eleitoral se dá a seis dias da votação, marcada para domingo, 2 de outubro. Durante todo o primeiro turno, Izolda vinha evitando abrir o voto para a sua sucessão.

Embora emitisse sinais de que apoiava o representante petista, ela tentava minimizar o desgaste na relação com ex-aliados do PDT, como Roberto Cláudio.

Cotada para concorrer à reeleição, Izolda foi preterida dentro da própria legenda, o PDT, da qual a governadora anunciou desfiliação dias depois. Em seguida, afastou-se do debate político-eleitoral, ainda que membros do governo tenham tido participação mais efetiva na campanha do petista na costura de alianças.

Izolda, porém, acabou se tornando alvo da candidatura de RC, que acionou judicialmente a gestora, a quem acusou de priorizar prefeitos alinhados com o ex-governador Camilo Santana (PT) na distribuição de recursos estaduais.

O caso segue sob análise do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE), que não se posicionou sobre o mérito da denúncia. A governadora nega que tenha atuado nesse sentido. Candidato ao Senado, Camilo também rejeita qualquer possibilidade de interferência, assim como Elmano.

Dentro da campanha de Elmano, o apoio de Izolda é festejado, mesmo que na reta final da eleição. Bem avaliada, a ex-pedetista, que assumiu com a saída de Camilo, tem 42% de ótimo e bom por parte do eleitorado cearense, segundo pesquisa Ipespe mais recente. Apenas 13% a consideram ruim ou péssima.

Izolda também é personagem importante dentro do projeto de educação no Ceará, principal vitrine da gestão do grupo encabeçado pelo senador Cid Gomes (PDT), citado por ela na peça televisiva.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

Ceará fica fora da agenda de Lula e Bolsonaro no primeiro turno


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.