6 de novembro de 2013

Professor debate sobre os 25 anos da Constituição na Câmara Municipal de Altaneira

Com o tema “25 anos da Constituição Federal de 1988: Avanços e Desafios” o professor José Nicolau fez uma excelente explanação na Câmara Municipal de Altaneira, durante a Sessão ordinária realizada na tarde de ontem.

Logo no início da explanação o professor fez algumas indagações aos parlamentares:
Será mesmo que vivenciamos uma democracia aos moldes do pregado na Constituição Federal promulgada em 5 de outubro de 1988?
Será que os direitos e os deveres impregnados nas páginas dessa carta magna estão sendo levados em consideração?
E como anda a liberdade de expressão, um dos pilares para uma boa convivência social?
O racismo, senhores e senhoras, em que pé está?
Vivemos mesmo em uma sociedade onde impera uma democracia racial ou isso é só um mito alimentado para manter a supremacia de seres que se julgam superiores por não terem uma pele negra?
O Voto é um direito ou uma obrigação? 

O professor Nicolau respondeu em parte suas próprias indagações e mostrou os avanços da Constituição Cidadã e as lições que se que se pode tirar de mais duas décadas de constituição, numa construção permanente que exige muito mais que uma simples atuação legitimada a partir das representações político partidárias.

“É notório que discutir os avanços, os limites e os desafios advindo a partir da construção e promulgação dessa Constituição em análise não é novidade. Mas esse próprios avanços e desafios não são tratados da mesma forma. Eles não são os mesmos. Porque a história nos ensina algo muito importante. O quem fala, para quem fala e como se fala. Assim, um avanço para alguns, para nós pode não ser. Pensando pelos polos políticos, pelas duas faces que estamos acostumados a perceber – Esquerda, Direita, ou melhor Situação e Oposição, têm olhado para trás e feito um balanço do processo da nossa atual Constituição” disse Nicolau.

Nicolau finalizou afirmando que são muito mais desafios a ser enfrentados e superados nesses 25 anos de Constituição do que propriamente avanços, alegando que não basta simplesmente está no papel, é  preciso colocar em prática.

“Por tanto, a sociedade precisa se voltar para temas dessa natureza. Ela precisa conhecer afundo o documento que assegura seus dinheiros e lhe coloca deveres. As escolas, as universidades e os nossos representantes políticos também precisam estar mais atentos, buscar conhecer a Constituição e refletir sobre o seu processo” finalizou o professor.

O Professor Nicolau ainda usou a Tribuna da Casa para responder ao vereador Genival Ponciano que o chamou de moleque na Sessão anterior. Nicolau fez uma explanação da sua atuação no Blog Informações em Foco e reiterou as críticas a atuação da Câmara Municipal de Altaneira.

O professor Nicolau recebeu apoio e críticas dos vereadores e vereadoras em Plenário, mas apenas o vereador licenciado e atual secretário de Educação se manifestou por escrito:

“Parabenizo o professor e blogueiro José Nicolau pela sua explanação na Câmara Municipal, onde apesar de nunca ter exercido mandato público, deu uma verdadeira aula no plenário do parlamento municipal de Altaneira debatendo sobre discriminação racial e atuação dos parlamentares altaneirenses, como já era de se esperar, o professor Nicolau detentor de conhecimentos cultural e político, se sentiu bastante seguro nos questionamentos e deixou claro para a comunidade que pelo menos a grande maioria das suas críticas são verdadeiras e muito positivas. Com essa afirmação não quero generalizar, pois, reconheço que há atuações diferenciadas dentre os parlamentares, embora ainda não correspondente as expectativas da comunidade, mas, sem dúvidas, dignas de destaque comparada a outras Câmaras municipais aí a fora” comentou Deza.

Leia os documentos na íntegra:

25 anos da Constituição Federal de 1988: Avanços e Desafios

Resposta ao vereador Genival Ponciano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.