8 de setembro de 2022

Grito dos Excluídos é marcado por críticas ao Governo Federal e protestos

Em Fortaleza a mobilização inicial foi na Parangaba (Foto: Fabio Lima)

O 28º Grito dos Excluídos e Excluídas, em seu retorno presencial após dois anos de suspensão por causa da pandemia de Covid-19, ocorreu na manhã de ontem, 7, na praça da Lagoa da Parangaba. O lema deste ano foi "Vida em primeiro lugar - 200 anos da (in)dependência para quem?". Além da comemoração do retorno às ruas, o ato foi uma manifestação contra o presidente Jair Bolsonaro (PL).

Em Fortaleza, a mobilização inicial foi na Parangaba, onde apoiadores se reuniram para dar voz a causas e arrecadar alimentos. A caminhada seguiu até a Igreja Bom Jesus dos Aflitos. O ato é promovido pela Igreja Católica, em parceria com as pastorais sociais, comunidades eclesiais de base e organizações civis. Segundo a organização do evento participaram cerca de 3 a 5 mil pessoas, entre coletivos, movimentos sociais, sindicais, partidos políticos e população em geral.

De acordo com Zildete Queiroz, uma das coordenadoras do evento, as principais bandeiras levantadas pelo ato são: violência estrutural; dívida pública, dívidas sociais e direitos humanos; educação popular e trabalho de base; soberania alimentar, agricultura familiar no combate à fome e ao agronegócio; terra, teto e trabalho; democracia representativa e democracia participativa; e defesa dos territórios.

"Em meio a tantas bandeiras que são levantadas, queremos levantar juntos a bandeira da vida. Essa que fica sempre colocada no chão, pisada pela nossa sociedade e por todos aqueles que deveriam defendê-la", declarou o padre Watson Holanda Façanha, coordenador arquidiocesano de pastoral.

A freira Elisabete Leite, da Pastoral Social da Arquidiocese, falou sobre a iniciativa: "É importante porque hoje estamos comemorando os 200 anos da Independência, mas independência para quem, se nós continuamos um país escravizado de 1001 formas?".

Candidatos a cargos federais, estaduais e ao governo do Estado estiveram presentes no evento, distribuindo adesivos e panfletos. O titular da Secretaria de Cultura do Ceará (Secult-CE), Fabiano Piúba, também compareceu.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

Bicentenário da independência reuniu civis e militares na Beira Mar


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.