28 de dezembro de 2010

Cid Gomes anuncia novos Secretários

Cid Gomes anuncia o novo secretariado na residência oficial

O governador Cid Gomes (PSB) anunciou, ontem (27/12), a nova equipe de secretários que vai compor o Poder Executivo a partir de 2011. O grupo do primeiro escalão do Estado agora será composto por 26 nomes sendo a maioria integrantes do atual Governo.

Durante evento Cid ainda anunciou a criação, em janeiro, de três novas pastas: a Controladoria Geral de Segurança, que ainda não tem gestor, e a Secretaria da Pesca, que será comandada pelo deputado federal Flávio Bezerra (PRB), não reeleito este ano, além da secretaria Extraordinária da Copa, que terá como titular o atual secretário de Esportes, Ferruccio Feitosa (PSB).

A surpresa foi o anúncio de que a equipe de Cid Gomes vai contar com um nome do PSDB, legenda que anunciou oficialmente que fará oposição ao governador, o escolhido foi o deputado Gony Arruda que assumirá a secretaria de Esportes.

Depois do PSB que ganhou seis vagas, o PT foi a sigla mais contemplada, com quatro pastas, além de ter conquistado novamente a vaga de líder do Governo na Assembleia Legislativa a partir de 2011, que ficará sob a responsabilidade do suplente de deputado Antônio Carlos, aliado político de Luizianne Lins (PT).

O PMDB foi contemplado com três secretarias, o PRB com duas e o PDT e o PCdoB com uma pasta cada um. No entanto, o governador ainda vai nomear os gestores de duas secretarias, a de Planejamento e a Controladoria de Segurança, que de acordo com Cid, estão sob "consulta". O restante dos nomes, cinco, não têm filiação partidária.

Estão na lista dos secretário de Cid Gomes seis deputados estaduais: Mauro Filho (PSB), Camilo Santana (PT), Nelson Martins (PT), Ivo Gomes (PSB), Gony Arruda (PSDB) e Professor Pinheiro (PT). Além disso, os deputados federais não reeleitos Paulo Henrique Lustosa (PMDB) e Flávio Bezerra (PRB) também estão na lista.

Alguns nomes que já assumiram secretarias na primeira gestão de Cid foram remanejados para outras pastas, foi o caso de Camilo Santana, eleito deputado estadual e que ao invés de ir para a Secretaria do Desenvolvimento Agrário foi nomeado titular da pasta de Cidades.

A secretaria de Segurança Pública e Desenvolvimento Social (SSPDS), pasta que Cid admitiu ser a que tem mais "desafios", será comandada pelo atual chefe da Casa Militar, o coronel Bezerra Rodrigues. O governador se mostrou cheio de expectativas quanto ao nome ao garantir que a população vai presenciar "avanços" na área e destacou o fato de o novo secretário ser o primeiro nome da Polícia Militar a ocupar o cargo.

Estiveram presentes na cerimônia de anúncio quase todos os secretários, exceto alguns que estavam fora da cidade, como René Barreira, que vai assumir a Secretaria de Ciência e Tecnologia; Paulo Henrique Lustosa, que será titular do Conselho de Gestão e Políticas do Meio Ambiente (Conpam) e Ivan Bezerra, que continua no Conselho de Desenvolvimento Econômico.

O evento foi muito rápido. Além do anuncio e de alguns comentários sobre seus secretários, Cid Gomes não deu entrevistas porque seguiria para Brasília, ainda ontem à tarde, onde tinha audiência marcada com o Presidente Lula para tratar da vinda dele ao Ceará amanhã e, possivelmente da Presidente Dilma.

Durante sua fala, Cid Gomes se mostrou satisfeito com a equipe, que ainda está incompleta, mas avisou que até o dia 31 os nomes que faltam deverão ser anunciados. Em fevereiro, o governador continua a formação de sua equipe com os nomes do segundo escalão.

Enquanto anunciava os nomes, Cid citava alguns aspectos do currículo de cada um. Além disso, o governador fez questão de admitir sua confiança em relação ao nome do novo líder do Governo na Assembleia, Antônio Carlos, e descontraiu: "Tenho procurado até dar uma ajudinha a ele (Antônio Carlos) no sentido de que a oposição não seja tão radical". O futuro líder e os deputados convocados só irão assumir as novas funções após a posse dos novos deputados no dia 1º de fevereiro.

Cid não se deteve em pronunciamentos, mas fez agradecimentos rápidos a alguns de seus secretários que deixarão os cargos no novo mandato, como atual secretário de segurança pública, Roberto Monteiro, a quem o governador diz possuir grande "admiração".


Com informações Diário do Nordeste

Um comentário:

  1. A indicação de Gony Arruda para compor o primeiro escalão do Governo expõe a fragilidade dos tucanos no Ceará, que tenta se consolidar como oposição a Cid, mas enfrenta resistência de parlamentares.

    O Deputado Gony desafia de forma clara a liderança do tucanomor Tasso Jereissati

    ResponderExcluir

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.