9 de agosto de 2022

MDB ainda avalia nomes para chapa de Elmano

A emedebista Renata Almeida desistiu da vaga de vice de Elmano
menos de 12 horas depois do anuncio (Foto: Reprodução/Youtube)

Três dias depois do fim do prazo das convenções e com algumas candidaturas ao Governo já registradas na Justiça Eleitoral, a chapa encabeçada por Elmano Freitas (PT) ainda não escolheu a vice na composição. Responsável pela indicação, o MDB avalia internamente nomes para o posto, preferencialmente de mulheres do partido, já que o primeiro quadro a ser alçado à posição, a emedebista Renata Almeida, acabou desistindo menos de 12 horas depois.

Estão no páreo, no momento, Jade Romero, ex-secretária executiva do Esporte do Estado e ex-secretária de Participação Popular de Fortaleza, e Ana Paula Araújo, presidente do MDB Mulher e casada com o deputado estadual Leonardo Araújo (MDB).

Nas últimas 24 horas, Jade ganhou apoio nas redes, entre os quais o da ex-secretária executiva da Secretaria da Cultura (Secult), Luísa Cela, filha da governadora Izolda Cela (sem partido). Em postagem no Twitter no último domingo, 7, Luísa se dirigiu a Elmano e sugeriu a candidatura de Jade, que agradeceu pela mobilização.

Dentro do MDB, porém, a bancada estadual pressiona para que o representante da legenda na chapa tenha aval dos deputados, de modo que não se repita a tensão que houve após a opção por Renata Almeida.

Anunciada na última sexta-feira (05/08) por Elmano, Camilo Santana (PT) e Eunício Oliveira (MDB), ela renunciou cerca de 12 horas depois, sob a alegação de que vinha sendo atacada. Almeida não deu detalhes sobre o tipo de ataque que teria sofrido.

Após o episódio, abriu-se nova contagem para que o MDB chegue a um vice na chapa. À reportagem, Eunício já havia descartado, antes mesmo da chancela de Renata Almeida, que a escolha do partido seria por algum familiar.

O ex-senador confirmou então que nem a esposa, Mônica Paes de Andrade, nem o filho Rodrigo Oliveira ou o sobrinho e deputado estadual Danniel Oliveira seriam opções.

O POVO apurou que, embora o MDB não tenha finalizado a discussão, a companheira ou o companheiro de chapa de Elmano de fato deve ser um filiado do partido de Eunício e não de outra legenda, como se chegou a cogitar nesta segunda-feira, 8.

Uma fonte que acompanha de perto o processo informou que o candidato a vice deve ser apresentado hoje (09/08), contudo, Eunício, não confirmou a estimativa. Procurado, o presidente estadual do PT, Antônio Filho, não respondeu as mensagens.

Na prática, o bloco tem até o dia 15 para concluir essa etapa e apontar o vice, de acordo com o prazo legal estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A partir do dia 16, conforme o mesmo calendário, tem início a campanha eleitoral. A propaganda no rádio e na TV só começa dia 26 de agosto.

Das candidaturas que concorrem ao Governo, apenas a de Elmano tem pendência. Tanto Capitão Wagner (União Brasil) quanto Roberto Cláudio (PDT) já indicaram a chapa completa, ainda na sexta-feira, 5.

O vice de Wagner é o ex-deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PL) e o de RC, o ex-vice governador Domingos Filho (PSD).

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

"Nesse momento, não", diz Izolda sobre declarar apoio a candidatos ao Governo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.