27 de novembro de 2013

Altaneira será representada III Conferência Nacional de Cultura

A ministra da Cultura, Marta Suplicy, fará logo mais às 19h30min a abertura da III Conferência Nacional de Cultura (CNC), no Teatro Nacional, em Brasília. Essa edição amplia a participação da sociedade civil, com representação de cerca dos 70% dos delegados com direito a voto. Esses participantes virão dos 26 estados e o Distrito Federal, no encontro mais representativo já realizado no País, para tratar das políticas públicas desse setor. 

A Plenária Nacional, até domingo (01/12), reunirá cerca de 2 mil participantes, na busca por um consenso, no texto final, que listará as 64 diretrizes a serem seguidas pelos gestores culturais. Mas as discussões da III CNC começaram em junho deste ano, com as etapas municipais e intermunicipais de debates, sendo que todo o processo de priorização de propostas já envolveu a participação de 450 mil pessoas, em todo país.

A III CNC reunirá 1.126 delegados com direito a voto, dentre os cerca de 2 mil participantes, previstos para a etapa nacional. Essa Conferência Nacional também ampliará o espaço dedicado ao debate de propostas, tendo apenas uma mesa de conferencistas, na tarde de quinta-feira (28/11). Nesse painel, o Ministério da Cultura fará um balanço de gestão, com foco no Sistema Nacional de Cultura (SNC).

A solenidade desta quarta-feira será aberta aos delegados e convidados credenciados. A III CNC prossegue, com debates e plenária, até o domingo, com todos os eventos realizados no Centro de Convenções Brasil 21, também em Brasília. O acesso também é restrito a participantes credenciados.

Cícero Chagas, representante de Altaneira, foi eleito um dos delegados do Ceará e já viajou a Capital Federal para participar da Conferência. Na véspera da Viagem Cicero conversou o blogueiro José Nicolau do portal Informações em Foco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.