10 de março de 2015

Mais dois professores altaneirenses aprovados em Mestrado


Os professores Francisco Adeilton da Silva e Wellton Cardoso Pereira foram aprovados para Mestrado na Universidade Estadual da Paraíba, ambos com área de concentração na Educação Matemática. O resultado foi divulgado na manhã de ontem (09/03) e foi comemorado pelos professores, estudantes e amigos na cidade e nas redes sociais. 

O Professor Adeilton é graduado em Ciências pela Universidade Regional do Cariri (URCA), especialista em Matemática do Ensino Médio também pela URCA e Gestão Escolar pela FJN. Professor efetivo licenciado da rede municipal de ensino de Altaneira e professor de matemática na Escola Estadual de Ensino Médio Santa Tereza.
 
Com os inúmeros estudos feitos pelo Ministério da Educação a respeito da aprendizagem dos alunos no ensino médio, de modo especial, sobre a disciplina de Matemática e com a experiência adquirida em sala de aula em mais de 10 anos lecionando no ensino médio; com o contato com metodologias inovadoras e com as novas tendências educacionais no curso de especialização, elaboramos uma proposta de pesquisa com o tema: "Uma investigação sobre o uso da História da Matemática numa sala de aula do Ensino Médio". Por comprovar que nos últimos anos, ao buscar interagir ou relacionar alguns conceitos matemáticos com conhecimentos construídos por antigas civilizações em suas aulas de matemática, o aluno tem apresentado maior interação e desejo em aprender tais conteúdos.

“Realizaremos uma investigação sobre como a História da Matemática está sendo tratada nos livros didáticos distribuídos nas escolas públicas pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLEM e como está sendo utilizada numa sala de aula do Ensino Médio. Contudo, buscaremos entendimento para os seguintes questionamentos: se a História da Matemática é um recurso didático tão importante para o processo de ensino-aprendizagem, por quê, geralmente, os livros didáticos não oferecem uma abordagem mais aprofundada da evolução histórica de tais conteúdos? Ou ainda, não os relacionam com os conhecimentos construídos por civilizações anteriores?” cita o futuro Mestre.

A proposta de Adeilton tem como objetivos investigar as potencialidades pedagógicas da História da Matemática, em uma sala de aula, de estudantes do Ensino Médio na disciplina de Matemática. Investigar a abordagem da História da Matemática nos livros didáticos distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio - PNLEM; Identificar as potencialidades pedagógicas da História da Matemática, que se tornam mais evidentes em uma situação real de sala de aula; Identificar as formas de participação dos alunos durante a realização de atividades nas quais a História da Matemática está presente; Investigar mudanças de participação e consequente aprendizagem desses estudantes na sala de aula, buscando compreender como a presença da História da Matemática contribui para que tais mudanças ocorram.

“Com este trabalho, pretendemos trazer contribuições para o campo da Educação Matemática, especialmente para o campo que investiga a participação da História da Matemática na Educação Matemática. Além disso, esperamos que este estudo esclareça melhor, para todos, acerca das formas pelas quais podemos recorrer à História da Matemática como um recurso didático, recurso esse indispensável à formação acadêmica dos nossos educandos”, explica Adeilton.

Adeilton diz que pretendemos também demonstrar que apesar da inovação do ensino da Matemática, para que os professores tenham novas maneiras de transmitir o conhecimento nessa área, vivenciar situações de ensino e aprendizagem que envolve a História da Matemática como um recurso metodológico para o ensino, fará com que os alunos visualizem que a matemática faz parte do cotidiano ao longo da evolução histórica da humanidade e tornará o ensino da mesma menos odiada e de melhor compreensão.

“Para isso, realizaremos análise de livros didáticos, proposta de ensino da matemática em uma abordagem da história da matemática e trabalho de campo”, conclui Adeilton.

Já o professor Wellton Cardoso possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Regional do Cariri (URCA), Licenciado Pleno através do Programa Especial de Formação Pedagógica para a disciplina de matemática no Ensino Fundamental e Médio. Atualmente é professor da Escola Municipal de Ensino Fundamental 18 de Dezembro e da EEM Santa Tereza, ministrando a disciplina de matemática.

Welton pretende trabalhar “O Ensino de Matemática em Altaneira-CE: uma proposta de melhoria da qualidade do ensino a partir da formulação e resolução de problemas”.

O professor cita que é notável a baixa qualidade do ensino de matemática em Altaneira. A maioria dos educandos conclui o ensino fundamental sem desenvolver as habilidades e competências em matemática, conforme dados do SPAECE de 2013. Cita também que a experiência em sala de aula revela que o ensino está muito pautado em transferência de técnicas e procedimentos que limita o aluno ao uso de fórmulas.

“Diante disso, surgiu a ideia de realizar um estudo que tem como objetivo geral elaborar uma proposta de melhoria do ensino de matemática no Ensino Fundamental II do município de Altaneira – CE, a partir da formulação e resolução de problemas. Sendo essa última uma metodologia de ensino-aprendizagem que segundo Dante (2011), instiga, motiva o aluno a aprender matemática, desenvolve o raciocínio lógico, dá oportunidade de aplicar a matemática em situações do cotidiano, torna as aulas mais interessantes e desafiadoras, equipa os alunos com estratégias para a resolução de problemas, dá base matemática para tomada de decisão rápida e precisa e libera a criatividade do aluno” registra o futuro Mestre.

Welton cita ainda que sua proposta de pesquisa é bastante relevante e pode contribuir num futuro próximo com a melhoria do ensino de matemática no Ensino Fundamental II em Altaneira, se refletindo assim na elevação dos índices educacionais do referido município.


Adeilton Welton são mais dois altaneirenses origem humilde que conquistaram espaço na sociedade através de muito esforço e estudo e suas conquistas devem servir de exemplos para outros jovens.