8 de abril de 2010

ZUZU ANGEL: Uma História de resistência.


Zuzu Angel, (Foto de 1972) estilista de sucesso que projetou a moda brasileira no mundo e travou uma luta contra tudo e todos na busca pelo seu filho.

Os anos 70 viram o mundo de pernas para o ar. No Brasil, a carreira de Zuzu Angel como estilista começa a deslanchar enquanto seu filho Stuart ingressa no movimento estudantil, contrário à ditadura militar então virgente no país.

Stuart é preso, torturado e assassinado pelos agentes do Centro de informações de Aeronáutica, sendo dado como desaparecido político.
Inicia-se então o périplo de Zuzu, denunciando as torturas e morte de seu filho. Suas manifestações ecoaram no Brasil, no exterior e em sua moda.

Carta de Stuart para sua Mãe:

"Mãe você me pergunta se eu acredito em Deus.
Eu te pergunto que Deus?
Tem sido minha missão te mostrar Deus no Homem, pois, somente no homem ele pode existir. Não há homem pobre ou insignificante que pareça ser, que não tenha uma missão. Todo homem por si só influencia a natureza do seu futuro.
Através de nossas vidas nós criamos ações que resultam na multiplicação de reações. Esse poder que todos nós possuímos, esse poder de mudar o curso da história, é o poder de Deus.
Confrontado com essa responsabilidade divina, eu me curvo diante do Deus dentro de mim."
Stuart Edgard Angel Jones

A luta de Zuleika Angel Jones foi contada no filme Zuzu Angel com Direçao de Sérgio Rezende e Produção Joaquim Vaz de Carvalho

Leia artigo ZUZU ANGEL: UMA HISTÓRIA DE RESISTÊNCIA NO PERÍODO DA DITADURA MILITAR da Professora Clunes Márcia Alves Cambria

Enviado por Juraci Rufino de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.