26 de novembro de 2013

Bancada do Ceará vai ao STF para garantir mais vagas de deputado

A ação objetiva barrar projeto que tramita na Câmara dos Deputados tentando impedir as mudanças - foto divulgação
O líder da bancada federal cearense, deputado federal Antonio Balhmann (Pros), ingressa hoje com mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar garantir o cumprimento da resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que redefine as vagas dos estados na Câmara dos Deputados para a próxima legislatura. O objetivo é barrar projeto que tramita na Câmara dos Deputados tentando impedir as mudanças. 

Com a resolução do TSE, o Ceará ganharia duas novas vagas nas próximas eleições, passando de 22 para 24 deputados federais. “A decisão do TSE aumenta a bancada de uns estados, diminui de outros e outros estados continuam como estão”, explicou o deputado, ressaltando que o cálculo do TSE tem como base dados do IBGE a respeito do eleitorado de cada unidade da federação. De acordo com Balhmann, por “iniciativa dos estados que perdem vagas”, foi apresentado projeto de lei que neutraliza a resolução do TSE.

“Esse projeto foi colocado para votar na Câmara de forma um pouco intempestiva, contrariando o interesse do Estado do Ceará e de outros estados onde aumentava a bancada”, argumentou o líder.

A decisão de ingressar com mandado de segurança foi tomada na reunião da bancada cearense na última quarta-feira. Também haverá empenho da bancada para se articular com deputados de estados que também podem ser prejudicados pelo projeto de lei em tramitação.

Líder do PT na Câmara dos Deputados, José Guimarães afirma que o Senado (de onde saiu o projeto que está hoje em tramitação na Câmara) patrocinou mudança à revelia da resolução do TSE, emitida em abril.

“Se as regras foram estabelecidas pela Justiça Eleitoral, que a Câmara se sintonize. Se não, vamos colocar a eleição de 2014 numa zona cinzenta que só trará prejuízos”, opinou. Ele reforçou o critério técnico, populacional, que embasou a resolução do TSE. “Não estamos querendo tirar nada de ninguém. Estamos querendo o direito do Ceará”.

De acordo com o deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB), a revisão das vagas em nível nacional é uma medida necessária. “Espera-se que, com esse mandado de segurança, possamos recuperar as vagas, na proporcionalidade do número de eleitores do Ceará”.

Segundo o parlamentar, o projeto gera instabilidade entre os poderes legislativo e judiciário, que devem ser harmônicos.

Confira o que mudaria se a resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) passasse a valer nas próximas eleições:

Pará - Ganharia quatro cadeiras, passando de 17 para 21 vagas

Ceará - Ganharia duas cadeiras, passando de 22 para 24 vagas

Minas Gerais - Ganharia duas cadeiras, passando de 53 para 55 vagas

Amazonas - Ganharia uma vaga, passando de 8 para 9 cadeiras

Santa Catarina - Ganharia uma vaga, passando de 16 para 17 cadeiras

Paraíba - Perderia duas cadeiras, passando de 12 para 10 vagas

Piauí - Perderia duas cadeiras, passando de 10 para 8 vagas

Pernambuco - Perderia uma vaga, passando de 25 para 24 cadeiras

Paraná - Perderia uma vaga, passando de 30 para 29 cadeiras

Rio de Janeiro - Perderia uma vaga, passando de 46 para 45 cadeiras

Espírito Santo - Perderia uma vaga, passando de 10 para 9 cadeiras

Alagoas - Perderia uma vaga, passando de 9 para 8 cadeiras

Rio Grande do Sul - Perderia uma vaga, passando de 31 para 30 cadeiras

Com informações O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.