5 de abril de 2010

Roberto Pessoa desiste de Candidatura a Governador


Leia Carta do Prefeito de Maracanau explicando as razões da sua desistência da corrida ao Palácio Iracema.

"Ao Honrado Povo Cearense

Patativa do Assaré, cantador das amarguras e do sofrimento do nosso povo, é também a melhor expressão de suas esperanças e de sua confiança inabalável no futuro.

Dizia ele:

“Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece, procura vencê,
Da terra adorada, que a bela cabocla
De riso na boca zomba no sofrê
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Meu berço adorado que domina o má
Eu sou brasilêro, fio do Nordeste
Sou cabra da Peste, sou do Ceará”.

Sirvo-me de sua sabedoria nesse momento de grande emoção.
Em minha vida, como homem público, sempre procurei dignificar aqueles que me confiaram seu apoio e seu voto. Penso haver percorrido com ética e seriedade cada minuto dessa trajetória.

Seguramente, nesse caminho, erros posso ter cometido. Mas nunca, nem um minuto sequer, deixei de trabalhar a favor do meu povo, do meu Ceará e do meu Brasil.

Como líder classista, aprendi que a unidade dos setores em prol de um bem maior é sempre o melhor caminho para o desenvolvimento. Sempre acreditei na capacidade de conciliar interesses a favor do povo, assim como nos ensinou a sabedoria do conselheiro do Sertão, nosso Padim Cícero, que soube como ninguém estabelecer pactos através do diálogo, sem, no entanto, nunca capitular; mantendo suas convicções e travando sempre o bom combate.

Em 1990, o povo me elegeu deputado estadual e, mais tarde, deputado federal por 10 anos consecutivos, desempenhando honrosas tarefas, das quais destaco a Coordenação da Bancada do Nordeste.

Minha atuação como parlamentar esteve pautada pela defesa do sertanejo e dos órgãos de fomento e desenvolvimento do Nordeste. Fui e sou convicto de que o homem do interior, asseguradas as condições dignas de trabalho e de vida, contribui para o avanço de todo o estado, com impactos positivos na região metropolitana e na Capital.

Em 2004, fui eleito Prefeito de Maracanaú. E desde o primeiro momento trabalhei para garantir a minha cidade o respeito e o espaço que merece ter no nosso Estado e nosso País.

Em 2008, novamente submetido ao julgamento dos meus conterrâneos, fui reeleito com 88,43% dos votos, dentre cinco candidatos. O reconhecimento desse meu trabalho dedico aos meus pais, Narciso Pessoa de Araujo e Eneida Soares Pessoa. A eles, ao seu exemplo, devo o profundo respeito pelo povo e o senso de justiça que norteiam meus passos.

Meu mandato em Maracanaú foi inspirado no exemplo do Presidente Lula, que não mede esforços para priorizar em seu governo o social e a valorização das pessoas. Assim procurei fazer em Maracanaú, investindo 40% do orçamento municipal na educação, convicto de que esse é um investimento na formação de uma nova geração de homens e mulheres de bem.

Em meados de 2009, recebi nova missão, desta vez confiada pelo meu Partido, o Partido da República – PR. Na presidência de honra, passei a acompanhar a jornada do Doutor Lúcio Alcântara para fortalecer o partido no Estado, lançar o PR Jovem e o PR mulher e arregimentar novos filiados, construindo uma militância verdadeira.

Percorremos todas as regiões do nosso estado, visitando mais de oitenta municípios, sem contar as cidades próximas que se mobilizavam para ir ao encontro e prestigiar a Caravana PR 22 no Ceará.

E foi cortando nossas praias, serras e sertões que pudemos ouvir um grito contido do nosso povo. Um povo que precisa e quer mais. Um povo que ainda padece das mais singelas necessidades. Um povo que não tolera a perseguição, que não agüenta mais chorar pelo emprego tão sonhado, pela falta de assistência e pela insegurança que continua matando nossos jovens e amedrontando nossas famílias.

A Caravana PR 22 pode constatar um paradoxo do nosso tempo. Alguns estados do Nordeste vivenciam um período de superação das adversidades que marcaram a sina de nossa região. No Ceará, no entanto, o carro-pipa continua a entristecer a paisagem do sertão, demonstrando que ainda não fomos capazes de superar a miséria bruta que machuca nosso povo. São os mesmos males que precisam ser atacados.

Foi ouvindo nosso povo, de norte a sul do estado, da Capital e da Região Metropolitana que não pude deixar de considerar a possibilidade de colocar meu nome à disposição como pré-candidato à eleição para Governador do Estado.

Nesta condição, buscamos estabelecer contato com diversas forças políticas e segmentos interessados em um governo que faça mais pelo Ceará. Não poupamos esforços para buscar construir alianças e entendimentos em torno de um projeto de desenvolvimento sustentável para o nosso Estado.

Mas, a vida nos impõe momentos em que nos encontramos em uma encruzilhada. E não há como optar por um caminho sem abrir mão de outro, muitas vezes igualmente desafiador.

Para fazer jus ao papel de legítimo representante desses anseios seria preciso despertar também a mesma indignação e o mesmo compromisso da classe política e dos demais partidos, para que pudéssemos concorrer com maior equilíbrio de condições, o que, infelizmente não se vislumbrou até este momento.

Não obstante ao reconhecimento e entusiasmo verificados na Caravana PR 22, e das pesquisas de opinião que apontam nossa pré-candidatura como competitiva, avançar na perspectiva de uma candidatura ao Governo do Estado, alheio a essa realidade, não seria razoável. Ao contrário, seríamos voluntaristas e desleais com a esperança de um Ceará justo.

Até o final de junho, quando os Partidos realizam suas convenções, haverá tempo para avaliar a perspectiva de uma candidatura que estimule o bom debate de um projeto renovador e avançado para o nosso estado. Aí será possível definir o melhor caminho a seguir.

O PR seguramente está à altura e não se furtará desse debate e, no momento certo, poderá lançar mãos de bons e honrados quadros para defender um Programa de Governo capaz de sensibilizar milhões de pessoas que clamam por mais desenvolvimento, mais segurança, mais saúde, mais educação.

Rendo uma homenagem a todos que acreditaram que podíamos ser uma via real e concreta de melhoria das condições de vida em todo o Ceará. A eles dedico o mais profundo respeito, especialmente ao Partido Popular Socialista, o PPS, que me apoiou desde o início, tanto a direção regional como a nacional.

No entanto, infelizmente não há tempo para que se criem as condições necessárias à formação de uma aliança de partidos e à montagem de uma chapa majoritária com candidatos ao governo e ao Senado. Nesse momento, recorro ao maior estadista do Ceará, Virgílio Távora e relembro um grande ensinamento seu: “Humildade perante os fatos”.

Por isso, comunico: mantenho-me à frente do mandato que me foi confiado, pela segunda vez, pelo povo de Maracanaú. Unido e trabalhando junto com o vice prefeito e amigo Firmo Camurça, com quem divido cada êxito e cada vitória da nossa gestão.

Se não tivéssemos rumo, nem direção, qualquer caminho serviria. Mas temos. O Partido da República tem e, neste sentido, se impõe a responsabilidade da visão estratégica e do compromisso com a análise de cada situação objetiva.
Manter-nos-emos unidos para a eleição de uma grande bancada estadual e federal. Estarei a serviço desse projeto político.

Seguirei trabalhando em favor desse povo que tanto me ensina. Mantendo-me no posto que o povo de Maracanaú me confiou.

Esse é, sem dúvidas, um desafio entusiasmante."

ROBERTO PESSOA
Presidente de Honra do PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.