25 de novembro de 2013

OAB lança campanha por reforma política

Para Marcus Vinícius Coelho, presidente da OAB, o financiamento por empresas cria situações “impróprias” nas eleições – foto divulgação
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) lança nesta semana, em Brasília, campanha para a coleta de 1,5 milhão de assinaturas para levar ao Congresso projeto de iniciativa popular de reforma política. A intenção da Ordem - que conta com apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e movimentos de combate à corrupção eleitoral - é acabar com doações de empresas para campanhas e criar um sistema de voto em dois turnos nas eleições proporcionais, para deputados e vereadores. 

De acordo com o presidente da OAB, Marcus Vinícius Coelho, o financiamento das eleições por empresas cria situações “impróprias” entre governantes e financiadores. Segundo ele, pelo atual sistema cada candidato faz sua campanha de forma isolada e, conquistando um mandato, passa a tratá-lo como seu. “Precisamos fazer a campanha do partido, caso contrário nunca teremos a defesa de conteúdos programáticos”.

Em relação às eleições proporcionais, Coelho destacou que o projeto prevê o primeiro turno para voto em listas formuladas por partidos. E, num segundo turno, o eleitor terá direito a votar nos nomes da lista para alterar a ordem e garantir a escolha nominal do seu representante.

A proposta ainda prevê financiamento público de campanha, dá ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o poder de fixar o montante a ser liberado para as campanhas e prevê o financiamento por pessoas físicas, restrito a até R$ 700 por eleitor.

Com informações O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.