16 de maio de 2021

TRE confirma segunda cassação de chapa de vereadores por fraude à cota de gênero

Para o relator do Recurso, juiz George Marmelstein ,“dissimular uma solicitação de votos e a distribuição de santinhos não torna verdadeira uma candidatura fictícia" (Foto: Reprodução/Youtube)

Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) decidiu, nesta sexta-feira, 14, cassar a chapa de vereadores registrada pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) do município de Nova Russas nas Eleições 2020, por fraude à cota de gênero, exigida pela legislação eleitoral. A medida cassou o registros das candidatas Cynthia Lopes Chaves Rosa, Lina Vanessa Diogo Nunes e Tamyres Rocha Diogo, bem como o diploma do candidato a vereador Diego Rocha Diogo, que participou da prática ilícita.

Além disso, a decisão declarou inelegíveis, no prazo de 8 anos, as referidas candidatas, assim como o candidato. O relator, juiz George Marmelstein, afirma que a fraude corrobora para o baixo desempenho das candidaturas femininas do PDT. "O que se percebe é que houve uma simulação de candidatura para ludibriar a Justiça Eleitoral e permitir o lançamento de candidatos do sexo masculino. Dissimular uma solicitação de votos e a distribuição de santinhos não torna verdadeira uma candidatura fictícia".

Em relação às despesas na campanha, o relator destacou que “as notas fiscais apresentadas como comprovação de despesas são todas de igual valor, emitidas na mesma data, pelo mesmo fornecedor e com data posterior às eleições, o que reforça a tese de fraude".  Da decisão, ainda cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Segundo a Comissão de Participação Feminina do TRE-CE, a decisão contribui para o enfrentamento das candidaturas fictícias. "As agremiações precisam compreender que a candidatura fictícia é uma violência política que instrumentaliza e invisibiliza mulheres, na contramão da paridade de gênero na política, tão necessária à qualidade da nossa democracia. A decisão, ao punir a fraude, está dizendo, também, que os Partidos Políticos devem incentivar mulheres na política, financiando suas campanhas e abrindo espaços nos diretórios”, afirma a servidora Roberta Laena, integrante da comissão.

Essa é a segunda vez, em menos de um mês, que uma chapa é punida no Ceará por fraude à cota de gênero. O TRE-CE cassou, no último dia 5, toda a chapa dos candidatos a vereador pelo PSD em Croatá (CE), nas eleições de 2020. Dentre estes está o vereador eleito José Mario Alves Pereira, o Zé Mário da Repartição. A decisão atendeu a uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) proposta pelo Ministério Público Eleitoral (MPE). A defesa do partido já apresentou recurso. 

Com informações portal Correio Braziliense

Leia também:

Martinópole terá novas eleições para prefeito e vice no dia 1º agosto de 2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.