24 de julho de 2013

Começou a Jornada Mundial da Juventude

Cerca de 500 mil pessoas se reuniram na praia de Copacabana para acompanhar a missa de abertura da JMJ - foto Marcelo Camargo
Um dia depois da confusa passagem do papa Francisco pelo Centro do Rio de Janeiro, encurralado num congestionamento de trânsito na avenida Presidente Vargas, permanecerão em sigilo o roteiro dos desfiles em carro aberto nos próximos compromissos na capital fluminense, do chefe da Igreja Católica.

Na agenda desta quarta-feira, se havia previsto a passagem do papamóvel por ruas do bairro da Tijuca, na Zona Norte carioca, onde o papa vai visitar o Hospital São Francisco, administrado por frades franciscanos. Em uma vistoria recente pela região, a Polícia Federal informou à direção do hospital a provável rota do santo padre.

Francisco iria em carro fechado até a igreja de São Francisco Xavier, a aproximadamente quatro quilômetros de distância da instituição. O trajeto seria basicamente pela rua Conde de Bonfim, onde fica a unidade de saúde. Desde o princípio, a negociação sobre os itinerários do papa em compromissos pela cidade vem sendo conduzida pela cúpula do comitê organizador local da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), presidido pelo arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta, e por autoridades de segurança dos governos federal e estadual.

Entretanto, o comitê suspendeu a divulgação dos percursos em carro aberto nos próximos dias. De acordo com um roteiro divulgado na Cidade do Vaticano, a agenda do sumo pontífice previa 16 deslocamentos no papamóvel ao longo da estadia no Rio de Janeiro. E, apesar de o próprio Francisco anunciar seu desejo de estar perto do povo, as passagens pelas ruas da cidade continuarão desconhecidas para cariocas e peregrinos.

Presente franciscano

Ao desembarcar no Hospital São Francisco Xavier, o papa vai caminhar até a capela para ser recepcionado por um coral de 80 frades e freiras. O santo padre será presenteado com uma imagem do santo ao lado de um doente, criada por um ex-dependente químico recuperado pela rede de tratamento da Fraternidade São Francisco na Providência de Deus, entidade que administra uma rede de hospitais pelo Brasil. Francisco deve retribuir com outro presente.

A intenção era inaugurar no hospital carioca uma unidade de  tratamento a dependente químicos durante a visita pontifícia. A construtora contratada para a obra, no entanto, não conseguiu entregar no prazo previsto.

Por isso, o papa vai abençoar uma placa que será instalada na nova área do hospital, com inauguração adiada para agosto. Na visita ao São Francisco Xavier, marcada para hoje, às 18h30min, foi mantido o encontro do papa com dois dependentes químicos em tratamento. Os escolhidos foram selecionados pelos frades franciscanos em outras unidades.

Com informações Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.