6 de novembro de 2013

Cientista defende desmilitarização das polícias

Luiz Eduardo Soares entende que o Brasil tem que acabar com as PMs - foto Masao Goto Filho
Em entrevista a revista IstoÉ (edição 2293) o professor Luiz Eduardo Soares uma das maiores autoridades do País em segurança pública, diz que a transição democrática precisa chegar à polícia. Doutor em antropologia, filosofia e ciências políticas, além de professor e autor de 20 livros, o professor Soares é conhecido, mesmo, por duas obras: “A Elite da Tropa 1 e 2”, que inspiraram dois dos maiores sucessos de bilheteria do cinema nacional: “Tropa de Elite 1 e 2”.

Considerado um dos maiores especialistas brasileiros em segurança o professor Soares, travou polêmicas em suas experiências na administração pública. Foi coordenador estadual de Segurança, Justiça e Cidadania do Rio de Janeiro entre 1999 e 2000, no governo Antony Garotinho, e Secretário Nacional de Segurança em 2003.

Nos últimos 15 anos, dedicou-se, junto com outros cientistas sociais, à elaboração de um projeto para modificar a arquitetura institucional da segurança pública brasileira, que, no entender do professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), passa necessariamente pela desmilitarização das polícias e o fim da PM – como gritam manifestantes em passeatas.

O trabalho virou a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 51, apresentada no Congresso Nacional pelo senador Lindbergh Faria (PT-RJ).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.