22 de novembro de 2017

Altaneira entre os melhores em Efetividade da Gestão Municipal


Foi publicado no portal oficial do Município na tarde de ontem (21/11) que Altaneira encontra-se entre os 12 municípios cearenses melhores avaliados no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), referente ao exercido de 2016 medida através do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), realizado pelo Instituto Rui Barbosa (IRB) em parceria com Tribunais de Contas de 25 Estados e do Distrito Federal.

O portal cita que a informação está disponível na página eletrônica do IRB e foi divulgada também no portal do Tribunal de Contas do Estado do Ceará. Segundo o TCE, a pontuação ficou acima da nacional e do Nordeste, que atingiram 0.53 e 0.48 respectivamente. O IEGM visa avaliar a partir de pesquisa encaminhadas a cada administração as políticas e atividades públicas desenvolvidas pelas gestões dos municípios e para efeitos de cálculos, leva em conta a pontuação obtida em sete áreas. Em cada uma delas, a média dos municípios cearenses foram: 0.55 em educação; 0.73 em saúde; 0.26 em planejamento; 0.72 em gestão fiscal; 0.37 em meio ambiente; 0.47 em cidades protegidas; e 0.52 em governança em tecnologia da informação.

Diz, ainda, a nota que dos 184 (cento e oitenta e quatro) municípios do Estado, Altaneira está entre os 12 (doze) que apresentou os melhores resultados na áreas avaliadas. Para cada uma delas, atribui-se letras. “A” representa um “altamente efetiva; “B+” – “muito efetiva”; B” –  “efetiva”; “C+” – em fase de adequação” e “C” equivale a “baixo nível de adequação”.

Cita igualmente que aas sete áreas, a gestão municipal conseguiu ser muito efetiva em três delas, Educação, Saúde e Gestão Fiscal. Em Governança em Tecnologia da Informação e em Meio Ambiente, Altaneira está no nível qualificado como “em fase de adequação” e em Planejamento e em Cidades Protegidas o alcance ficou em “baixo nível de adequação.

Publica também que ao tomar conhecimento dos dados do Município que foram encaminhados pelo TCE via correio eletrônico, o secretário de Governo, Deza Soares, classificou os resultados como bons, visto que áreas consideradas primordiais para o desenvolvimento de qualquer município, como Educação e Saúde, a gestão ficou bem avaliada. Mas ponderou que acendeu um alerta nos outros setores. “Eles nos darão suporte para que possamos corrigir e buscar atingir nossas prioridades”, ressaltou.

A publicação do portal do Governo Municipal não faz nenhuma menção que o Município de Altaneira foi administrado pelo ex-prefeito Delvamberto Soares (PDT) e seu vice-prefeito Dedé Pio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.