6 de novembro de 2013

70% da população não confia nas polícias do Brasil

A insatisfação da população com a Polícia cresceu no primeiro semestre de 2013 em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo o Índice de Confiança na Justiça Brasileira (ICJBrasil), realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) para integrar a 7ª edição do Anuário brasileiro de segurança pública, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), 70,1% da população não confia no trabalho das diversas polícias no País. São 8,6 pontos porcentuais acima do registrado no primeiro semestre de 2012. 

O FBSP destacou que a falta credibilidade nas polícias está mais próxima da apresentada pelos partidos políticos - 95,1% dos brasileiros afirmam que não confiam em legendas políticas - do que pela apresentada pelas Forças Armadas, nas quais 34,6% não confiam. Isso, mostra o documento, indica a necessidade de rever a atuação dos agentes de segurança pública. As atuações das polícias desde as manifestações iniciadas em junho são apenas um ponto que precisa ser revisto.

Cinco pessoas morrem em média todos os dias no País vítimas da ação policial, de acordo com o anuário. No ano passado, 1.890 pessoas foram mortas em episódios envolvendo policiais em serviço. Além disso, considerando as taxas de óbitos por homicídio da população e de policiais, o risco de um policial morrer assassinado no Brasil é três vezes maior que o de um cidadão comum.

A taxa de homicídio geral da população foi de 24,3 por 100 mil habitantes, enquanto a de policiais mortos em serviço e fora de serviço foi de 72,1 por 100 mil agentes.

“A Polícia está matando muito e morrendo muito”, disse o coordenador do anuário, Renato Sérgio de Lima. Ele afirmou que, embora o gasto do País com segurança pública tenha atingido R$ 61,1 bilhões em 2012, alta de 16% ante o ano anterior, cerca de 40% desse valor é destinado a aposentados e inativos.

Com informações O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.