6 de agosto de 2013

Facebook explica como seleciona aquilo que mostra aos utilizadores

Tipicamente, de cada vez que alguém visita o Facebook, há 1500 publicações que poderiam ser incluídas no feed de notícias - foto divulgação
O feed de notícias do Facebook tornou-se para muitos não apenas uma forma de se manterem a par da vida de amigos e conhecidos, mas também a maneira preferida de terem contato com a atualidade. Nesta terça-feira (06/08), o site anunciou uma mudança no algoritmo que determina aquilo que cada utilizador vê, passando a fazer com que conteúdos antigos possam voltar a surgir – e anunciou que passará a dar explicações sobre todo este processo de hierarquização.

Tipicamente, de cada vez que alguém visita o Facebook, há 1500 publicações (de amigos, páginas, pessoas que o utilizador segue) que poderiam ser mostradas no feed, explicou o site (o número foi calculado com base numa amostra aleatória de sete mil utilizadores com atividade diária). Daquelas 1500, o Facebook seleciona cerca de 300, com base em vários critérios.

Entre os fatores que o Facebook tem em consideração estão a interação do utilizador no passado com aquele tipo de conteúdo; o número de comentários, partilhas e “gostos” que uma determinada publicação tem (e se esta interação foi feita por “amigos” do utilizador); a frequência da interação do utilizador com a pessoa ou página que fez a publicação; e ainda as eventuais denúncias por abuso e o número de pessoas que tenha optado por esconder aquele conteúdo.

Com a mudança no algoritmo agora anunciada, se um utilizador não descer na página o suficiente para ver um determinado conteúdo, este poderá reaparecer, caso seja particularmente popular. Nos testes feitos pela equipa do Facebook, antes da mudança, a generalidade das pessoas via 53% das publicações. Com a afinação (que não afeta a frequência com que os conteúdos pagos são exibidos), a fatia de conteúdos lidos passou para os 70%.

Com informações Portal Tecnologia P

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.