17 de fevereiro de 2014

Em concorrida solenidade Geraldo Ananias lança livro em Altaneira

Abertura da solenidade de lançamento do Livro em Altaneira (Foto: João Alves)
O escritor cearense, radicado em Brasília, Geraldo Ananias Pinheiro, lançou na noite de ontem (16/02) o seu quinto livro “A Força de um Mistério”. Geraldo é funcionário aposentado do Banco do Brasil, ex-professor da Fundação Educacional do Distrito Federal, matemático e advogado com pós-graduação em Direito Público e sócio efetivo-acadêmico do Instituto Cultural do Cariri.

A solenidade de lançamento do livro foi comandada pela presidente da Câmara Municipal vereadora Lélia de Oliveira e contou com a participação dos vereadores Antonio Leite, Edezyo Jalled, Flavio Correia, Genival Ponciano, Gilson Cruz e Professor Adeilton, além do prefeito municipal Delvamberto Soares e do ex-prefeito João Ivan Alcântara que mereceu diversos elogios do escritor.

Após abertura da solenidade, com a execução dos hinos nacional e municipal pela Banda de Música do Município, os vereadores Genival Ponciano, Professor Adeilton, Gilson Cruz, Professor Adeilton e Edezyo Jalled que fizeram as saudações iniciais e todos parabenizaram o autor pela iniciativa de lançar o quinto livro em Altaneira.

O prefeito Delvamberto Soares disse que o lançamento deste livro tem uma significativa relevância para o Município, pelo seu valor cultural e que pode incentivar ainda mais o interesse pela leitura de nossos jovens. Disse também que se sentia muito honrado em participar de tão importante evento e que em nome doa altaneirense agradecia ao escritor por esta oportunidade tão brilhante.

Discursaram ainda o secretário Municipal de Educação, Deza Soares, o ex-prefeito João Ivan Alcântara e este blogueiro.

A Diretora da Escola Santa Tereza, Meirenildes Alencar, após discurso citando a importância da literatura na vida das pessoas fez uma bonita homenagem ao escritor. Quatro alunos da Escola declamaram trechos de cada um dos quatros primeiros livros do escritor. A brilhante apresentação do estudante Fábio e de suas colegas Yoerene, Giovana e Nirreyle emocionou o público presente.

Após as homenagens o escritor Geraldo Ananias Pinheiro, visivelmente emocionado agradeceu as homenagens e disse que nunca tinha visto algo tão emocionado e registrou que pela primeira vez teve a honra de receber um prefeito em lançamento de seu livro.

Geraldo citou os momentos de sua infância e adolescência em Altaneira e disse que ao longo do tempo sempre visitou Altaneira, nas suas férias escolares e posteriormente do trabalho.

O escritor lembrou também dos momentos difíceis de sua vida, a solidão dos primeiros anos na Capital Federal, mas disse que tudo foi compensador, pois realizou os seus sonhos.

Sobre o livro “A Força de um Mistério” disse que tenta retratar o quotidiano de uma família nordestina na grande São Paulo, que passa por situações difíceis, tais como, doenças da alma e do corpo, mas que encontra soluções para esses males e que o enredo traz a lume aparentes conflitos religiosos no seio desse lar, destacando, no entanto, o respeito mútuo e a convivência harmoniosa entre o casal e suas filhas. Destaca ainda aspectos ligados à amizades, a amores antigos e saudade da terra distante.

Lembrou a citação do ensaísta Theófilo Silva que escreveu: "É um romance para ser lido em pouco tempo, tal a velocidade da trama. O leitor se surpreenderá com os capítulos finais e com o desfecho inesperado, surpreendente que só encontramos nas grandes obras".

Prestigiaram ainda o evento os ex-vice-prefeitos Francisco Ananias Barbosa, Orlando Saraiva Landim, o Padre Alberto, a presidente do Sinsema, Lúcia Lucena, diretores de escolas, professores, estudantes e os médicos cubanos Dr. Pablo Ricardo Hechavarria e Dra. Yaqueline Teutor Veranes. Após a solenidade de lançamento autoridades e público presentes compraram o  livro formaram fila para colher o autógrafo do escritor.

Confira outras fotos do lançamento do livro “A Força de um Mistério”:







Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.