26 de fevereiro de 2014

Altaneira promove II Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil

Participantes durante realização da II Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil (Foto: Seagri)
Representantes do poder público, de entidades sindicais, associações, funcionários e demais membros da sociedade do município de Altaneira estiveram reunidos na manhã desta terça-feira, 25, no auditório da Secretaria de Assistência Social com o propósito de realizar a II Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil – II CMPDC.

Na abertura do Encontro, o prefeito Delvamberto Soares fez menção à importância de se discutir temas dessa natureza. Segundo ele, o município buscará formular iniciativas que visem fortalecer a participação e o controle social nas políticas públicas desse setor.

A iniciativa caminha no sentido de seguir orientação do governo federal, que lançou há dois anos o Plano Nacional de Gestão de Riscos e Desastres.  Em 2012 uma lista com mais de 800 (oitocentos) municípios prioritários em ações de proteção e defesa civil foi divulgada.

O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente e que na oportunidade responde pela coordenação da conferência, Ceza Cristóvão, ministrou palestra enfocando a Defesa Civil. Ceza apresentou e discutiu as finalidades do evento que, dentre outros, encontra-se promover, incentivar e divulgar o debate sobre novos paradigmas para a proteção e a defesa civil e Propor princípios e diretrizes para a implementação da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil.

“Esse evento se configura como um momento crucial, pois através dele pode-se conhecer a realidade local, fator essencial para reduzir os riscos de desastres. Não posso julgar os que aqui não estão. Não sei os motivos das ausências, mas tenho certeza que vocês que se encontram nesse local serão peças fundamentais na participação e nos prestarão orientações no que diz respeito à elaboração de propostas. Afinal, o mais importante é a participação da comunidade”, afirmou Ceza Cristóvão.

Dentro da temática proposta, os participantes foram segregados em quatro eixos temáticos, a saber: I - Gestão integrada de riscos e resposta a desastres; II - Integração de Políticas Públicas relacionadas à Proteção e à Defesa Civil; III - Gestão do Conhecimento em Proteção e Defesa Civil e IV - Mobilização e promoção de uma cultura de Proteção e Defesa Civil na busca de Cidades Resilientes.

Após apresentação dos grupos, foi eleito pela plenária os delegados que irão representar o município nas etapas subsequentes, estadual e nacional. João Felipe e Ceza Cristóvão foram escolhidos, vindo a representar a sociedade civil e o poder público municipal, respectivamente. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Iran Amorim e, a Secretária de Cultura, Esporte e Turismo, Ana Maria, os substituirão no impedimento dos titulares de participarem das etapas posteriores.

O evento que teve como tema "Proteção e Defesa Civil": Novos Paradigmas para o Sistema Nacional" foi apresentado pelo cerimonialista Antonio Pereira e foi realizado pelo Governo Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, contando com o apoio da Secretaria de Assistência Social.

Publicado originalmente no Blog Informações em Foco