1 de fevereiro de 2014

Obras da Transposição chegarão a 75% de execução até o fim de 2014

O governador Cid Gomes e o Ministro da Integração Nacional,  Francisco Teixeira, visitaram nesta sexta-feira (31) as obras de transposição do Rio São Francisco na Região do Cariri. A visita foi iniciada com um sobrevoo para observar as obras das Estações de Bombeamento 2 e 3 - EBI 2 e EBI 3 - e também os antigos lotes 3 e 4, na região de Salgueiro, em Pernambuco, e Penaforte, no Ceará. 

Segundo o Ministro, 52% das obras já estão concluídas, e existe a previsão de um avanço de 25% até o final deste ano e os outros 25% até o final de 2015. “A Transposição é a maior obra do Ministério da Integração e uma das maiores do PAC. Ela se torna ainda mais importante neste momento que o Nordeste está vivendo uma estiagem prolongada, mas estamos empenhados para termos essa obra o mais rápido possível”, disse o Teixeira. Atualmente, cerca de 8.700 pessoas trabalham na obra.

Durante a visita, o Governador ressaltou a importância da obra e o esforço conjunto do Governo do Estado com o Governo Federal em aliar a Transposição e o Cinturão das Águas do Ceará (CAC) para amenizar a falta de água no Estado. “O CAC pegará uma parte da transposição do São Francisco e levará água para o sudoeste e oeste do Estado que são as regiões que mais precisam. Em seguida, vai alimentar as demais bacias do Estado, e em outra etapa alimentar as demais bacias e com o Cinturão das Águas concluído, poderemos ter água assim que a estação elevatória de Salgueiro, em Pernambuco,  estiver pronta”, explicou Cid Gomes.

O Cinturão das Águas do Ceará é mais uma obra do Governo do Estado, através do Ministério da Integração Nacional que vai ampliar a distribuição dos recursos hídricos em todo o Ceará. São 1.300 km de canais, sifões e túneis que vão receber a transposição do Rio São Francisco, levando água para 12 bacias hidrográficas do Ceará.

O Projeto de Integração do São Francisco é a maior obra de infraestrutura hídrica do país e figura entre as 50 maiores construções de infraestrutura em execução no mundo. O empreendimento vai levar água a uma população de mais de 12 milhões de pessoas em 390 municípios nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Com informações Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.