26 de março de 2015

Dilma se reúne com governadores e promete priorizar obras contra seca

Os governadores nordestinos em reunião com a presidente Dilma no Palácio do Planalto (Foto: Roberto Stuckert Filho)
A presidente Dilma Rousseff (PT) se reuniu, ontem, com os nove governadores do Nordeste, em Brasília, e afirmou que vai priorizar obras federais em andamento, principalmente as que são relacionadas à seca. No Ceará, entra no rol de prioridades, segundo o Governo do Estado, a obra do Cinturão das Águas. Os gestores estaduais, após alinharem a pauta de cobrança em reunião horas antes, cobraram investimentos do Governo Federal. 

Entre os itens prioritários, os governadores pediram a liberação de linhas de financiamento de crédito, a continuidade de investimentos em programas federais, a taxação de grandes fortunas para o financiamento da Saúde, a prioridade ao Nordeste em programas de segurança pública e o reforço em programas emergenciais de convivência com a seca, como poços, carros-pipas e adutoras.

Os pedidos contrariam a política de ajuste fiscal apresentada pelo Ministério da Fazenda. No entanto, o Nordeste é importante reduto petista, e a presidente busca retomar agenda positiva na região. Dilma, além da promessa de priorizar as obras já em andamento, como a transposição do Rio São Francisco, disse que vai analisar as demais propostas. Mesmo diante de cobranças que vão de encontro ao aperto nas contas do governo, Dilma compreende que implantar uma agenda positiva no Nordeste é fundamental para deter a queda na popularidade. Além disso, o PT precisa manter o apoio nos estados em que obteve a maior quantidade de votos nas últimas eleições.

O governador do Estado, Camilo Santana (PT), disse ter ficado satisfeito com a reunião. Relacionada às prioridades apontadas por Dilma está a obra do Cinturão das Águas que interligará o abastecimento no Ceará a partir da transposição do São Francisco. No dia 8 de abril, os governadores nordestinos terão novo encontro em Natal. Em 15 de maio, eles se reunirão com as bancadas estaduais em Brasília.

O encontro é um desdobramento da recriação do Fórum dos Governadores do Nordeste em dezembro do ano passado, encabeçado por Camilo. O governador do Ceará recebeu, recentemente, a incumbência do Palácio do Planalto de articular diálogo com os gestores do Nordeste para criar um plano estratégico de desenvolvimento da região.

Antes do encontro com Dilma, os governadores tiveram encontro no Meliá Hotel para alinhar o posicionamento diante do governo.

O foco da reunião foram questões administrativas. Contudo, em carta de apoio entregue a Dilma, os gestores dizem que, “diante do clima de transitória instabilidade política”, são contrários ao pedido de impeachment, apoiam o combate à corrupção, defendem a Petrobras e compreendem o ajuste fiscal.

Ao final da reunião, a presidente agradeceu o apoio dos governadores e ressaltou a união entre os governadores que, para ela, nunca havia sido tão grande. 

Participaram do encontro de ontem os governadores Camilo Santana (Ceará), Rui Costa (Bahia), Flávio Dino (Maranhão), Wellington Dias (Piauí), Paulo Câmara (Pernambuco), Renan Filho (Alagoas), Robinson Faria (Rio Grande do Norte), Ricardo Coutinho (Paraíba) e Jackson Barreto (Sergipe).

Também estiveram presentes na reunião o vice-presidente da República Michel Temer (PMDB) os ministros da Casa Civil, Aloizio Mercadante, da Fazenda, Joaquim Levy, do Planejamento, Nelson Barbosa, da Previdência, Carlos Gabas, e da Secretaria de Relações Institucionais, Pepe Vargas.

Com informações O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.